Skip to content

Presença Digital

Tecnologia

Inspire-se para iniciar a sua viagem de transformação digital

Descubra como desbloquear o potencial do seu negócio através da introdução da tecnologia digital.

Quando a pandemia surgiu, muitos proprietários de empresas foram obrigados a fechar as suas portas. As empresas ou fecharam durante meses a fio ou tiveram de fazer mudanças rapidamente adaptando-se ao negócio online para alcançar os seus clientes de novas formas.

Mas isso não quer dizer que tenha sido uma mudança simples até para os que já lá estavam que também enfrentaram novos desafios para fornecer produtos e serviços numa realidade nova para todos.

Segundo o autor Carl Reader, "Entrámos na pandemia numa altura relativamente boa em comparação com algumas empresas, e eu diria que estávamos 90% preparados. Tínhamos construído inadvertidamente a maior parte dos "planos de contingência pandémicos" sem nos apercebermos".

No entanto, isto não os isentou de se depararem com algumas dificuldades. "A primeira foi um ponto muito prático", explica Carl. "Alguns membros da equipa simplesmente não tinham as ferramentas para trabalhar à distância! A segunda era que tínhamos construído as nossas estruturas a pensar que as pessoas apenas trabalhariam à distância ocasionalmente, em vez de toda a empresa trabalhar à distância a tempo inteiro".

Barbara Labate, Presidente Executiva da ReStore, refere problemas semelhantes, mas salienta que o digital foi imprescindível para a sua empresa durante a pandemia. "Quando se tem um volume de trabalho crescente, é necessário incorporar mais tecnologia para ajudar o seu pessoal e, por sua vez, a sua empresa. O comércio eletrónico, foi particularmente alucinante no último ano e a tecnologia tem sido essencial", afirma.

Com o digital, não se pode dar ao luxo de ficar parado

Muitos empresários, que já incorporavam o digital de alguma forma na sua estratégia de negócio, estão agora a utilizar a pandemia como um trampolim para incorporar aprendizagens que irão fazer evoluir a sua estratégia digital para a adequarem cada vez mais ao futuro.

Carl explica que agora encara a transição para o digital como "uma tarefa contínua que trabalhamos na nossa empresa" e está sempre à procura de formas de conduzir uma maior eficiência através da tecnologia. Como exemplo, refere que "temos agora um sistema que notifica a equipa quando um novo cliente chega". Trata-se de um processo que substitui uma tarefa manual, e embora não seja uma tarefa intensiva em termos de tempo, é uma das centenas, se não milhares, de pequenas tarefas que podem ser eliminadas através da tecnologia".

Juan Merodio, Presidente Executivo do TEKDI Institute, começou também a incluir processos automatizados na sua empresa de cursos de formação e de marketing digital. "Um exemplo de automatização que implementámos é a geração e entrega de certificados de curso aos nossos formandos. Quando um formando completa um dos nossos cursos, o nosso sistema gera automaticamente o seu diploma com a data, nome do formando e título do curso. Estas informações são enviadas por email, com uma ligação gerada automaticamente que permite ao formando adicionar o certificado ao seu perfil pessoal no LinkedIn".

Embora a pandemia possa ter atuado como um catalisador para a adoção da tecnologia digital, tanto Juan como Carl defendem a revisão contínua dos fluxos de trabalho e estratégias para procurar formas de melhorar e fazer crescer a sua empresa no futuro.

Superar as barreiras à adoção do digital

Embora o poder da tecnologia digital tenha surgido para muitos durante o ano passado, alguns podem ainda não se ter rendido completamente à tecnologia digital, e isso é compreensível.

Um dos maiores obstáculos à adoção de ferramentas digitais é saber por onde começar. E sejamos realistas, depois do ano que tivemos, isto não é apenas assustador, também pode parecer pouco intuitivo investir dinheiro em algo completamente novo, se não se tiver a certeza do resultado.

É esta lacuna no conhecimento que constitui a principal barreira para Juan, que comenta que "muitos empresários, devido à falta de conhecimento, têm medo de não ter adotado as ferramentas de digitalização adequadas para a sua empresa". Como resultado deste medo, simplesmente não criam uma presença digital".

Hendrik Gottschalk, Presidente executivo da GetBaff concorda que os proprietários de empresas são muitas vezes travados no seu percurso por "uma mistura de falta de experiência, falta de coragem para mudar e uma oferta excessiva de opções. Por onde e como devo começar? Quem devo contactar e quais são os primeiros passos? E uma questão importantíssima: Quem vai pagar tudo isto?".

Juan acrescenta que a parte desconhecida é "muitas vezes exacerbada pela falta de recursos financeiros, uma vez que a falta de conhecimento ou de especialização pode ser resolvida através da contratação de profissionais qualificados. No entanto, nem todas as empresas têm capacidade para pagar esse apoio externo".

Inspire-se para ganhar conhecimento

Se não tem a certeza do que o digital tem para oferecer e não quer gastar dinheiro com especialistas, então faça pesquisas e investigue por si próprio para construir o seu conhecimento.

Rudy Bandiera, co-fundador da NetPropaganda, refere que é frequentemente questionado com perguntas como “Como posso começar o meu negócio? Pode ajudar-me?" e que normalmente recomenda começar pelo básico, começando por ler um livro. Acrescenta que "há milhares de livros que podem ajudar a construir a própria marca, realizar atividades publicitárias e a ensinar a fazer publicidade online. A chave é começar a aprender por si próprio".

Barbara concorda inteiramente e afirma que "há toneladas de vídeos no YouTube se quiser obter conhecimentos básicos sobre como digitalizar a sua empresa bem como cursos, fóruns e webinars. Não é assim tão difícil ter conhecimento geral sobre o que é necessário para construir a presença online da sua empresa".

Portanto, a mensagem é clara: é tempo de afastar barreiras pré-concebidas e inspirar-se, com a ajuda da investigação, para começar a sua própria jornada digital.

Artigos relacionados