Skip to content

Presença Digital

Presença Digital

Três passos para criar o seu website

Tudo o que precisa de saber para criar o website da sua empresa de forma rápida e fácil.

É importante para qualquer empresa ter uma forte presença digital – e um website é uma montra digital. É a sua forma de dizer ao mundo que está aberto ao público.

É claro que as necessidades de cada negócio são diferentes. Alguns precisam simplesmente de uma página para mostrar os seus serviços e fornecer um número de contacto, enquanto outros precisarão de um site de comércio eletrónico completo, com conteúdos relevantes e funcionalidades de pagamento.

Os objetivos, orçamento e a funcionalidade de que precisa são específicos para o seu negócio, e estes fatores devem ser decididos em primeiro lugar, para que possa planear eficazmente a dimensão e o âmbito do website.

Embora a criação de um website do zero possa parecer intimidante, pode ser feito facilmente e sem conhecimentos especializados.

Pode comparar o processo à construção de uma casa. Precisa de:

  • Preparar os alicerces;
  • Construir a casa;
  • Decorar o interior.

Na verdade, vamos pôr esta metáfora em ação explorando o que cada uma destas etapas implica.


1. Preparar os alicerces

Em primeiro lugar, precisa de uma empresa de alojamento para o seu website. Pense em escolher a sua empresa de alojamento como base para a construção do seu website: é o local físico onde este será armazenado. Há uma série de empresas de alojamento à escolha, cada uma com diferentes pacotes e opções de preços.

É ainda neste passo que deve escolher o seu nome de domínio. Além de ter de ser algo fácil de lembrar, deve também enquadrar-se na sua marca. Pode ser muito complicado mudar o seu nome de domínio depois de o ter escolhido (consegue imaginar mudar os alicerces de uma casa depois de a ter construído?) por isso certifique-se de que o faz cuidadosamente.


2. Construir a casa

Agora que tem os alicerces, está na altura de construir a sua casa.

Hoje em dia, a melhor forma de criar o seu website é através de algo chamado Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS). Pense neles como apartamentos pré-fabricados. Em vez de colocar cada tijolo individualmente, um CMS é como uma casa pré-fabricada que pode mudar e personalizar como quiser.

A profundidade e amplitude dessa personalização depende do sistema de CMS que escolher. Por exemplo, o Wordpress  é bastante flexível, mas um principiante pode ficar intimidado pela quantidade de opções disponíveis. Por outro lado, o Wix  sacrifica a flexibilidade para uma experiência muito intuitiva.


3. Decorar

Agora que tem o seu website a funcionar, está na altura de decorá-lo.

Há muitas coisas em que pensar:

  • Imagem de marca: Pense nos seus logótipos, cores, assim como fotografias e ilustrações. Se precisar de ajuda, pode utilizar serviços como a Shutterstock  para obter imagens ou mesmo contratar um freelancer;
  • Design do website e experiência do utilizador: Que mensagem deseja transmitir? Como quer que os visitantes se sintam? De que páginas vai precisar? Como é que as ligará entre si?;
  • Conteúdos: Concentre-se na conceção de algumas páginas iniciais realmente eficazes, bem escritas e com conteúdos multimédia atrativos;
  • Call to action (CTA): O que quer que as pessoas façam depois de terem chegado ao seu site? E talvez ainda mais importante, como quer que o façam? Formulários no próprio website são os CTA preferidos de pequenas empresas, mas as redes sociais, o chat online e o e-mail direto são também opções válidas.
Guia ilustrativo sobre como criar um website em 10 minutos

Uma vez definidos os seus objetivos e a sua imagem de marca, a construção de um website pode demorar apenas 10 minutos. Uma vez feita a primeira iteração, pode ajustá-la e acrescentar funcionalidades mais avançadas quando precisar.

Estes passos dar-lhe-ão um website perfeito para a sua empresa. Criar o website e otimizá-lo não é difícil – algo que iremos explorar mais no nosso artigo