A inovação aprende-se
Ensino Conectado
A Universidade Autónoma de Lisboa foi fundada em 1985, pela CEU-Cooperativa de Ensino Universitário.
A partir de uma associação constituída essencialmente por professores universitários, surge a mais antiga universidade privada do país. Com mais de 30 anos de experiência, continua até hoje a trabalhar para a sociedade nas esferas científica, pedagógica, cultural e social.
O que distingue a Autónoma?
O seu corpo docente de excelência e a sua vasta oferta formativa caracterizam a UAL e fazem desta um exemplo na capacidade de iniciativa e de empreendimento na sociedade civil.
A aposta na oferta formativa traduz-se em dezenas de licenciaturas, mestrados, doutoramentos e pós-graduações nas mais variadas áreas do conhecimento.
Ao longo deste 30 anos, a UAL afirmou-se como um centro de criação de pensamento crítico e difusão da cultura, e da ciência pura e aplicada, que sempre se quis inovador.
A Vodafone apresentou-nos uma solução evolutiva que está em constante desenvolvimento, permitindo estarmos sempre na vanguarda das comunicações fixas e móveis.
Vasco Marques , Director Coordenador
Serviços Administrativos e Financeiros
A UAL já é uma empresa à frente do seu tempo.
E a sua?
Que desafios enfrentava?
A Autónoma tinha, à semelhança de tantas outras instituições ou empresas, uma central telefónica pouco flexível e sem integração com outros sistemas.
Ao mesmo tempo, sempre que era necessário efetuar qualquer alteração à pesada estrutura analógica, o custo associado era enorme.
O seu nível de operacionalização também era fraco e rígido, e não se adaptava às várias necessidades que a UAL tinha a cada momento.
Quais as soluções implementadas?
Na sequência de uma visita exploratória ao Ready Business Centre na Vodafone, a UAL adotou a solução Vodafone One Net.

Um sistema que concentra a gestão das comunicações fixas e móveis, e que permite colocar equipamentos em locais onde não existia cablagem nem possibilidade de colocar telefone fixo.
Assim, desapareceu a rigidez associada a um sistema de telefonia antiquado e sem manutenção. Tudo se simplifica com uma simples configuração que o corpo técnico pode, em tempo real, realizar através da internet.
De 80 utilizadores, a UAL passou a ter mais de 130. Tal, só foi possível graças ao sistema único de comunicações fixas e móveis implementado em todo o corpo docente e operacional.
Soluções Vodafone

Rede fibra da Vodafone
Rede fixa e móvel de última geração
As únicas redes de Última Geração. Redes com qualidade comprovada.

Central de comunicações
One Net
Garanta que não perde oportunidades de negócio integrando as comunicações dos seus telefones fixos e móveis.
Que benefícios se destacaram?
Desde logo, a centralização de todos os serviços num único operador garante toda a fiabilidade e confiança. Com o decorrer do tempo, destacou-se a versatilidade na configuração do sistema e a facilidade da sua adaptação às necessidades da universidade.
Hoje, se for necessário colocar um equipamento numa zona sem acesso à rede fixa, é possível usar a rede móvel. E isto verificou-se na facilidade e rapidez com que os técnicos do Centro de Informática configuraram todo o sistema de comunicações. Um bom exemplo é o funcionamento do novo Gabinete de Ingressos que foi criado em 2018, onde foi instalado um centro de atendimento telefónico sem necessidade de instalar qualquer infraestrutura.
Por outro lado, a rapidez com que é possível parametrizar o sistema de atendimento automático (IVR) em função da época do ano, ou da necessidade de direcionar o atendimento automático para outros serviços.
Com o One Net é fácil fazer o mapeamento das chamadas com possibilidade de criação de grupos de atendimento. Assim, e com a implementação do sistema IVR, é fácil contactar a pessoa ou serviço pretendido sem a intervenção do centro de atendimento.
Também a redução e controlo fácil de custos são consideráveis, ao existir um sistema único de taxação ao minuto, sejam comunicações móveis ou fixas.
Com esta alteração, verifica-se uma redução nos gastos mensais com o pacotes das comunicações.