A inovação aprende-se
Ensino Conectado
A Universidade Autónoma de Lisboa foi fundada em 1985, pela CEU-Cooperativa de Ensino Universitário.
A partir de uma associação constituída essencialmente por professores universitários, surge a mais antiga universidade privada do país. Com mais de 30 anos de experiência, continua até hoje a trabalhar para a sociedade nas esferas científica, pedagógica, cultural e social.
O que distingue a Autónoma?
O seu corpo docente de excelência e a sua vasta oferta formativa caracterizam a UAL e fazem desta um exemplo na capacidade de iniciativa e de empreendimento na sociedade civil.
A aposta na oferta formativa traduz-se em dezenas de licenciaturas, mestrados, doutoramentos e pós-graduações nas mais variadas áreas do conhecimento.
Ao longo deste 30 anos, a UAL afirmou-se como um centro de criação de pensamento crítico e difusão da cultura, e da ciência pura e aplicada, que sempre se quis inovador.
A Vodafone apresentou-nos uma solução evolutiva que está em constante desenvolvimento, permitindo estarmos sempre na vanguarda das comunicações fixas e móveis.
Vasco Marques , Director Coordenador
Serviços Administrativos e Financeiros
A UAL já é uma empresa à frente do seu tempo.
E a sua?
Que desafios enfrentava?
A Autónoma tinha, à semelhança de tantas outras instituições ou empresas, uma central telefónica pouco flexível e sem integração com outros sistemas.
Ao mesmo tempo, sempre que era necessário efetuar qualquer alteração à pesada estrutura analógica, o custo associado era enorme.
O seu nível de operacionalização também era fraco e rígido, e não se adaptava às várias necessidades que a UAL tinha a cada momento.
Quais as soluções implementadas?
Na sequência de uma visita exploratória ao Ready Business Centre na Vodafone, a UAL adotou a solução Vodafone One Net.
![](/content/dam/digital-sites/empresarial/outros/outros-testemunhos-ual-beneficios-l.jpg/jcr:content/renditions/cq5dam.web.1920.1000.jpeg)
Um sistema que concentra a gestão das comunicações fixas e móveis, e que permite colocar equipamentos em locais onde não existia cablagem nem possibilidade de colocar telefone fixo.
Assim, desapareceu a rigidez associada a um sistema de telefonia antiquado e sem manutenção. Tudo se simplifica com uma simples configuração que o corpo técnico pode, em tempo real, realizar através da internet.
De 80 utilizadores, a UAL passou a ter mais de 130. Tal, só foi possível graças ao sistema único de comunicações fixas e móveis implementado em todo o corpo docente e operacional.
Soluções Vodafone
![Rede fixa e móvel de última geração pessoa a escrever num computador portátil](/content/dam/digital-sites/empresarial/casos-sucesso/outros-testemunhos-rede-fixa-santini-m.jpg/jcr:content/renditions/cq5dam.web.1920.1000.jpeg)
Rede fibra da Vodafone
Rede fixa e móvel de última geração
As únicas redes de Última Geração. Redes com qualidade comprovada.
![One Net Homem a falar ao telefone e a utilizar o computador no escritório](/content/dam/digital-sites/empresarial/voz/comunicacoes-one-net-m.jpg/jcr:content/renditions/cq5dam.web.1920.1000.jpeg)
Central de comunicações
One Net
Garanta que não perde oportunidades de negócio integrando as comunicações dos seus telefones fixos e móveis.
Que benefícios se destacaram?
Desde logo, a centralização de todos os serviços num único operador garante toda a fiabilidade e confiança. Com o decorrer do tempo, destacou-se a versatilidade na configuração do sistema e a facilidade da sua adaptação às necessidades da universidade.
Hoje, se for necessário colocar um equipamento numa zona sem acesso à rede fixa, é possível usar a rede móvel. E isto verificou-se na facilidade e rapidez com que os técnicos do Centro de Informática configuraram todo o sistema de comunicações. Um bom exemplo é o funcionamento do novo Gabinete de Ingressos que foi criado em 2018, onde foi instalado um centro de atendimento telefónico sem necessidade de instalar qualquer infraestrutura.
Por outro lado, a rapidez com que é possível parametrizar o sistema de atendimento automático (IVR) em função da época do ano, ou da necessidade de direcionar o atendimento automático para outros serviços.
Com o One Net é fácil fazer o mapeamento das chamadas com possibilidade de criação de grupos de atendimento. Assim, e com a implementação do sistema IVR, é fácil contactar a pessoa ou serviço pretendido sem a intervenção do centro de atendimento.
Também a redução e controlo fácil de custos são consideráveis, ao existir um sistema único de taxação ao minuto, sejam comunicações móveis ou fixas.
Com esta alteração, verifica-se uma redução nos gastos mensais com o pacotes das comunicações.