Skip to content

A inovação aprende-se

Ensino Conectado

A Universidade Autónoma de Lisboa foi fundada em 1985, pela CEU-Cooperativa de Ensino Universitário. 

A partir de uma associação constituída essencialmente por professores universitários, surge a mais antiga universidade privada do país. Com mais de 30 anos de experiência, continua até hoje a trabalhar para a sociedade nas esferas científica, pedagógica, cultural e social.

O que distingue a Autónoma?

O seu corpo docente de excelência e a sua vasta oferta formativa caracterizam a UAL e fazem desta um exemplo na capacidade de iniciativa e de empreendimento na sociedade civil.
A aposta na oferta formativa traduz-se em dezenas de licenciaturas, mestrados, doutoramentos e pós-graduações nas mais variadas áreas do conhecimento.

Ao longo deste 30 anos, a UAL afirmou-se como um centro de criação de pensamento crítico e difusão da cultura, e da ciência pura e aplicada, que sempre se quis inovador.

 

 


A Vodafone apresentou-nos uma solução evolutiva que está em constante desenvolvimento, permitindo estarmos sempre na vanguarda das comunicações fixas e móveis.

Vasco Marques , Director Coordenador
Serviços Administrativos e Financeiros

Conheça as ofertas que temos para si.

Por telefone

  • Ligamos-lhe grátis
  • Disponível entre as 9h30 e as 18h30

A UAL já é uma empresa à frente do seu tempo.
E a sua?

Que desafios enfrentava?

A Autónoma tinha, à semelhança de tantas outras instituições ou empresas, uma central telefónica pouco flexível e sem integração com outros sistemas. 
Ao mesmo tempo, sempre que era necessário efetuar qualquer alteração à pesada estrutura analógica, o custo associado era enorme. 
O seu nível de operacionalização também era fraco e rígido, e não se adaptava às várias necessidades que a UAL tinha a cada momento.

Quais as soluções implementadas?

Na sequência de uma visita exploratória ao Ready Business Centre na Vodafone, a UAL adotou a solução Vodafone One Net.

Um sistema que concentra a gestão das comunicações fixas e móveis, e que permite colocar equipamentos em locais onde não existia cablagem nem possibilidade de colocar telefone fixo. 
Assim, desapareceu a rigidez associada a um sistema de telefonia antiquado e sem manutenção. Tudo se simplifica com uma simples configuração que o corpo técnico pode, em tempo real, realizar através da internet.

De 80 utilizadores, a UAL passou a ter mais de 130. Tal, só foi possível graças ao sistema único de comunicações fixas e móveis implementado em todo o corpo docente e operacional.

Soluções Vodafone

pessoa a escrever num computador portátil

Rede fibra da Vodafone

Rede fixa e móvel de última geração

As únicas redes de Última Geração. Redes com qualidade comprovada.

Homem a falar ao telefone e a utilizar o computador no escritório

Central de comunicações

One Net

Garanta que não perde oportunidades de negócio integrando as comunicações dos seus telefones fixos e móveis.

Que benefícios se destacaram?

Desde logo, a centralização de todos os serviços num único operador garante toda a fiabilidade e confiança. Com o decorrer do tempo, destacou-se a versatilidade na configuração do sistema e a facilidade da sua adaptação às necessidades da universidade.

Hoje, se for necessário colocar um equipamento numa zona sem acesso à rede fixa, é possível usar a rede móvel. E isto verificou-se na facilidade e rapidez com que os técnicos do Centro de Informática configuraram todo o sistema de comunicações. Um bom exemplo é o funcionamento do novo Gabinete de Ingressos que foi criado em 2018, onde foi instalado um centro de atendimento telefónico sem necessidade de instalar qualquer infraestrutura.

Por outro lado, a rapidez com que é possível parametrizar o sistema de atendimento automático (IVR) em função da época do ano, ou da necessidade de direcionar o atendimento automático para outros serviços.

Com o One Net é fácil fazer o mapeamento das chamadas com possibilidade de criação de grupos de atendimento. Assim, e com a implementação do sistema IVR, é fácil contactar a pessoa ou serviço pretendido sem a intervenção do centro de atendimento.

Também a redução e controlo fácil de custos são consideráveis, ao existir um sistema único de taxação ao minuto, sejam comunicações móveis ou fixas.

Com esta alteração, verifica-se uma redução nos gastos mensais com o pacotes das comunicações.