Cookies
Usamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência digital, personalizar conteúdos e anúncios, para lhe proporcionar funcionalidades de redes sociais, e para analisar dados de navegação. Partilhamos informação, relativa à sua utilização do site, com parceiros externos de publicidade, redes sociais e de análise.
Ao “Aceitar todas as cookies” está a consentir cookies próprios e de terceiros, das categorias de performance, personalização e publicidade, conforme a nossa Política de Cookies.
Na Lista de Cookies encontra o detalhe dos cookies usados e uma descrição da finalidade de cada um.
Em alternativa, clique “Configurar cookies” onde pode gerir as suas preferências, ou rejeitar todas as cookies não essenciais. Pode alterar as suas escolhas a qualquer momento.
Configuração de cookies
A Vodafone valoriza a sua privacidade. Um cookie é um arquivo de texto que apenas identifica o seu computador no nosso servidor, não guardando informações pessoais como o seu nome ou os seus detalhes bancários. Com esta ferramenta pode compreender qual a informação que está a ser recolhida neste site e definir o modo de recolha e utilização de cookies e outras tecnologias similares através das opções abaixo. Rejeitar significa que está a rejeitar todas as cookies que não são estritamente necessárias para o website funcionar tecnicamente. A nossa Política de Cookies descreve a forma como utilizamos estas tecnologias.
Gestão de preferências

Estes cookies permitem o bom funcionamento técnico do site, garantem uma navegação através de ligação segura e permitem memorizar as suas preferências de forma a que não seja necessário voltar a configurá-las cada vez que visita o site. Considerando estas finalidades, a recolha destes cookies é obrigatória.


Estes cookies são utilizados para obter dados agregados de utilização do site para efeitos estatísticos por forma a analisar e melhorar continuamente o nosso serviço. Por exemplo, são utilizados cookies analíticos para saber o volume diário de visitas ao site ou volume de encomendas efetuadas.


Estes cookies permitem que o website apresente funcionalidades mais avançadas ou personalizar a sua experiência de utilização (por exemplo, a língua ou região em que se encontra, tamanho do texto, fontes e outras partes de páginas web que possa personalizar). As informações que estes cookies recolhem são anonimizadas e não permitem seguir a sua atividade de navegação noutros sítios Web.


Estes cookies são de entidades externas (terceiros) e permitem apresentar anúncios da Vodafone que sejam relevantes de acordo com os seus interesses nos respetivos sites. Permitem também limitar a quantidade de vezes que vê um determinado anúncio. Estas entidades poderão usar esta informação também para fins próprios. Para saber de que entidades se tratam consulte a Política de Cookies.


Cookies
We use cookies and other similar technologies to improve your digital experience, personalize content and ads, to provide you with social network functionalities, as well as to analyze browsing data on our website. Additionally, we share information about your use of our site with external advertising partners, social networks, and analysis services.
By "Accepting all cookies" you are consenting to cookies, both our own and those of third parties, in the categories of performance, personalization, and advertising, in accordance with our Cookie Policy .
In the Cookie List you will find details of the cookies used as well as a brief description of the purpose of each one.
Alternatively, click on "Manage cookies" where you can manage your preferences, or reject all non-essential cookies. You can change your choices at any time.
Cookies Management
Vodafone values your privacy. A cookie is a text file that only identifies your computer on our server, not storing personal information such as your name or bank details. With this tool, you can understand what information is being collected on this site and set the way cookies are collected and used through the options below. Rejecting means that you are rejecting all cookies that are not strictly necessary.
Manage Consent Preferences

These cookies allow the proper technical performance of the website, ensure secure browsing, and allow you to record your preferences so that you do not need to set them again each time you visit the site. For these purposes, the collection of these cookies is mandatory.


These cookies are used to obtain the overall site usage data for statistical purposes to analyze and continuously improve our service. For example, analytical cookies are used to measure the daily volume of visits, or the volume of received orders.


These cookies allow the website to display more advanced features or to customize your user experience (for example, the language or region you are in, text size, fonts, and other parts of web pages that you can customize). However, the data that these cookies collect is anonymized and does not allow them to track your browsing activity on other websites.


These cookies are from external parties (third parties) and allow them to show you relevant Vodafone advertisements according to your interests on other websites. They also allow you to control the number of times you see a particular advertisement. These third parties may also use this information for their own purposes. To find out who they are, please see our Cookie Policy.


Skip to content

Gestão de Recursos

Diversidade e Inclusão

Como desenvolver um programa de diversidade e inclusão para a sua empresa

Cinco passos para a construção de um programa de diversidade e inclusão bem-sucedido.

A criação de um Programa de Diversidade e Inclusão (D&I) verdadeiramente eficaz pode beneficiar a cultura de uma empresa e fomentar uma força de trabalho mais satisfeita e mais produtiva.

Pode criar um local de trabalho inclusivo que se adapte a todos os seus colaboradores e funcione também como uma referência para novas contratações e potenciais clientes. No entanto, se fizer algo errado, corre o risco de parecer insensível ou de criar a perceção de ser apenas uma manobra publicitária.

Uma vez que o arranque de uma iniciativa de D&I deve ser tratada com sensatez, elaborámos um guia de iniciação com cinco passos sobre os principais aspetos a ter em conta ao começar com o seu próprio programa.

1) Estabelecer metas para o que pretende alcançar com o programa

Antes de iniciar qualquer tipo de iniciativa, é importante compreender em que ponto se encontra o seu negócio para que quaisquer objetivos que estabeleça possam ter uma linha de orientação.

Existem várias formas de pesquisar dados referentes à opinião que os seus colaboradores têm atualmente sobre as políticas de D&I da sua empresa. Pode recolher este tipo de dados através de sondagens e inquéritos. Se já estiver a utilizar o Microsoft Teams como uma ferramenta de comunicação interna, este disponibiliza uma funcionalidade de sondagem gratuita - que é útil se quiser ter uma ideia do que a sua equipa pensa sobre um determinado tópico. Para obter uma análise aprofundada sobre a opinião dos seus colaboradores, pode valer a pena recorrer a terceiros para fazer um inquérito anónimo de modo a encorajá-los a partilhar respostas mais honestas e com mais detalhe.

2) Compreender como a D&I se relaciona com os objetivos da sua empresa

Qualquer programa de D&I tem de estar associado aos objetivos gerais da sua empresa. Se as aspirações da sua iniciativa de D&I colidirem com os seus alvos ou não se alinharem com a visão da sua equipa para a empresa, terá dificuldades em enraizar-se e em obter a adesão de todas as pessoas da empresa. Em última análise, qualquer iniciativa deve ajudá-lo a alcançar os objetivos a que se propôs.

3) Simplificar

Seja simples ao definir um projeto de D&I pela primeira vez. A sua nova iniciativa não tem de ser elaborada ou complexa - descubra o que pretende realizar, e depois procure atividades com baixo nível de exigência que o possam ajudar a alcançar o objetivo.

Talvez queira apenas começar com uma reunião mensal que permita aos seus colaboradores partilhar as suas próprias experiências. Poderá também procurar convidar especialistas ou oradores para um almoço e promover a partilha de conselhos sobre temas como o companheirismo ou a harmonia racial. Assegurar que o site da sua empresa reflete estes esforços internos é também uma boa forma de mostrar que é um empregador representativo e inclusivo.

4) Começar com a mentalidade correta

A execução de um programa de D&I tem início com a forma como se aborda o programa. Se o seu objetivo é criar um local de trabalho verdadeiramente inclusivo onde os colaboradores possam ser autênticos e dar o seu melhor no trabalho, então o resultado será provavelmente muito mais bem-sucedido do que se o fizer apenas para fins publicitários.

Na era dos meios de comunicação social, as pessoas estão muito conscientes das reivindicações não autênticas e da sinalização da virtude. Se é muito eloquente sobre um programa de D&I, mas na realidade está a fazer pouco internamente para fomentar um sentimento de inclusão, a sua reputação poderá ser prejudicada.

5) Aprender, avaliar e evoluir

Da mesma forma que define os seus objetivos no início do programa, é essencial para compreender a eficácia da sua iniciativa que mantenha um registo sobre os progressos que estão a ser realizados relativamente aos mesmos.

Falar aos seus colaboradores sobre a sua iniciativa de D&I não deve ser apenas um esforço pontual - deve ser um processo contínuo que mostre que está a avaliar e a aprender.

Sem um ciclo de feedback contínuo da sua equipa, é pouco provável que consiga melhorar o seu programa de D&I e corre ainda o risco de que este seja sentido apenas como um ato performativo em vez de um investimento valioso. A longevidade e a evolução são elementos chave para desenvolver uma iniciativa poderosa. Desta forma deverá certificar-se de que tem as ferramentas e o caráter para estar constantemente a testar o seu sucesso.