Skip to content

Gestão de Recursos

Sustentabilidade

Seis dicas úteis sobre como gerir a sua empresa de forma mais sustentável

Veja como pode ajudar a sua empresa a ser mais sustentável.

Cada vez há mais pessoas a tomarem medidas para reduzir as emissões de carbono e a inverter a tendência das alterações climáticas.

Individualmente estas pequenas ações são simples de executar e provavelmente até já está a praticar algumas delas, quer se trate da reciclagem dos seus resíduos ou de se deslocar a pé às lojas em vez de fazer essa viagem de carro.

Agora, o foco das atenções está igualmente nas empresas para mostrarem que a sustentabilidade faz parte do seu ADN e que também estão a contribuir para um bem maior. E ser mais sustentável não é apenas vantajoso para o planeta – é também bom para os negócios. Tornar-se sustentável potencia a redução dos seus custos e, por sua vez, aumenta a sua rentabilidade. Ganhará ainda o respeito dos seus colaboradores e clientes, que estão cada vez mais conscientes das práticas sustentáveis das marcas para as quais escolhem trabalhar e comprar.

Como proprietário de uma empresa, eis algumas formas simples de se tornar mais sustentável e de uma forma segura:

1) Pense nos serviços de utilidade pública

Talvez ainda não tenha pensado muito nos principais serviços de utilidade pública que a sua empresa utiliza, mas pode fazer algumas escolhas simples que ajudarão a reduzir as emissões. Ao instalar um contador inteligente, é possível controlar e gerir melhor a sua utilização. Um contador inteligente também sinaliza quando o consumo de energia dispara para que seja mais fácil identificar e minimizar a utilização de equipamentos que possam estar a gastar energia desnecessariamente e a fazer aumentar o valor da sua fatura. Se puder, opte por um fornecedor que utilize energias renováveis.

2) Analise os seus equipamentos eletrónicos

Existem algumas formas fáceis de reduzir o seu consumo de energia. Opte por lâmpadas LED, pois tendem a utilizar 10 vezes menos energia do que as lâmpadas de halogéneo e duram muito mais tempo. Observe também, e de forma crítica, os equipamentos mais antigos. Aquele aquecedor elétrico antigo pode estar a queimar um buraco tanto na sua carteira como nas suas metas de CO2. Dito isto, tente encontrar formas de eliminar os equipamentos eletrónicos antigos de forma responsável. Os resíduos eletrónicos (e-lixo) são o fluxo de resíduos de maior crescimento no mundo. Assim,, sempre que possível, verifique se existe uma segunda casa para onde possam ir.

3) Opte por “sem papel”

Existe uma gama de ferramentas digitais que o podem ajudar a gerir a sua empresa “sem papel”. Isto ajudará a reduzir o desperdício e os custos associados ao papel, tais como impressoras, fotocopiadoras e tinteiros. É também muito mais fácil de gerir. Considere também uma abordagem sem papel no que se refere ao Marketing do seu negócio. Apesar dos folhetos tradicionais impressos possam parecer mais familiares, é provável que obtenha uma melhor taxa de conversão através de publicidade digital direcionada.

4) Reconsidere as viagens e deslocações

Os acontecimentos de 2020 provaram que o trabalho à distância é uma alternativa viável à presença no escritório. A diminuição das deslocações entre a casa e o trabalho reduz as emissões de carbono. Então porque não proporcionar alguns dias por semana de trabalho remoto aos seus colaboradores? Existe uma variedade de ferramentas digitais disponíveis com preços atrativos, que ermitem manter a sua equipa ligada em qualquer lugar. Os colaboradores podem também apreciar a melhoria do equilíbrio entre a vida profissional e familiar, o que, por sua vez, pode ajudar a promover a lealdade e a permanência dos colaboradores na empresa.

5) Verifique as suas cadeias de abastecimento e fontes de matérias-primas

Para que a sua empresa seja verdadeiramente sustentável é preciso que os seus fornecedores também estejam a agir de forma responsável. Caso contrário, continuará a ser responsável pelas emissões de carbono nos seus produtos e serviços. Felizmente, existem várias ferramentas digitais que pode utilizar para verificar as credenciais dos seus fornecedores, antes de começar a trabalhar com eles. Se for possível, poderá considerar a possibilidade de optar por um fornecedor local de forma a reduzir as emissões associadas ao transporte de materiais e mercadorias.

6) Faça com que os seus colaboradores pensem e se comportem de forma sustentável

Por último, o comportamento coletivo dos seus colaboradores também pode contribuir para o ajudar a ser sustentável. Incentivar tarefas simples como apagar as luzes ao fim do dia e iniciar um esquema rotativo de trabalho pode ajudar a reduzir a pegada global de carbono da sua empresa.