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Gestão de Recursos

Estratégia Empresarial

Impulsionar o sucesso empresarial: como criar experiências excecionais para os colaboradores

Proteja o futuro da sua equipa e garanta o sucesso da sua empresa

Ajudar os colaboradores a crescer profissionalmente e ouvi-los para perceber quais são as suas expectativas deixou de ser opcional. É fundamental para lhes poder criar uma experiência positiva.

Então, qual é a experiência do colaborador? É o percurso que os indivíduos fazem numa empresa - desde o momento da descoberta na lista de empregos até àquele em que partem. Como empresário, é da sua responsabilidade certificar-se de que está a criar uma experiência relevante, agradável e gratificante para cada membro da sua equipa.

Assim, quer empregue 1 ou 100 pessoas, continue a ler este artigo que o irá ajudar a descobrir como pode criar a derradeira experiência para todos.

 

Acompanhar as expectativas

Para contratar e manter a melhor equipa, é necessário estar em sintonia com as expectativas de mudança dos colaboradores - especialmente porque a contratação de pessoal qualificado está a tornar-se mais difícil, especialmente quando grande parte da mão-de-obra está em movimento.

O primeiro passo para manter a sua equipa e criar uma experiência positiva para os colaboradores é desenvolver uma cultura organizacional. Como? Comece por concentrar-se em:  

1) Flexibilidade

Cada vez mais pessoas procuram condições de trabalho flexíveis, e muitos colaboradores estão a fazer ouvir-se para satisfazer estas necessidades. Quer possa oferecer horários de trabalho à distância ou horários flexíveis, pense cuidadosamente em como pode dar aos colaboradores a flexibilidade que eles desejam.

2) Progressão de carreira

Não deixe que a sua equipa estagnar. Crie oportunidades para que eles possam crescer e desenvolver. Ajude-os a progredir, o que pode simplesmente ajudar também a sua empresa, - especialmente quando se concentra na atualização das competências digitais da sua equipa.

3) Um sentido de comunidade

A cultura da sua empresa não deve existir apenas num espaço físico. Assegure-se de que os seus valores transcendem o ambiente do escritório, colocando o bem-estar em primeiro lugar, oferecendo apoio e orientação constantes, e incorporando a diversidade e iniciativas de inclusão na sua estratégia.

Junte tudo isto e criará um ambiente em que a sua equipa possa crescer e prosperar, num local onde realmente queira trabalhar. E, em troca, verá a produtividade disparar.

Bom para a equipa - e para a sua empresa

Sabia que substituir um colaborador pode custar em média 6 a 9 meses do seu salário? Há tanta coisa que entra no processo; a administração da demissão, o recrutamento e a seleção, assegurar a função enquanto a vaga estiver aberta, e a formação, assim como o estabelecimento de um período para a nova contratação. Minimize esta despesa investindo nos colaboradores que tem, da mesma forma que faz com os novos talentos. Isto é ainda mais importante quando se contratam pessoas com competências específicas, uma vez que a procura de dados e competências de base digital é cada vez maior.

61% dos colaboradores acreditam que o bem-estar aumenta a produtividade dos colaboradores, assim como os resultados financeiros. E mais 60% dizem que o foco no bem-estar melhora a retenção, uma vez que as pessoas são mais propensas a permanecerem dedicadas ao seu empregador quando se sentem apoiadas e envolvidas. Assim, a criação de experiências positivas para os colaboradores não só é essencial para elevar a moral, como também é vital para o sucesso empresarial.

Uma abordagem "people-first" (as pessoas em primeiro lugar)

Como empresário, vai naturalmente olhar para o futuro, e precisa de de se assegurar que a sua equipa está pronta para esta caminhada. Mas, para lá chegar, é preciso dar um passo atrás e olhar para os seus processos de forma holística.

Homem a sorrir para a camera

O trabalho está cada vez mais digital, o que não significa que as experiências presenciais devam ser deixadas para trás. Afinal, não há dois colaboradores iguais, e a derradeira experiência do colaborador será diferente de pessoa para pessoa. Eis alguns pontos a considerar para criar a melhor experiência:

  • Organize eventos sociais: quer seja um almoço ou um dia fora, recompense a sua equipa pelo seu trabalho árduo.
  • Organize oportunidades de colaboração: desde brainstorming a projetos de equipa, incentivar a colaboração virtual e presencial.
  • Desenvolva um processo de integração e revisão simples: prepare a sua equipa para o sucesso, desde o primeiro dia, e incentive-a sempre a aprender e a crescer.
  • Crie um espaço para uma comunicação aberta: incentive os seus colaboradores a dar feedback, e ouça-os atentamente, e depois dê prioridade à realização das mudanças que quer realizar.

Coloque isto em prática

Longe vão os dias em que a experiência do colaborador foi negligenciada. Mas isto não significa que seja simples de pôr em prática - especialmente para novas empresas.

Quer tenha os recursos para fazer tudo, ou apenas o suficiente para começar, o mais importante é que esteja na agenda. Mantenha-se em sintonia com os seus colegas, e certifique-se de que a sua estratégia se alinha com a cultura e valores que pretende desenvolver. Antes de dar por isso, estará a ajudar a sua equipa, e a sua empresa, a prosperar.

A dar o passo para um trabalho flexível ou talvez já esteja nesse ponto? Descubra como promover a positividade na sua empresa, no nosso artigo sobre manutenção da cultura da empresa num ambiente híbrido.

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