Inovação
Segurança
Preparar-se para reabrir o seu negócio
Dicas para ajudar a proteger os seus colaboradores e clientes, no momento de reabertura das instalações da sua empresa.
À medida que os países saem do confinamento por toda a Europa, muitas empresas estão entusiasmadas por finalmente poderem reabrir as portas aos clientes e receber novamente os colaboradores nos escritórios.
Mas a pandemia ainda não acabou e as empresas devem poder aceder facilmente a orientações, ferramentas de distanciamento social e outras soluções que as possam ajudar com os requisitos de saúde e de segurança.
Para as empresas que estiveram fechadas nos últimos meses, este é um território completamente novo e compreender como aplicar estas medidas, ou mesmo obter informações corretas, pode ser confuso.
Por isso, seguem-se algumas considerações práticas e uma lista de tecnologias úteis que facilitam as exigências de distanciamento social para a sua empresa e equipa.
Medidas práticas de segurança
Para a maioria das empresas, a proteção dos seus colaboradores é muito mais do que uma mera responsabilidade legal, é a principal prioridade.
As avaliações de risco são obrigatórias. As consultas com a sua equipa, incluindo sessões em que as suas necessidades são ouvidas, são o primeiro passo importante para garantir uma reabertura segura e sem preocupações.
Os colaboradores, quer trabalhem num loja, atelier ou escritório, são uma excelente fonte para descobrir possíveis áreas problemáticas e explorar de que forma se pode reduzir esses riscos.
Existem medidas práticas, e em alguns casos de baixo custo, que são fáceis de implementar e que o ajudarão a minimizar os riscos, quer para a sua equipa, quer para os clientes. Por exemplo:
- Instalar mais locais para lavar/desinfetar as mãos em entradas e em áreas comuns;
- Promover melhor a lavagem das mãos e limpeza de superfícies, com sinalização clara e atualizações da política através de e-mails/mensagens;
- Rever a disposição dos pavimentos e implementação de sistemas unidirecionais, utilizando fita adesiva no chão sempre que possível;
- Desfasamento de horários de entrada e saída dos colaboradores;
- Encorajar os colaboradores a trabalharem a partir de casa, se possível, ou em dias alternados;
- Limitar o número de pessoas presentes nas instalações, realizando reuniões com fornecedores externos através de ferramentas virtuais;
- Calcular o número mínimo de colaboradores que a sua empresa necessita para funcionar e o número máximo de clientes que podem, em segurança, praticar distanciamento social nas instalações.
A implementação destas medidas pode parecer muito fácil para as grandes organizações, mas algumas empresas mais pequenas enfrentam o desafio adicional de tentar fazer com que estas funcionem em espaços reduzidos e de as manter a longo prazo.
Ter colaboradores 100% dedicados à aplicação destas regras pode ser dispendioso. Também pode ser demorado para aqueles que normalmente desempenham outras funções ou que são necessários noutros locais da loja, escritório ou fábrica.
E é neste contexto que as tecnologias certas podem realmente fazer a diferença. Nunca será possível substituir uma pessoa, mas estas são ferramentas importantes para ajudar o trabalho daqueles que mantêm os colaboradores e os clientes em segurança.
A ajuda da tecnologia
Os seres humanos são animais sociais. A sua adaptação ao novo normal não é simples, especialmente à medida que as pessoas regressam a ambientes que lhes são familiares, como uma loja ou um escritório.
É fácil cometer erros. Felizmente, as soluções tecnológicas podem funcionar como uma segurança acrescida – não se esquecem das medidas de distanciamento social. E com inovações modernas, este tipo de tecnologia não precisa de ser dispendiosa ou invasiva para fazer uma grande diferença.
Câmaras inteligentes e câmaras de deteção de calor
A maioria das empresas já tem algum tipo de sistema fechado de segurança instalado para ajudar a proteger os colaboradores e os clientes. Estas câmaras podem ser atualizadas a um custo relativamente baixo para câmaras inteligentes que proporcionam benefícios adicionais.
As câmaras inteligentes são uma forma simples de vigiar as instalações da sua empresa e podem proporcionar uma visibilidade, em tempo real, que pode ser acedida em segurança e em qualquer lugar.
As câmaras de deteção de calor levam isto mais longe. Permitem-lhe medir a temperatura das pessoas que entram nas suas instalações. É essencial que seja escolhido o fornecedor certo para estas soluções e que sejam concebidas a pensar na privacidade, a fim de assegurar o cumprimento da legislação atual em matéria de proteção de dados
Sinalização digital e tecnologia contactless
Hoje em dia, mais do que nunca, a capacidade de comunicar rapidamente com os colaboradores e clientes é essencial.
As mais recentes inovações em sinalização digital podem ajudar, tanto com o requisito de flexibilidade como com a necessidade de manter os colaboradores a uma distância segura entre eles.
Estas podem ser instaladas sem fios, em locais onde é necessária a informação e em tempo real. Podem ainda ser atualizadas rápida e remotamente, com acesso à informação sempre atualizada.
Outra forma de aproveitar ao máximo as oportunidades digitais disponíveis, é a possibilidade de oferecer pagamentos POS exclusivamente sem necessitar de qualquer contacto físico.
Os consumidores querem fazer compras na loja física de forma dinâmica e segura, bem como online. Ser capaz de fazer com que apenas toquem no seu telemóvel, em vez de precisarem de usar a carteira é um passo na direção certa.
Cada negócio é único
HNão há dois negócios iguais. As circunstâncias e as necessidades podem ser muito diferentes e, para algumas lojas ou empresas, reabrir pode ser bastante simples, enquanto que outras podem ter de enfrentar algumas dificuldades.
Há negócios que são, por natureza, mais físicos. As fábricas requerem a presença de trabalhadores no mesmo local, enquanto que restaurantes e lojas baseiam-se na receção de pessoas nos seus espaços todos os dias.
Outros descobriram que os meses de transformação digital (por vezes forçada), contribuiram para que os empresários se apercebessem dos benefícios do trabalho remoto e, como resultado, muitas empresas tencionam continuar a fazê-lo. Nestes tempos difíceis, algumas pessoas não viram a queda de produtividade que era tão temida e os seus colaboradores conseguiram passar mais tempo com as suas famílias em vez de se deslocarem – algo de que muitos podem não querer abdicar avidamente.
É uma decisão muito pessoal, baseada em vários fatores, mas esta crise demonstrou que uma equipa flexível, capaz de desempenhar as suas funções e de se manter produtiva, onde quer que esteja, torna um negócio mais resiliente. Este é um elemento essencial para estar preparado para interrupções futuras.
De negócio para negócio, compreendemos que as circunstâncias são muito diferentes entre setores e entre estruturas empresariais.
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