Vodafone

Gestão de Resíduos

A abordagem da Vodafone Portugal na Gestão de Resíduos segue os princípios ambientais dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A eficiência do consumo de recursos é o objectivo principal que se estende a todas as áreas de actividade da Empresa, acompanhada pela gestão adequada dos desperdícios gerados.

Os resíduos produzidos pela actividade no sector das telecomunicações são maioritariamente electrónicos, resultando da substituição de equipamentos da rede de telecomunicações, da substituição dos equipamentos de escritório e de terminais utilizados pelos Clientes. Sempre que é realizada a sua substituição é avaliada a possibilidade de reutilização ou reciclagem, dentro das boas práticas de Sustentabilidade.

Como Empresa ambientalmente responsável, a Vodafone Portugal faz também o acompanhamento de todo o ciclo de vida dos produtos que comercializa, desde a sua colocação no mercado até à posterior retoma no ‘fim de vida’. Esta estratégia é desenvolvida em conjunto com os Parceiros, que são acompanhados em todos os passos: desde a concepção dos materiais usados e da embalagem, à forma como são colocados no mercado e ao seu encaminhamento quando deixam de ser utilizados.

Todos os resíduos decorrentes da actividade da Empresa são avaliados e passam por três fases: a análise da possibilidade de reutilização dos materiais, o encaminhamento para reciclagem e a destruição para deposição em aterro sanitário, se a reutilização e reciclagem não forem possíveis.



Clique na imagem para ver a animação



Pode ainda consultar o relatório com o tipo e volume de resíduos encaminhados para reutilização, reciclagem e depósito entre Abril de 2015 e Março de 2016.