Skip to content

Descontinuação rede 3G

Adeus, 3G, olá a melhores ligações

Em julho de 2024 vamos iniciar a descontinuação gradual da nossa rede móvel 3G. É um passo que vai reforçar o acesso a comunicações mais rápidas e eficientes, através de redes mais modernas como o 4G e o 5G.

Internet mais rápida e chamadas com melhor qualidade

Com as redes 4G e 5G, as comunicações ganham mais velocidade, capacidade, estabilidade e resiliência. Permitem uma navegação mais rápida, downloads a alta velocidade, melhor experiência de streaming e partilha de imagens ou vídeos de forma imediata.

Junte-se às redes do futuro

Para ter acesso às redes 4G e 5G precisa de um telemóvel e de um cartão SIM compatíveis com estas tecnologias. Se já estiver a utilizar 4G ou 5G no seu telemóvel, não precisa de fazer nada.

Conheça a oferta de telemóveis compatíveis com 4G e 5G.
 

Caso ainda tenha um cartão 3G, peça grátis uma 2.ª via do seu cartão numa loja ou no TOBi, selecionando as seguintes opções “Troca de cartão 3G” > “Pedir ou ativar 2ª via”.

Certifique-se que as opções de rede 4G e 5G estão ativas nas definições de rede móvel do seu telemóvel. Para saber como pode alterar estas definições, aceda aqui e selecione o modelo do seu telemóvel.

Precisa de mais informações?

Porque é que a rede 3G vai ser descontinuada? 

A rede 3G da Vodafone começou a funcionar em 2004 e permitiu, nessa altura, um acesso a internet móvel mais rápida e a streaming de vídeo no telemóvel, por exemplo. No entanto, a evolução tecnológica e os hábitos dos utilizadores - que passaram a privilegiar as comunicações de dados sobre as redes 4G e 5G – levaram, nos últimos anos, à redução progressiva do tráfego nesta rede. A descontinuação de tecnologias como o 3G faz parte da natural evolução do setor das telecomunicações, abrindo caminho ao desenvolvimento de outras redes mais eficientes, mais rápidas e com melhor qualidade e desempenho energético e ambiental (como o 4G ou o 5G).

Como sei se a descontinuação do 3G me pode afetar? 

A rede 3G pode estar configurada num equipamento (telemóvel, modem, router, sensor, por exemplo) com um cartão SIM (o seu cartão Vodafone). Se o seu equipamento ou cartão SIM Vodafone estiver a funcionar exclusivamente na rede 3G, deve alterar os mesmos.

A Vodafone está a contactar todos os clientes que estejam nesta situação, sejam eles particulares ou empresariais, no decorrer dos próximos meses, para agilizar esta transição atempadamente e da forma mais simples possível. 

O 4G/5G gasta mais dados que o 3G?  

As redes móveis 4G e 5G usam a mesma quantidade de dados que 3G, mas permitem uma navegação mais rápida, downloads com mais velocidade, uma melhor experiência de streaming e a partilha de imagens ou vídeos de forma imediata sem pagar mais por isso. 

Como sei se o meu equipamento é 3G?  

Consulte aqui alguns dos equipamentos 3G: Huawei ETS3, Huawei S7-303U Springboard, Huawei G Play mini, Santok 3600, Alcatel One Touch 2045X, Alcatel 1C, Alcatel One Touch Pop C7, Alcatel Pixi 4, Nokia C2-01, Nokia 208, Mobiwire Dakota, Apple iPhone 4 e 4S, Samsung Galaxy Grand Neo Plus, Samsung S5839i Galaxy Ace, Samsung Galaxy Young, Vodafone Smart 4 mini, Vodafone Smart mini 7, Vodafone Smart first 6, Vodafone 353, Vodafone Smart grand 6, Telit HE910, Quectel UC15. Se o seu equipamento não se encontra nesta lista, obtenha mais informações junto de uma loja Vodafone ou do seu Gestor de Conta Empresarial.

Caso o seu equipamento se encontre nesta lista, deve proceder à alteração do mesmo por um equipamento compatível com as novas tecnologias. Conheça a oferta de equipamentos compatíveis com 4G e 5G aqui

Como sei se o meu cartão é 3G? 

Se adquiriu ou trocou o seu cartão SIM após 2012, não precisa de fazer nada. Caso seja anterior a 2012, e nunca o tenha trocado, é possível que o seu cartão SIM não esteja preparado para as redes 4G e 5G. Se tiver dúvidas, dirija-se a uma loja Vodafone ou fale com o seu Gestor de Conta Empresarial.  

Vou ficar sem poder usar o meu telemóvel ou outro equipamento? 

Se tem um telemóvel que funciona exclusivamente na rede 3G e gerações anteriores, pode continuar a fazer chamadas de voz como até agora, pois a rede 2G, que chega a todo o País, continuará a funcionar. No entanto, para utilizar dados (como acesso à internet) é aconselhável trocar o cartão SIM 3G por uma versão mais atual (o que pode ser feito de forma gratuita numa loja Vodafone) e/ou substituir o equipamento.

Se, por outro lado, tem uma empresa que utiliza equipamentos como, por exemplo, terminais de pagamento por cartão de crédito (TPA), localizadores de veículos para gestão de frotas, ou sensores instalados em camaras, que são 3G, mas até estão dotados também de tecnologia 2G, não se antecipa qualquer perturbação decorrente desta alteração.  

A Vodafone está a contactar todos os clientes particulares ou empresariais abrangidos por esta mudança e, nesse contacto, são transmitidas todas informações necessárias para fazer a transição, que pode implicar a substituição de equipamento e/ou a troca de cartão SIM.