A 1ª aldeia inteligente da montanha
A Fundação Vodafone em Portugal e a Câmara Municipal de Seia criaram o projeto Aldeia Inteligente de Montanha (Smart Mountain Village), com o objetivo de instalar soluções tecnológicas na aldeia do Sabugueiro, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da Comunidade, funcionando como alavanca para a melhoria do desempenho ambiental e desenvolvimento económico deste espaço rural, que é uma das nove aldeias da montanha.
2015
ano de lançamento
2
veículos elétricos doados
+6
parceiros envolvidos
+5 km
de fibra instalada
Áreas abrangidas

Eficiência Energética
Medição e monitorização em tempo real do perfil energético e pegada ecológica: edifício público (residência sénior), habitação doméstica e iluminação pública.
Identificação de consumos fora do normal, possibilitando a adoção antecipada de medidas corretivas; redução da fatura energética e promoção da eficiência.

Telegestão da água
Monitorização e controlo remoto e em tempo real das principais instalações de abastecimento de água potável (reservatórios) e estações elevatórias de água residual.
A centralização de toda a informação proporciona uma melhor gestão de recursos e permite melhorar a qualidade do serviço prestado aos munícipes.

Saúde
Solução de monitorização à distância e sinais vitais, apoiando a prestação de cuidados de saúde e garantindo um acompanhamento próximo do utente no domicílio.

Mobilidade
Promoção de boas práticas ambientais, designadamente na área dos transportes.
Foram doados dois veículos elétricos de forma a apoiar as famílias da aldeia.

Entretenimento
Além de se ter instalado internet no posto turístico da vila, a Tv da Vodafone foi instalada em casa de algumas famílias do Sabugueiro e foram doados três computadores portáteis. O lar do Sabugueiro tem Tv Net Voz, de forma a que todos os utentes consigam fazer videoconferência com as suas famílias.
Impacto do programa

O investimento gerou, no primeiro ano, entre outras transformações, economias de cerca de 20% ao nível da energia doméstica e de cerca de 9% no consumo de energia elétrica na rede pública, e na vertente de recursos hídricos, uma redução nas perdas reais da rede de distribuição de água da freguesia na ordem dos 12%.

Na área da saúde, foi estabelecida a colaboração com os prestadores de cuidados de saúde ao nível da monitorização remota de sinais vitais (nomeadamente glicémia e tensão arterial), mas o impacto estende-se à redução dos custos de transporte dos utentes e emissão de carbono nas distâncias percorridas entre o Sabugueiro e o Centro de Saúde, com recurso a um veículo elétrico a funcionar numa lógica de Eco Táxi Social.
Impacto nos ODS
A Fundação Vodafone apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas. O projeto Smartmountain Village permite contribuir para o atingimento dos seguintes ODS:







Parceiros
Esta implementação decorre de uma parceria estratégica entre o CHLN e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e com o apoio da Fundação Vodafone Portugal.




