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Dicas
A entrevista é um momento importante para o processo de seleção já que permite ficar a conhecer com maior precisão as competências e o perfil dos candidatos, mas também a sua experiência e as suas ambições. Por outro lado, é uma oportunidade para o candidato ficar a conhecer mais sobre a empresa, função e equipa. Partilhamos algumas sugestões para ajudar a um melhor desempenho nas fases de entrevista.
Fase 1: Planeamento
As entrevistas podem ser desafiantes, pelo que sugerimos que seja investido algum tempo na sua preparação, como:
- Pesquisar sobre a empresa (consultar informação no website da empresa e no LinkedIn, para obter mais detalhes da estratégia, missão, cultura da empresa e sobre o que é trabalhar na Vodafone).
- Analisar o descritivo da função.
- Identificar e preparar possíveis questões para as diferentes fases do processo.
- Manter a calma e uma boa comunicação com os diferentes interlocutores.
Fase 2: A Entrevista
Quer seja uma entrevista telefónica, presencial, virtual ou vídeo entrevista, é importante ter em atenção alguns aspetos:
Ambiente – As entrevistas podem acontecer em diferentes formatos e canais de comunicação, assumindo os canais remotos cada vez maior preponderância. Nestes casos é importante garantir um ambiente profissional, escolhendo um local calmo, com o mínimo de distrações e tendo por perto o material necessário (ex: copo de água, bloco de notas, um carregador de telemóvel ou computador). Para as entrevistas virtuais, é recomendado testar antecipadamente a plataforma online e assegurar uma boa conectividade, bem como ter atenção à posição da câmara, ao ambiente em que é realizada a entrevista e à luz.
Empatia – Criar empatia ajuda a transmitir o entusiasmo e interesse pela oportunidade e pela empresa. A linguagem corporal é uma importante forma de comunicação, pelo que deve ser tida em conta.
Escuta ativa – Um dos aspetos mais importantes no processo de entrevista, é ouvir atentamente a pergunta, de modo a responder ao que é solicitado. No caso de alguma questão suscitar dúvidas de entendimento, deve ser pedido que a mesma seja reformulada.
Tirar notas – Durante as entrevistas os recrutadores podem partilhar algumas informações que serão úteis, pelo que é aconselhável anotar as informações mais relevantes.
As entrevistas são uma excelente oportunidade para colocar questões e obter informação adicional sobre a empresa, função e cultura. Esta informação poderá ser um fator distintivo do candidato.
Manter a calma – Muitas das vezes o momento de entrevista é gerador de stress. No entanto há algumas dicas que permitem manter a calma, antes e durante a entrevista, nomeadamente fazer uma pausa para pensar na resposta, manter uma atitude ou beber água enquanto pondera o que vai responder.
Alguns segundos de pausa podem ajudar a organizar o raciocínio e a dar uma resposta mais concreta.
Estruturar a resposta – Uma experiência pode ser um bom ponto de partida para pensar na estruturação da resposta que permita ao recrutador perceber claramente as ações realizadas e os resultados alcançados. A utilização da técnica STAR: Situação, Tarefa, Ação e Resultado ajuda a fornecer o máximo de informação possível ao recrutador, podendo ser complementada com a reflexão sobre as aprendizagens que a experiência proporcionou.
Ser transparente – A informação que for partilhada com o recrutador deverá ser o mais sincera possível e refletir quer os pontos fortes quer as áreas de desenvolvimento.
Colocar questões – Todas as entrevistas terminam com uma oportunidade de esclarecer dúvidas. Este é o momento para esclarecer todas as suas questões, quer as que preparou previamente, quer outras que tenham surgido como algum tema que tenha sido discutido e possa não ter ficado claro durante a entrevista. Este momento pode ajudar a demonstrar e reforçar o interesse na posição.
Causar uma boa impressão – Uma forma de garantir destaque na entrevista é terminar com uma nota positiva e agradecer a disponibilidade dos diferentes intervenientes com empatia e boa disposição.
Após a entrevista de recrutamento é importante manter uma posição calma e recetiva ao feedback, que será partilhado seja qual for a decisão. A entrevista é um momento de avaliação, de aprendizagem, mas também uma experiência de desenvolvimento.
O currículo vitae (CV) é a primeira impressão que um candidato deixa ao recrutador por isso, qualquer que seja a circunstância - procura do primeiro desafio profissional, vontade de mudar de carreira ou de experimentar um negócio ou cultura diferentes – é importante que se consiga passar a mensagem pretendida.
O essencial no CV
As equipas de recrutamento analisam muitos currículos, por isso se o CV tiver uma estrutura simples, monocromática (ou com pouca variação de cores) e for de fácil leitura irá ajudá-los bastante. Não esquecer de incluir sempre os contactos atualizados, links de perfil, portfolio no início do CV ou em local visível e, de preferência, não ir além das 2 ou 3 páginas em formato PDF. Se for mais extenso, o importante é estarmos confiantes que contém a informação relevante, como a formação, experiência profissional e outras conquistas que ajudam a diferenciar-nos no mercado. Dados pessoais como género, idade, estado civil não são necessários, porque não contribuem com informação sobre conhecimento necessário para o desempenho da função.
Preparar a candidatura
A nossa sugestão é prestar atenção ao que é pedido no momento da candidatura e preparar previamente a informação (exemplo, pode ser necessária uma carta de apresentação e/ou apresentação de certificados). O processo de candidatura pode também implicar não só upload do CV, como o preenchimento de dados, a resposta a algumas questões ou desafios que funcionam como primeiras etapas de seleção.
Captar a atenção
A empresa e função a que nos candidatamos devem orientar a construção ou a adaptação do CV, por isso, devemos procurar informação em várias fontes. Por exemplo, na oferta de emprego, para além das responsabilidades da função, é muitas vezes possível conhecer o propósito da organização, a sua estratégia e valores. O site, redes sociais ou o nosso próprio network podem também disponibilizar informação adicional. Com esta informação, porque não criar uma introdução no CV (1 parágrafo) que sumarize o trajeto profissional, ambições e como se relacionam com a empresa e função da candidatura?
Reter a atenção
O trajeto profissional, educativo e outras informações que consideremos relevantes para a candidatura, devem ser acompanhados por exemplos de concretizações, de resultados quantitativos ou qualitativos alcançados. O CV pode ainda contar uma história, como por exemplo mostrar a ligação entre um investimento em formação e a entrega de um projeto ou mostrar desafios que foram críticos para o desenvolvimento e alcance de maior responsabilidade.
Depois de captar a atenção é aguardar um possível contacto que convida a continuar a descoberta mútua do candidato e da empresa, que poderá levar à construção de uma história em conjunto.
Depois de captar a atenção é aguardar um possível contacto que convida a continuar a descoberta mútua do candidato e da empresa, que poderá levar à construção de uma história em conjunto.