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Segurança

Cibersegurança

Proteger a sua empresa de riscos cibernéticos e fraude

Três aspetos essenciais de cibersegurança para manter a sua empresa protegida.

É uma ótima sensação quando os seus clientes confiam realmente em si. E, na era digital, essa confiança também depende de saber que mantém os seus dados seguros.
Neste momento, pode parecer uma tarefa assustadora, com colaboradores a trabalhar remotamente e cibercriminosos a tentar explorar a crise provocada pela COVID-19.
Mas agora é o momento ideal para garantir que tem as defesas certas implementadas, para que os seus clientes possam estar confiantes que os seus dados estão em boas mãos.
Este artigo irá explorar três componentes que podem manter as pequenas empresas seguras: Virtual Private Network (VPN); Gestão de equipamentos e mobilidade; e colaboradores informados.

1)  Virtual Private Network (VPN)

O trabalho remoto envolve, naturalmente, o acesso e o envio de dados a todos os colaboradores para fora do perímetro de proteção do escritório.
Com os colaboradores a confiarem nas suas próprias ligações à Internet, é importante que as empresas mais pequenas se protejam para que os seus dados não sejam comprometidos ou roubados – e é aqui que a VPN pode entrar.
 

O que é?

O trabalho remoto envolve, naturalmente, o acesso e o envio de dados a todos os colaboradores para fora do perímetro de proteção do escritório.
Com os colaboradores a confiarem nas suas próprias ligações à Internet, é importante que as empresas mais pequenas se protejam para que os seus dados não sejam comprometidos ou roubados – e é aqui que a VPN pode entrar.

Como funciona?

A VPN dá aos utilizadores acesso a uma rede privada de forma segura. Os dados são encriptados para que não caiam nas mãos erradas enquanto são transferidos. Do mesmo modo, o endereço IP e a localização do utilizador são também ocultados.

Por que razão a minha empresa precisa de uma VPN?

  • Para que os colaboradores consigam aceder, em segurança, aos dados da empresa a partir de um local remoto;
  • Para assegurar o seu tráfego de dados;
  • Para garantir que os colaboradores não podem ser localizados ou identificados em websites;

Para evitar que os colaboradores sejam censurados e bloqueados de serviços no seu local remoto.

Como é que eu configuro uma VPN?

Funcionamento de uma VPN

2)  Gestão de equipamento e mobilidade

Com o aumento do trabalho remoto, muitas empresas optaram por permitir que os colaboradores utilizassem os seus próprios equipamentos para trabalhar.
Mas com ataques de phishing contra equipamentos pessoais a triplicarem apenas em 2019, é essencial que proteja todos os equipamentos com acesso à rede, incluindo telemóveis, através da gestão de equipamentos e mobilidade.

O que é?

É uma medida para garantir que a sua equipa pode trabalhar eficazmente fora do escritório – seja num local do cliente, numa viagem de negócios ou em casa enquanto mantém os seus dados seguros.

Por que razão preciso de a ter?

Os colaboradores podem estar a utilizar os seus próprios equipamentos ou os fornecidos pela empresa. Qualquer um destes equipamentos precisa de estar protegido contra ciberameaças.

Como torno os equipamentos da minha empresa seguros?

Existem múltiplas opções para equipamentos, dependendo dos seus sistemas operativos:

  • Soluções de segurança baseadas em rede (como o Vodafone Safe Net Access) podem proteger equipamentos contra vírus, malware e phishing;
  • Sistemas de gestão de equipamentos que permitem ter visibilidade e controlo dos equipamentos a partir de um portal central, tanto para atualizar software como para limpar equipamentos remotamente;
  • Serviços de segurança no equipamento que podem prevenir, detetar e resolver ameaças nos seus equipamentos móveis e tablets.
Como gerir equipamentos e mobilidade

3)  Colaboradores informados

Os colaboradores serão sempre uma das defesas informáticas mais poderosas para qualquer empresa. Ter uma equipa com conhecimentos de segurança torna-se ainda mais importante quando todos estão a trabalhar remotamente.
Dado que cada vez mais se utilizam tanto equipamentos pessoais como fornecidos pelas empresas para aceder à rede institucional, pode ser útil acordar princípios de segurança para qualquer equipamento que aceda aos dados da empresa. Isto pode incluir:
  • Listagem de equipamentos pessoais – ou apenas equipamentos pertencentes à empresa – com permissão de acesso a dados empresariais;
  • Definição de quais os sistemas operativos e aplicações que devem ser autorizados a aceder aos dados;
  • Os controlos de segurança mínima que devem estar em vigor, tais como palavras-passe, encriptação ou VPN.
Implementar uma política de segurança informática e realizar uma sessão que defina as melhores práticas de segurança para a sua equipa remota pode ajudar a que as equipas não se esqueçam das regras e do porquê serem necessárias para manter a empresa segura.
Passos para combater riscos à segurança na empresa

Combater os riscos

As empresas mais pequenas sempre tiveram relações mais próximas com os seus clientes, e essa ligação pode ser consolidada quando se sabe que há preocupação em proteger os seus dados.
Poder terminar sessão à noite com a certeza de que tem as ferramentas necessárias para proteger a sua empresa de ataques cibernéticos e fraudes é uma excelente sensação.
Para se manter a par dos desafios da cibersegurança, saiba mais aqui.