Skip to content

Observatório das Empresas

Big data

Big data para dar resposta ao desafio da "distribuição na última milha"

Hoje em dia, vemos como cada vez mais membros da indústria tentam adaptar aquilo a que chamamos "distribuição múltipla". Usam-se veículos grandes para chegar o mais longe possível dentro das cidades trocando-os depois por veículos pequenos, como bicicletas, para levar as encomendas ao destino. Nós ajudamos a desenhar esses sistemas, usando métodos quantitativos.”

Com a atual urbanização global, um contínuo auge no comércio eletrónico e uma notável tendência para o consumismo e a procura, os retalhistas, fabricantes e prestadores de serviços logísticos enfrentam três desafios importantes para garantir uma distribuição eficiente na “última milha”: níveis cada vez maiores de densidade e congestão nas cidades, a fragmentação crescente da procura urbana e as expectativas cada vez maiores dos clientes. Matthias Winkenbach explica-nos de que forma a utilização de big data, algoritmos avançados e tecnologias inovadoras pode ajudar a melhorar a qualidade, a fiabilidade, a sustentabilidade ambiental e a rentabilidade da logística urbana na “última milha”.

 

Matthias Winkenbach
Diretor do Laboratório de Logística de Megacidades do MIT

Winkenbach é Doutorado em Transporte e Logística pela Otto Beisheim Graduate School of Management. É Investigador do Centro de Transporte e Logística do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e, desde 2015, é Diretor do Laboratório de Logística de Megacidades do MIT. Está a trabalhar na investigação predominantemente assistida e baseada nos dados no campo da logística urbana e na entrega na “última milha”, um projeto patrocinado por sociedades industriais globais

Clientes IoT Transformação Digital Marketing Digital e-commerce

Conheça as nossas soluções que vão mudar a forma como faz negócios

Artigos relacionados

Ajudamos a sua empresa a preparar-se para o mundo digital

Faça o seu diagnóstico digital e receba recomendações para impulsionar o seu negócio e prepará-lo para o futuro.

Parceiro de Transformação Digital

Parceiro Institucional

observatorio das empresas