Quercus e Vodafone defendem biodiversidade

Lisboa, 8 de Outubro de 2008 – A Vodafone e a Quercus vão contribuir para a preservação da biodiversidade e recuperação de actividades agrícolas e de pastoreio economicamente sustentáveis numa área do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Em parceria, vão desenvolver um projecto que visa preservar a Gralha-de-Bico-vermelho, uma ave em perigo de extinção em Portugal. A acção terá a duração de cinco anos e representa um investimento de 150 mil euros.

A Gralha-de-Bico-Vermelho é uma ave insectívora que está muito dependente de ecossistemas agro-pastoris extensivos criados pelo Homem. O principal objectivo do projecto é implementar medidas de conservação que garantam a continuidade da espécie, através da melhoria dos seus habitats, da alimentação e da protecção dos locais de nidificação – tudo isso com o envolvimento da comunidade local.

Neste quadro, será prestado apoio ao pastoreio de passagem, com recurso à colaboração de pastores locais, serão recuperados espaços para estabular os rebanhos e garantir o seu bem-estar, e serão desmatadas áreas ocupadas por vegetação arbustiva, através de meios mecânicos, para facilitar o acesso e a alimentação do gado.

Serão igualmente celebrados acordos locais de parceria para garantir a continuidade do projecto após 2012, designadamente com a cooperativa ‘Terra Chã’, promovendo a certificação de produtos locais, como o cabrito e o queijo, e a dinamização de produtos de Turismo de Natureza que valorizem a relação entre economia tradicional, conservação da natureza e biodiversidade.

Este projecto enquadra-se no programa Business & Biodiversity, lançado pela União Europeia e que tem como principal promotor em Portugal o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB). O objectivo essencial deste programa é sensibilizar e envolver as empresas na problemática da biodiversidade, a par da Meta 2010 – uma iniciativa lançada em 2004 por Governos, ONGs, empresas e outras entidades, na sequência da Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de 2002, de que a Quercus é parceira.