Skip to content

Press Releases

Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018

Vodafone faz primeira ligação 5G em Portugal com smartphone

Vodafone e Ericsson reforçam o seu papel de liderança na preparação da quinta geração móvel em Portugal.

A Vodafone Portugal apresentou hoje, pela primeira vez no nosso País, o protótipo de um smartphone 5G ligado a uma rede pré-comercial da Ericsson. Esta demonstração representa um avanço tecnológico sem precedentes no percurso que as duas Empresas têm vindo a desenvolver na preparação do lançamento comercial da rede móvel do futuro, tendo sido possível ver no ecrã de um smartphone, pela primeira vez em Portugal, o ícone de rede 5G.

A par do protótipo do smartphone 5G foram ainda apresentados mais dois exemplos do estado atual desta tecnologia, nomeadamente a primeira videochamada em ambiente de Realidade Virtual realizada em Portugal e um jogo VR multiplayer.

Estas demonstrações aconteceram no Edifício Sede da Vodafone Portugal, e a primeira ligação de um smartphone 5G em Portugal realizou-se em parceria com a Ericsson e a Qualcomm Technologies Inc, uma subsidiária da Qualcomm Incorporated. Para o efeito foi usada uma solução end-to-end pré-comercial da Ericsson – com uma antena de última geração Massive MIMO Air 6488 na faixa dos 3,6 GHz –, e o protótipo do smartphone da Qualcomm com chipset Snapdragon™ X50.

Com esta demonstração, a Vodafone dá mais um significativo passo tecnológico no que diz respeito ao futuro da inovação em Portugal. Além de apresentar o protótipo de um telemóvel 5G, esta demonstração concretiza os standards 5G Non-Standalone (NSA) fechados pela Indústria para a comercialização desta tecnologia.

Para Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, “o momento que hoje se testemunhou é um importante marco que coloca a Vodafone, mais uma vez, na linha da frente da inovação em Portugal. Começámos a antecipar o Futuro há um ano, quando realizámos os primeiros testes de 5G em ambiente de laboratório, e hoje desvendamos mais um pouco da realidade que vamos começar a viver num futuro breve: smartphones 5G nas ruas, ainda mais versáteis e velozes que os atuais, capazes de responder às necessidades de comunicação dos nossos Clientes. A Vodafone sempre liderou a introdução de novas tecnologias em Portugal e hoje mostramos, mais uma vez, que o 5G não será exceção”, reforça.

Luis Silva, Presidente da Ericsson Portugal, acrescenta: “Governo, Academia, startups e empresas vão ter um papel preponderante dentro do ecossistema do 5G. Imagine-se o poder de uma indústria com 6 mil milhões de subscritores e o potencial que o 5G trará para todos estes intervenientes. Estão reunidas todas as condições para o desenvolvimento da rede móvel do futuro, e a Ericsson orgulha-se de, juntamente com a Vodafone, estar na liderança desta revolução”.

Primeira videochamada 5G, em ambiente de Realidade Virtual

Além da sessão com o protótipo do smartphone da Qualcomm®, foi realizada a primeira videochamada 5G em Portugal, em ambiente de Realidade Virtual, entre Lisboa e Orlando, nos Estados Unidos da América.

A demonstração, intitulada Immersive Conference, permite a realização de conferências dinâmicas à distância, com a apresentação de vídeos, fotografias, objetos em 3D, entre outros, sempre em ambiente de realidade virtual. Esta experiência verdadeiramente imersiva possibilita que pessoas em diferentes pontos geográficos colaborem e comuniquem entre si em tempo real.

Outra das áreas onde a baixa latência e a alta taxa de transmissão vão desempenhar um papel decisivo é a do entretenimento, como ficou comprovado com a terceira demonstração apresentada: VR Multiplayer Gaming, onde dois jogadores competem, em simultâneo e sem falhas, entre si.

“A Vodafone, que tem comprovadamente a melhor rede móvel do País, está preparada para a chegada do 5G, como hoje se testemunhou. Estamos, desde 2014, a tornar progressivamente a rede Vodafone 5G ready, preparando as nossas infraestruturas e a nossa arquitetura de rede para a quinta geração móvel. Temos dado prioridade à implementação de equipamentos agnósticos à tecnologia, que com um simples upgrade de software estarão prontos para a rede móvel do futuro”, reforça João Nascimento, CTO da Vodafone Portugal.

Com o evento hoje realizado, a Vodafone Portugal e a Ericsson demonstram, uma vez mais, as potencialidades do 5G. Estas demonstrações aconteceram durante a final do Big Smart Cities, competição de empreendedorismo promovida pelas duas Empresas, e que este ano teve o seu foco no 5G.

Este slideshow necessita de JavaScript.