Skip to content

Press Releases

Lisboa, 06 de fevereiro de 2020

 

A APF e a Fundação Vodafone desenvolvem plataforma sobre Igualdade de Género e Orientação Sexual

  • esefosseoutracor.com é dirigida a jovens, educadores e famílias

Para muitos/as jovens, a escola não é ainda um espaço seguro. Segundo o EU LGBT Survey, cerca de 94% dos/as jovens LGBT testemunham comentários e comportamentos negativos em contexto escolar, em Portugal. Os dados existentes sobre a violência no namoro mostram que quase um terço dos rapazes legitima comportamentos de violência no namoro e cerca de 24% normaliza a violência sexual nestas relações.

Adicionalmente, de acordo com estudos realizados em Portugal pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), verifica-se que o preconceito entre o valor do trabalho para homem e mulher começa a ser desenvolvido nas crianças entre os 6 e os 8 anos. Os resultados destes estudos permitem ainda concluir que, apesar de existirem mais mulheres licenciadas do que homens, a taxa e as remunerações médias de base são superiores nos homens, em cerca de 20%.

A Associação para o Planeamento da Família (APF), com o apoio da Fundação Vodafone e apoio institucional da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) criaram uma plataforma denominada “E Se Fosse Outra Cor”, dirigida a crianças a partir do 2º ciclo, às famílias e docentes. Esta plataforma foi criada em formato website e app, atualmente disponível para o sistema operativo Android e brevemente para o sistema operativo iOS, e tem como principal objetivo fomentar a literacia quanto à igualdade de género e à liberdade para a orientação sexual.

Para promoção e comunicação desta nova plataforma será apresentada uma peça de teatro itinerante em 70 escolas do Ensino Básico (a turmas do 1º e 2º ciclos), de Norte a Sul de Portugal Continental e Ilhas da Madeira e Açores.

A peça “E se fosse de outra cor” é um espetáculo-oficina que retrata de forma lúdica alguns dos estereótipos de género que perduram na nossa sociedade, fomentando a reflexão e transmissão de uma mensagem inclusiva para os mais jovens, professores e educadores, com vista a geração de transformações positivas.

Um telemóvel e um portátil apresentarem o interface da plataforma sobre Igualdade de Género e Orientação Sexual