Skip to content

Press Releases

Lisboa, 25 de maio de 2021

Indústria lança Eco Rating, um novo rótulo ecológico para classificação dos telemóveis

  • Deutsche Telekom, Orange, Telefónica, Telia Company e Vodafone divulgam nova rotulagem para o consumidor identificar os telemóveis mais sustentáveis
  • O Eco Rating será implementado em toda a Europa, a partir do próximo mês de junho, abrangendo telemóveis de 12 fornecedores.
Eco Rating um novo rótulo ecológico verde

Os cinco maiores grupos de telecomunicações da Europa uniram forças para lançar um novo modelo de rotulagem Eco Rating para telemóveis, que ajudará os consumidores a identificar e comparar os equipamentos mais sustentáveis e, com isso, encorajará também os fornecedores a reduzir o impacto ambiental dos seus dispositivos.

O Eco Rating é uma iniciativa que foi criada em conjunto pela Deutsche Telekom, Orange, Telefónica (representando as marcas O2 e Movistar), Telia Company e Vodafone para fornecer informações consistentes e precisas acerca do impacto ambiental da produção, transporte, utilização e “fim de vida” dos smartphones. O Eco Rating permitirá aos operadores e aos seus clientes promoverem uma classificação mais ampla dos telemóveis e comprovar a procura por equipamentos mais sustentáveis.

A iniciativa Eco Rating irá avaliar uma gama de telemóveis novos de 12 marcas de telemóveis, no entanto, espera-se que no futuro outras marcas se juntem à iniciativa. De entre os parceiros desta fase de lançamento incluem-se a Bullitt Group (telemóveis ‘robustos’ das marcas CAT e Motorola), Doro, HMD Global (Nokia), Huawei, MobiWire, Motorola / Lenovo, OnePlus, OPPO, Samsung Electronics, TCL / Alcatel, Xiaomi e ZTE.

A partir do mês de junho, os cinco operadores irão introduzir os rótulos Eco Rating nos seus pontos de venda, nos 24 países europeus onde estão presentes. São eles: Albânia, Áustria, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Macedónia do Norte, Montenegro, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Turquia e Reino Unido. Os clientes podem saber mais sobre a iniciativa e verificar como é calculada a classificação em www.ecoratingdevices.com.

Após uma análise detalhada, cada telemóvel receberá uma pontuação global de Eco Rating, numa escala de 0 a 100 pontos, correspondente ao desempenho ambiental do equipamento, ao longo de todo o seu ciclo de vida. O rótulo Eco Rating irá também destacar cinco aspetos-chave da sustentabilidade dos dispositivos móveis, fornecendo informação adicional sobre a durabilidade, reparabilidade, reciclabilidade, eficiência climática e eficiência de recursos.

Os CEOs dos cinco operadores – Tim Höttges (Deutsche Telekom), Stéphane Richard (Orange), José María Álvarez-Pallete (Telefónica), Allison Kirkby (Telia Company) e Nick Read (Grupo Vodafone) – foram unânimes em acolher o lançamento da iniciativa Eco Rating: “Construir um futuro mais sustentável é responsabilidade de todos nós, por isso acreditamos que este é o momento certo para implementar o rótulo Eco Rating, harmonizado à escala da indústria, que irá promover a transparência e contribuir  para a sensibilização do impacto ambiental dos telemóveis que os nossos clientes escolhem. Esperamos, no futuro, acolher mais fabricantes e operadores de telecomunicações nesta iniciativa, e esperamos que o Eco Rating inspire todo o setor a acelerar a sua transição para um modelo mais circular para os telemóveis”.

A Metodologia Eco Rating

Utilizando a informação fornecida pelos fabricantes de dispositivos, o Eco Rating aplica uma metodologia consistente de avaliação igualitária e objetiva, através de 19 critérios diferentes, que resultam numa pontuação única para cada dispositivo.  Além disso, o Eco Rating fornece orientações em cinco áreas-chave:

  • Durabilidade - A robustez do dispositivo, a vida da bateria e o período de garantia do equipamento e dos seus componentes.
  • Reparabilidade: A facilidade de reparação do dispositivo, incluindo o design do telemóvel e as atividades de apoio que possam aumentar a vida útil do produto, melhorando o seu potencial de reparação, reutilização e atualização. Uma pontuação mais alta indica como se refletem estes aspetos.
  • Reciclabilidade - A facilidade com que podemos recuperar e desmontar componentes do dispositivo, a informação fornecida para permiti-lo, e a facilidade com que os materiais podem ser reciclados.
  • Eficiência climática - As emissões de gases com efeito de estufa durante todo o ciclo de vida do dispositivo. Quanto melhor for a pontuação nesta área, menor é o impacto climático.
  • Eficiência de recursos: Avalia o impacto causado pela quantidade de matérias-primas escassas que o dispositivo requer (por exemplo, ouro para o fabrico de componentes eletrónicos) numa perspetiva de esgotamento dos recursos. Quanto melhor for a pontuação nesta área, menor será o impacto na disponibilidade dos materiais.

A metodologia Eco Rating baseia-se no conhecimento da indústria e nas melhores práticas obtidas através de iniciativas anteriores de rotulagem ambiental. Esta foi desenvolvida com o apoio técnico e supervisão da IHOBE (uma agência pública especializada em Desenvolvimento Económico, Sustentabilidade e Ambiente), e conta com a participação de fornecedores de equipamentos móveis, utilizando as mais recentes normas e diretrizes da União Europeia, ITU-T, ETSI e ISO, com a introdução de novos parâmetros sempre que for apropriado.