Cookies
Usamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência digital, personalizar conteúdos e anúncios, para lhe proporcionar funcionalidades de redes sociais, e para analisar dados de navegação. Partilhamos informação, relativa à sua utilização do site, com parceiros externos de publicidade, redes sociais e de análise.
Ao “Aceitar todas as cookies” está a consentir cookies próprios e de terceiros, das categorias de performance, personalização e publicidade, conforme a nossa Política de Cookies.
Na Lista de Cookies encontra o detalhe dos cookies usados e uma descrição da finalidade de cada um.
Em alternativa, clique “Configurar cookies” onde pode gerir as suas preferências, ou rejeitar todas as cookies não essenciais. Pode alterar as suas escolhas a qualquer momento.
Configuração de cookies
A Vodafone valoriza a sua privacidade. Um cookie é um arquivo de texto que apenas identifica o seu computador no nosso servidor, não guardando informações pessoais como o seu nome ou os seus detalhes bancários. Com esta ferramenta pode compreender qual a informação que está a ser recolhida neste site e definir o modo de recolha e utilização de cookies e outras tecnologias similares através das opções abaixo. Rejeitar significa que está a rejeitar todas as cookies que não são estritamente necessárias para o website funcionar tecnicamente. A nossa Política de Cookies descreve a forma como utilizamos estas tecnologias.
Gestão de preferências

Estes cookies permitem o bom funcionamento técnico do site, garantem uma navegação através de ligação segura e permitem memorizar as suas preferências de forma a que não seja necessário voltar a configurá-las cada vez que visita o site. Considerando estas finalidades, a recolha destes cookies é obrigatória.


Estes cookies são utilizados para obter dados agregados de utilização do site para efeitos estatísticos por forma a analisar e melhorar continuamente o nosso serviço. Por exemplo, são utilizados cookies analíticos para saber o volume diário de visitas ao site ou volume de encomendas efetuadas.


Estes cookies permitem que o website apresente funcionalidades mais avançadas ou personalizar a sua experiência de utilização (por exemplo, a língua ou região em que se encontra, tamanho do texto, fontes e outras partes de páginas web que possa personalizar). As informações que estes cookies recolhem são anonimizadas e não permitem seguir a sua atividade de navegação noutros sítios Web.


Estes cookies são de entidades externas (terceiros) e permitem apresentar anúncios da Vodafone que sejam relevantes de acordo com os seus interesses nos respetivos sites. Permitem também limitar a quantidade de vezes que vê um determinado anúncio. Estas entidades poderão usar esta informação também para fins próprios. Para saber de que entidades se tratam consulte a Política de Cookies.


Cookies
We use cookies and other similar technologies to improve your digital experience, personalize content and ads, to provide you with social network functionalities, as well as to analyze browsing data on our website. Additionally, we share information about your use of our site with external advertising partners, social networks, and analysis services.
By "Accepting all cookies" you are consenting to cookies, both our own and those of third parties, in the categories of performance, personalization, and advertising, in accordance with our Cookie Policy .
In the Cookie List you will find details of the cookies used as well as a brief description of the purpose of each one.
Alternatively, click on "Manage cookies" where you can manage your preferences, or reject all non-essential cookies. You can change your choices at any time.
Cookies Management
Vodafone values your privacy. A cookie is a text file that only identifies your computer on our server, not storing personal information such as your name or bank details. With this tool, you can understand what information is being collected on this site and set the way cookies are collected and used through the options below. Rejecting means that you are rejecting all cookies that are not strictly necessary.
Manage Consent Preferences

These cookies allow the proper technical performance of the website, ensure secure browsing, and allow you to record your preferences so that you do not need to set them again each time you visit the site. For these purposes, the collection of these cookies is mandatory.


These cookies are used to obtain the overall site usage data for statistical purposes to analyze and continuously improve our service. For example, analytical cookies are used to measure the daily volume of visits, or the volume of received orders.


These cookies allow the website to display more advanced features or to customize your user experience (for example, the language or region you are in, text size, fonts, and other parts of web pages that you can customize). However, the data that these cookies collect is anonymized and does not allow them to track your browsing activity on other websites.


These cookies are from external parties (third parties) and allow them to show you relevant Vodafone advertisements according to your interests on other websites. They also allow you to control the number of times you see a particular advertisement. These third parties may also use this information for their own purposes. To find out who they are, please see our Cookie Policy.


Skip to content

Press Releases

Lisboa, 25 de maio de 2021

Indústria lança Eco Rating, um novo rótulo ecológico para classificação dos telemóveis

  • Deutsche Telekom, Orange, Telefónica, Telia Company e Vodafone divulgam nova rotulagem para o consumidor identificar os telemóveis mais sustentáveis
  • O Eco Rating será implementado em toda a Europa, a partir do próximo mês de junho, abrangendo telemóveis de 12 fornecedores.
Eco Rating um novo rótulo ecológico verde

Os cinco maiores grupos de telecomunicações da Europa uniram forças para lançar um novo modelo de rotulagem Eco Rating para telemóveis, que ajudará os consumidores a identificar e comparar os equipamentos mais sustentáveis e, com isso, encorajará também os fornecedores a reduzir o impacto ambiental dos seus dispositivos.

O Eco Rating é uma iniciativa que foi criada em conjunto pela Deutsche Telekom, Orange, Telefónica (representando as marcas O2 e Movistar), Telia Company e Vodafone para fornecer informações consistentes e precisas acerca do impacto ambiental da produção, transporte, utilização e “fim de vida” dos smartphones. O Eco Rating permitirá aos operadores e aos seus clientes promoverem uma classificação mais ampla dos telemóveis e comprovar a procura por equipamentos mais sustentáveis.

A iniciativa Eco Rating irá avaliar uma gama de telemóveis novos de 12 marcas de telemóveis, no entanto, espera-se que no futuro outras marcas se juntem à iniciativa. De entre os parceiros desta fase de lançamento incluem-se a Bullitt Group (telemóveis ‘robustos’ das marcas CAT e Motorola), Doro, HMD Global (Nokia), Huawei, MobiWire, Motorola / Lenovo, OnePlus, OPPO, Samsung Electronics, TCL / Alcatel, Xiaomi e ZTE.

A partir do mês de junho, os cinco operadores irão introduzir os rótulos Eco Rating nos seus pontos de venda, nos 24 países europeus onde estão presentes. São eles: Albânia, Áustria, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Macedónia do Norte, Montenegro, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Turquia e Reino Unido. Os clientes podem saber mais sobre a iniciativa e verificar como é calculada a classificação em www.ecoratingdevices.com.

Após uma análise detalhada, cada telemóvel receberá uma pontuação global de Eco Rating, numa escala de 0 a 100 pontos, correspondente ao desempenho ambiental do equipamento, ao longo de todo o seu ciclo de vida. O rótulo Eco Rating irá também destacar cinco aspetos-chave da sustentabilidade dos dispositivos móveis, fornecendo informação adicional sobre a durabilidade, reparabilidade, reciclabilidade, eficiência climática e eficiência de recursos.

Os CEOs dos cinco operadores – Tim Höttges (Deutsche Telekom), Stéphane Richard (Orange), José María Álvarez-Pallete (Telefónica), Allison Kirkby (Telia Company) e Nick Read (Grupo Vodafone) – foram unânimes em acolher o lançamento da iniciativa Eco Rating: “Construir um futuro mais sustentável é responsabilidade de todos nós, por isso acreditamos que este é o momento certo para implementar o rótulo Eco Rating, harmonizado à escala da indústria, que irá promover a transparência e contribuir  para a sensibilização do impacto ambiental dos telemóveis que os nossos clientes escolhem. Esperamos, no futuro, acolher mais fabricantes e operadores de telecomunicações nesta iniciativa, e esperamos que o Eco Rating inspire todo o setor a acelerar a sua transição para um modelo mais circular para os telemóveis”.

A Metodologia Eco Rating

Utilizando a informação fornecida pelos fabricantes de dispositivos, o Eco Rating aplica uma metodologia consistente de avaliação igualitária e objetiva, através de 19 critérios diferentes, que resultam numa pontuação única para cada dispositivo.  Além disso, o Eco Rating fornece orientações em cinco áreas-chave:

  • Durabilidade - A robustez do dispositivo, a vida da bateria e o período de garantia do equipamento e dos seus componentes.
  • Reparabilidade: A facilidade de reparação do dispositivo, incluindo o design do telemóvel e as atividades de apoio que possam aumentar a vida útil do produto, melhorando o seu potencial de reparação, reutilização e atualização. Uma pontuação mais alta indica como se refletem estes aspetos.
  • Reciclabilidade - A facilidade com que podemos recuperar e desmontar componentes do dispositivo, a informação fornecida para permiti-lo, e a facilidade com que os materiais podem ser reciclados.
  • Eficiência climática - As emissões de gases com efeito de estufa durante todo o ciclo de vida do dispositivo. Quanto melhor for a pontuação nesta área, menor é o impacto climático.
  • Eficiência de recursos: Avalia o impacto causado pela quantidade de matérias-primas escassas que o dispositivo requer (por exemplo, ouro para o fabrico de componentes eletrónicos) numa perspetiva de esgotamento dos recursos. Quanto melhor for a pontuação nesta área, menor será o impacto na disponibilidade dos materiais.

A metodologia Eco Rating baseia-se no conhecimento da indústria e nas melhores práticas obtidas através de iniciativas anteriores de rotulagem ambiental. Esta foi desenvolvida com o apoio técnico e supervisão da IHOBE (uma agência pública especializada em Desenvolvimento Económico, Sustentabilidade e Ambiente), e conta com a participação de fornecedores de equipamentos móveis, utilizando as mais recentes normas e diretrizes da União Europeia, ITU-T, ETSI e ISO, com a introdução de novos parâmetros sempre que for apropriado.