Aumentar a segurança dos motoristas de táxi
De forma não só a combater a criminalidade exercida sobre os condutores de veículos de táxi, bem como contribuir para a deteção e reação operacional rápida a este tipo de crime, foi pensada a criação de um sistema de receção e seguimento de alarmes.
Esta conjuga a potencialidade das telecomunicações com as técnicas de geo-localização, tendo em consideração a imprevisibilidade e mobilidade deste tipo de ocorrências.
+ 1700
táxis abrangidos
O sistema
O Sistema Táxi Seguro é um sistema inovador e eficaz na prevenção e combate à violência a que os taxistas estão potencialmente sujeitos. Trata-se de um sistema aberto, disponível em todo o território nacional, que possibilita a integração de todas as viaturas de táxi, desde que os equipamentos de localização nelas instalados obedeçam às especificações técnicas definidas e haja livre adesão dos interessados.
Funcionamento
Disponível em
A sua tecnologia é corporizada pela utilização do GSM e do GPS, permitindo à PSP determinar, a partir do momento em que o condutor dá o alerta, a localização do veículo em tempo real, quer esteja parado, quer em movimento.
A partir de então, além de seguir o seu itinerário, a PSP tem acesso ao som ambiente do interior do veículo. Esta ligação direta entre o condutor e a PSP permite às forças de segurança determinar com maior precisão o grau de perigosidade da situação, possibilitando uma melhor adequação dos meios a utilizar e das ações a desencadear.
Impacto nos ODS
A Fundação Vodafone apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas. O programa Táxi Seguro contribuiu para o atingimento dos seguintes ODS:
Parceiros
Este sistema, desenvolvido pela Fundação Vodafone em Portugal em parceria com o MAI e envolvendo a Polícia de Segurança Pública.