Skip to content

Como atuamos

A nossa estratégia
Compromisso com a sociedade
Privacidade e segurança
Cibersegurança

Pretendemos contribuir para a criação de uma Sociedade Digital inclusiva, onde a nossa Tecnologia e os seus benefícios sejam acessíveis a todas as pessoas.
Estamos comprometidos em preservar o Planeta, pois acreditamos que o desenvolvimento do negócio não implica ter um impacto ambiental negativo.

A confiança que os Clientes e outros Stakeholders depositam na Empresa é um elemento essencial para a Vodafone Portugal e para o reforço continuado da reputação e valor da marca Vodafone.

Com o objetivo de manter esta relação de confiança, a Empresa assume o compromisso de atuar e conduzir permanentemente o negócio de forma ética, responsável e transparente.

Com 30 anos de experiência de serviço ao público, a Vodafone Portugal prossegue a sua estratégia de diferenciação, assente na criação de soluções tecnológicas inovadoras que transformam a vida das pessoas e das empresas, e proporcionam uma qualidade no serviço fixo e móvel que se destaca e que é claramente reconhecida pelo mercado.

O que pretendemos

Nos últimos anos, a Empresa tem vindo a implementar uma profunda alteração estrutural, ao apostar na modernização e expansão das redes de nova geração, móveis e fixas, reforçando o seu compromisso em continuar a inovar neste setor, mantendo o rumo alinhado com a sua visão de futuro de transformação numa empresa de tecnologia.

O nosso compromisso com os Clientes

1

Garantir os melhores produtos e serviços tecnológicos e de conectividade

2

Garantir os serviços digitais mais inovadores

3

Garantir a melhor experiência digital

Os Clientes estão no centro da estratégia da Vodafone Portugal e é para eles que a Empresa trabalha todos os dias de forma a garantir os melhores produtos e serviços, aliando a inovação e qualidade de forma estreita. Esta visão acompanha a estratégia da Vodafone Portugal desde a sua criação.

Em linha com a sua estratégia de proporcionar a melhor experiência aos Clientes, e respondendo permanentemente às suas necessidades, a Empresa mantém canais privilegiados de contacto e interação com estes. Esta orientação para a melhoria contínua permite à Vodafone proporcionar uma experiência coerente e consistente em todos os pontos de contacto, atuando numa lógica multicanal.

Na Vodafone, queremos contribuir para a criação de uma Sociedade mais robusta, segura, justa e mais sustentável. A nossa Política Pública define como queremos contribuir para a Sociedade.

Reconhecemos que temos um papel fundamental a desempenhar numa Sociedade que é cada vez mais digital.

Envolvemo-nos ativamente, colaboramos e cooperamos com várias entidades, como o Governo e Empresas para o conseguirmos atingir conjuntamente.

Através das nossas soluções, pretendemos:

  • Endereçar os desafios sociais, económicos e ambientais atuais, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
  • Contribuir para que as Pessoas e Comunidades, as Empresas e os Serviços Públicos possam inovar e prosperar, através da sua transformação digital.

O nosso compromisso com a Sociedade centra-se em 4 áreas de foco:

Industria 4.0

Indústria 4.0

A utilização de tecnologias inovadoras como o 5G e o IoT permitirá à indústria revolucionar as suas operações e impulsionar a competitividade industrial global.

Rapariga em chamada telefónica no escritório

PMEs

Ajudamos as pequenas empresas a ultrapassar as barreiras da Conectividade e Digitalização e contribuímos para a criação de um setor de PMEs mais competitivo e resiliente.

Zonas rurais

Sector Agrícola

A Internet das Coisas e a rede 5G são tecnologias que contribuem para melhorar a gestão agrícola através da monitorização das culturas, nomeadamente dos fatores ambientais e do solo, prevenção de doenças e rastreabilidade na cadeia agroalimentar.

Funcionária de saúde a utilizar um tablet

Serviços Públicos

Contribuímos para melhorar os serviços públicos essenciais e o acesso aos mesmos, com vista ao benefício da Comunidade.

O nosso compromisso com a Sociedade baseia-se em 3 princípios distintos:

Rapariga a sorrir enquanto usa um smartphone na cidade, junto a um rio

Confiança

A Vodafone pretende ser um Parceiro de confiança para os seus Clientes e para a Sociedade, oferecendo produtos e serviços simples e relevantes; sendo transparente ao nível dos preços que pratica; dando liberdade de escolha aos seus Clientes e garantindo a sua privacidade e segurança.

Passadeira com peões vista de cima

Equidade

A Vodafone reconhece que a qualidade e disponibilização da nossa rede fixa e móvel estão na base da digitalização das economias e sociedades. O acesso a infraestruturas digitais é, só por si, transformador e pode permitir o crescimento das comunidades, ajudando as pessoas a melhorar as suas vidas e as Empresas a prosperar.

Temos o compromisso de instalar as nossas redes e serviços de forma a apoiar objetivos públicos. A Vodafone investe continuamente na aquisição de espetro e na implantação de infraestruturas para redes gigabit, de modo a fornecer uma rede de qualidade, segura e de confiança.

Rapariga a utilizar óculos de realidade virtual

Liderança

A nossa experiência em Tecnologia, Redes, Conectividade, Plataformas e Serviços tem transformado a Vodafone numa das maiores Empresas de Tecnologia de Comunicação, com serviços em banda larga móvel e fixa, e num inovador global em tecnologia IoT.

Também é de destacar o estabelecimento de parcerias não só para instalação de rede, mas também para além do nosso setor, estimulando o desenvolvimento de serviços digitais por terceiros e impulsionando o sucesso de outros negócios na sua transformação digital. 

Para além disso, os projetos desenvolvidos pela Fundação, colocando a Tecnologia ao serviço da Sociedade, pretendem melhorar a vida das pessoas. 

Acreditamos que é tudo isto que torna a Vodafone única e um parceiro de eleição

Saiba mais sobre como queremos contribuir para a Sociedade, clicando aqui.

O nosso compromisso com a privacidade e a segurança é uma parte vital da nossa responsabilidade para com os nossos Cientes e um fator decisivo na conquista da sua confiança.
A Segurança e Privacidade é também uma parte fundamental da nossa Cultura e do nosso Código de Conduta que todos que trabalham na e para a Vodafone devem seguir.

A Vodafone dispõe de processos e controlos de governance rigorosos para proteger os dados pessoais dos Clientes, respeitar a sua privacidade e gerir proactivamente os riscos de cibersegurança que as empresas enfrentam atualmente.

Privacidade

A Vodafone Portugal rege-se, desde sempre, por princípios muito claros e transparentes na relação com os seus Clientes, Colaboradores e Parceiros. Levamos muito a sério a segurança e o cumprimento das leis de proteção de dados e da privacidade. Sempre que desenvolve produtos, lança campanhas, contrata vendedores, parceiros, recolhe, usa e partilha a informação, a Vodafone Portugal observa e cumpre as leis de proteção de dados e a sua Declaração de Privacidade.

Desta forma, a Vodafone Portugal tem procurado sempre garantir que tem implementadas todas as medidas técnicas e organizacionais necessárias para assegurar a segurança, confidencialidade, disponibilidade, integridade e o respeito pela privacidade dos titulares dos dados garantido que apenas tratamos os dados pessoais para as finalidades que foram comunicadas, assim como para prestação dos serviços de comunicações eletrónicas.

Sendo as Telecomunicações consideradas um serviço crítico para a Sociedade, na Vodafone reconhecemos a importância da Segurança da Informação e da Cibersegurança. Nenhuma Organização, Governo ou Pessoa está totalmente protegida de ciberataques.

No setor das Telecomunicações, enfrentamos diariamente um conjunto único de riscos pois fornecemos serviços de conectividade e lidamos com informação de Clientes e Parceiros.

A nossa abordagem para a Cibersegurança

A Vodafone liga milhões de pessoas e organizações, pelo que a segurança da sua rede, sistemas e clientes é uma prioridade e parte fundamental do Propósito da Empresa.
Os nossos Clientes utilizam os produtos e serviços da Vodafone não só pela conectividade de última geração, mas também porque confiam que as suas informações estão seguras.

Rapariga a trabalhar num computador

Modelo Operacional

O modelo operacional implementado é baseado nas principais normas de segurança e boas práticas do setor. A Vodafone tem uma equipa internacional de mais de 800 Colaboradores que estão focados na constante monitorização, proteção e defesa dos sistemas e dados dos Clientes.

Trabalhamos ainda em estreita colaboração com peritos e consultores externos, de forma a manter as nossas competências especializadas. Com este modelo em escala, beneficiamos de uma colaboração global, partilha de tecnologia e conhecimentos que nos permite ter uma maior visibilidade sobre as ameaças emergentes. Embora a equipa de Cibersegurança lidere na deteção, resposta e recuperação, temos controlos preventivos e de proteção incorporados em toda a nossa Tecnologia e no nosso Negócio.

Linhas de código num computador

Riscos de Cibersegurança

Gerir os riscos e ameaças de Cibersegurança é fundamental para manter a segurança dos nossos serviços, clientes e parceiros em todas as áreas do Negócio

Temos uma equipa global focada em identificar e gerir qualquer risco emergente ou potencial, com um foco muito forte em monitorizar, proteger e defender constantemente os nossos sistemas e dados dos nossos clientes.

São realizadas revisões regulares dos potenciais riscos de segurança que podem afetar a nossa Empresa e desenvolvemos estratégias de deteção, prevenção e resposta.

De forma complementar, trabalhamos com Parceiros especialistas na área da Segurança, garantindo que obtemos as competências técnicas necessárias e que aplicamos as melhores práticas nesta área.

Como parte integrante do Grupo Vodafone, beneficiamos de uma colaboração global, partilhando soluções tecnológicas e conhecimento, que nos permite ter uma maior visibilidade das ameaças emergentes e responder de forma mais eficiente.

Controlos de Segurança

Os controlos podem prevenir, detetar ou dar resposta a ameaças. Uma das prioridades da equipa de segurança passa por identificar ameaças e riscos que possam impactar a Vodafone evitando assim a materialização de algum dano adverso nos serviços que prestamos aos nossos Clientes e Parceiros. Na Vodafone, utilizamos um quadro de referência global designado por Cyber Security Baseline. Este inclui controlos-chave, que reduzem significativamente o risco de cibersegurança, através da prevenção, deteção ou resposta a eventos e  ataques.

Este quadro de referência foi inicialmente estruturado com base num padrão internacional criado para os principais riscos a que estamos sujeitos, proporcionando uma proteção mais abrangente. Este quadro de referência é revisto anualmente, devido à evolução das ameaças, criando controlos novos ou reforçando outros. 

Temos uma equipa especializada que analisa e valida a eficácia dos nossos controlos de segurança, sendo o nosso ambiente de controlo sujeito a auditorias internas regulares.  

A segurança da nossa rede é testada anualmente, de forma independente para assegurar que mantemos os mais elevados padrões e que os nossos controlos estão a funcionar de forma eficaz. 

Temos ainda certificações de segurança da informação auditadas de forma independente.

Cumprimos os requisitos e certificações locais e contribuímos ativamente para consultas e debates sobre leis e regulamentos que visam melhorar e garantir a segurança da rede.

Ecrã de computador refletido nas lentes dos óculos de uma pessoa

Código de Cibersegurança Vodafone

Também reconhecemos a importância da Cibersegurança na Cultura Vodafone.

Todos os colaboradores são responsáveis pela Cibersegurança e devem seguir os princípios apresentados no Código de Cibersegurança, estarem atentos a ameças e reportar atividades suspeitas.

Integrado no Código de Conduta da Empresa, o Código de Cibersegurança é a base de como esperamos que todos os colaboradores se comportem no que concerne às melhores práticas nesta área.

Código de verificação a ser inserido num telemóvel
Chip com a imagem de um escudo

Ciberataques

Como operador de Tecnologia de Comunicação global, estamos sujeitos a ameaças de Cibersegurança, sendo a maior parte destas identificadas e mitigadas, sem qualquer impacto. Quando ocorre um evento de segurança, temos um quadro consistente de gestão de incidentes e uma equipa experiente para gerir a resposta ao mesmo, com foco na rapidez de mitigação do risco e na segurança do Cliente.

Promovemos uma ativa comunicação e envolvimento com partes interessadas, incluindo instituições académicas, Indústria e Governo, a fim de proteger a Vodafone, responder a ameaças e trabalhar em colaboração na partilha de boas práticas. Dada a nossa experiência, temos colaborado com um vasto número de organizações para ajudar a melhorar a sua compreensão ao nível da Cibersegurança.