Skip to content

Tecnologia

Educação

Como a tecnologia está a tornar a educação mais acessível

O futuro da aprendizagem.

Quando se inicia um negócio, ter uma formação sólida pode ser a base para conseguirmos tornar-nos especialistas na área. Isto implica ter o conhecimento e a informação adequados, bem como as competências que podem ser aplicadas diariamente em práticas empresariais.

No entanto, um ensino de qualidade elevada pode ser um privilégio, ao qual muitas pessoas não conseguem aceder. Barreiras como a pobreza, a falta de recursos (recursos humanos e materiais de aprendizagem) e a distância geográfica, podem restringir ou impedir o acesso à educação. Isto, por sua vez, pode colocar estas pessoas em desvantagem quando entram no mundo dos negócios e até afetar as suas carreiras a longo-prazo.

Como ultrapassar estas barreiras? É aqui que a tecnologia já está a desempenhar um papel importante.

Empreendedores de todo o mundo estão a recorrer à tecnologia para encontrar novas formas de tornar a educação mais acessível. Em particular, a aprendizagem online passou a ter um papel preponderante para a democratização da educação, proporcionando a todos um acesso essencial para conseguirem atingir a excelência no futuro.

 

"Um produto que pode ajudar todos aqueles que querem aprender"

Dois dos empreendedores que estão a liderar este caminho são Rafael Gonzalo e Borja Adanero, os fundadores da escola de negócios que está a crescer mais rapidamente na Europa, The Power MBA. A escola oferece um programa online que proporciona uma educação empresarial de alto nível.

Como oradores no evento ThoseWhoDare, Rafael e Borja afirmaram a sua forte convicção de que ter acesso à educação é um dos bens mais valiosos que alguém pode possuir, o que os motivou a iniciar o seu negócio. "O conhecimento adquirido é algo que nos vai ajudar ao longo da vida, independentemente do que tivermos de enfrentar".

 

Educação ao longo da vida

A dupla queria devolver o poder às pessoas, permitindo-lhes escolher quando e onde aprender. Em vez de verem a educação como uma etapa fixa na vida, eles acreditam que a educação deve ser constante e aberta a qualquer pessoa, independentemente da sua idade. "A muito falada educação ao longo da vida não é uma questão de filosofia de vida é, sem dúvida, uma necessidade absoluta".

Ao continuarem a aprender ao longo da sua vida, os estudantes adquirem também um melhor entendimento dos negócios. Devido à sua natureza acelerada, as novas tendências estão a surgir permanentemente e, ao se manterem a par delas, aqueles que aprendem ao longo do tempo estão mais bem posicionados para causar impacto na sua área. "Se quer compreender o mundo empresarial de hoje, tem de conhecer e estar próximo das empresas que estão a mudar as coisas hoje".

 

Desafios da aprendizagem

A educação não é apenas valiosa devido aos conhecimentos que proporciona, mas também à experiência que oferece. A aprendizagem pode ser difícil, seja porque tem de se familiarizar com novas informações, seja por ter de fazer exames ou de errar para resolver problemas. Mas são estes altos e baixos que a tornam tão valiosa.

"No final, o caminho para o sucesso ou fracasso é a combinação de pequenos erros e pequenos sucessos".

Ao passar pela experiência dos vários fracassos e sucessos, que advêm da educação, os estudantes ficam mais bem preparados para os diferentes desafios que tiverem de enfrentar no futuro.

 

Um futuro digital

Com o início da pandemia, muitas pessoas tiveram de fazer a transição para a aprendizagem online. E, embora tenha havido resistência na sua adoção, muitos têm vindo a aperceber-se dos benefícios que ela pode ter.

"Muitas pessoas estavam céticas em relação à formação online, não acreditavam nela. E, dadas as circunstâncias, em muitos casos, foram obrigados a experimentá-la. Quando se experimenta, percebe-se que é uma abordagem com vantagens que sempre considerámos ter: mais cómoda, mais próxima, e mais eficiente".

Como empreendedores que proporcionam educação às pessoas através da tecnologia, de formas novas e inovadoras, a aprendizagem online parece estar aqui para ficar.