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Pessoas e cultura

A Vodafone pretende ser um Parceiro de confiança no que toca a ligarmo-nos por um futuro melhor. Esta é a nossa ambição. Não descansamos enquanto não melhoramos a vida dos nossos Clientes, dos nossos Colaboradores e da Comunidade. Esta é a nossa paixão. Somos curiosos e procuramos sempre novas soluções para os nossos Clientes.

Tudo começa em cada um de nós. Independentemente de onde trabalhamos na Vodafone, agimos como uma só equipa. Juntos, criamos as condições para que cada um de nós possa ter a sua própria individualidade e sentir que pertence verdadeiramente à Empresa.

Ambiente de trabalho inclusivo
Bem-estar e saúde mental
Fairpay
Ambiente de trabalho seguro
Código de conduta

Na Vodafone, acreditamos que as melhores ideias, soluções e inovações surgem quando trabalhamos juntos, em equipa, e aceitamos e respeitamos a individualidade de cada pessoa, fazendo com que todos sintam que pertencem à Empresa.
Estamos focados em construir uma cultura inclusiva, onde cada pessoa possa ser ela própria e onde todos se sintam aceites pelo que realmente são. Só assim conseguimos que as pessoas atinjam o seu verdadeiro potencial.

Neste âmbito, a Vodafone tem tido uma abordagem holística à Diversidade e Inclusão, em três eixos de atuação: Colaboradores, Clientes e Comunidade. Em cada um destes eixos, temos vindo a implementar um conjunto de políticas e procedimentos, de modo a dar a melhor resposta e a efetuarem-se as adaptações necessárias para uma maior inclusão de todas as diferenças, quer sejam elas visíveis ou invisíveis.

Na Vodafone, reconhecemos a importância do bem-estar para garantir que as nossas Pessoas possam prosperar e sentir-se bem enquanto trabalham, abrangendo não só o seu estado físico como mental. ​

Neste âmbito, e de forma a dar resposta e a apoiar os Colaboradores a melhor se adaptarem aos desafios com que se vão cruzando diariamente, disponibilizamos um conjunto de iniciativas serviços que os nossos Colaboradores podem usufruir.

Programa de Well-Being da Vodafone​

As iniciativas de Bem-estar e Saúde Mental encontram-se integradas no Plano de Well-being da Vodafone. Este Programa está dividido em 6 pilares distintos, abrangendo áreas como Saúde Emocional e Mental, Saúde Física e Financeira, entre outras. ​

Círculo com o speechmark da Vodafone no centro e dividido em 6 secções coloridas

Na Vodafone, o nosso compromisso com o Fair Pay é consistente com o nosso propósito de contribuir para a construção de uma sociedade digital inclusiva e justa, com a nossa Cultura e com a nossa vontade e empenho em apoiar e motivar os nossos Colaboradores, garantindo transparência e igualdade de oportunidades.​

Os Princípios da Compensação no Grupo Vodafone

Regemos a nossa Compensação com base em 6 principios transversais a todo o Grupo Vodafone que garantem políticas competitivas no Mercado e livres de Discriminação.

Competitividade de Mercado

A Compensação das nossas pessoas é ajustada pelas suas competências, função e contexto do mercado.

Livre de Discriminação

Acreditamos que a Compensação não pode ser influenciada por fatores como o género, idade, incapacidades, orientação sexual, identidade e expressão de género, raça, herança cultural ou credo.

Nível de vida

Avaliamos regularmente como a nossa Compensação se enquadra no contexto português.

Partilhar do nosso Sucesso

Acreditamos que os nossos Colaboradores devem ter a oportunidade de partilhar do sucesso da Vodafone sendo elegíveis para atribuição de componentes de compensação associados ao desempenho, como o incentivo anual ou remuneração variável.

Benefícios para todos

Temos um pacote de benefícios alargado que garante aos nossos Colaboradores o acesso a um Seguro de Saúde, Seguro de Vida, Plano de Pensões, entre outros.

Transparência

Pretendemos que os nossos Colaboradores entendam a sua compensação e os princípios que a orientam.

Conscientes da importância da saúde e segurança das pessoas que trabalham para nós, estamos empenhados em proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, fomentando uma cultura de segurança alavancada em comportamentos de prevenção e tomada de decisões coerentes com os nossos valores.

Homem com equipamentos de proteção individual junto a uma antena

O nosso compromisso com a Segurança

Manter as pessoas que trabalham na e para a Vodafone em segurança é parte integrante dos nossos valores. É por isso que trabalhamos sempre em segurança, promovemos uma abordagem centrada na adoção de práticas de segurança exigentes por parte dos nossos Colaboradores, Fornecedores, Subcontratados, envolvendo os nossos Clientes e Pares.

A preocupação com a segurança das pessoas está sempre presente e alinhada com o nosso compromisso alargado de prevenção de riscos.

Este compromisso com a Segurança não é diferente entre os nossos Colaboradores e as pessoas que trabalham para as empresas nossas fornecedoras e subcontratados, pois queremos que todas as pessoas que trabalham na e para a Vodafone possam voltar a casa todos os dias, em segurança.

Rapariga a escrever num portátil

A nossa abordagem

De acordo com o nosso Código de Conduta, todas as Pessoas que trabalham na e para a Vodafone devem comportar-se, de forma segura e responsável.

A nossa Política de Saúde, Segurança e Bem-estar reflete o nosso compromisso de estabelecer uma cultura forte nesta área. Esta política é acompanhada por normas detalhadas que estabelecem as medidas específicas que devem ser tomadas para gerir os principais riscos a que estamos sujeitos.

Na Vodafone, trabalhamos arduamente para assegurar que todos os que trabalham connosco compreendem e cumprem as Absolute Rules.

Este é um tema transversal a toda Vodafone. A Segurança é uma responsabilidade de todos e a equipa de liderança está comprometida em dar o exemplo, agindo com integridade, demonstrando respeito e promovendo o desenvolvimento de soluções inovadoras. Acreditamos que o sucesso no desenvolvimento de uma cultura de segurança está na construção de uma relação genuína entre todos promovendo conversas honestas sobre saúde e segurança.

Para reforçar a importância da prevenção e mostrar o compromisso e proximidade da gestão de topo aos temas da segurança, todos os anos, são realizadas visitas a projetos que envolvem atividades de risco elevado pelos membros da Administração, e realizadas inspeções e auditorias de segurança.

A nossas Absolute Rules

No âmbito da Segurança, a Vodafone tem 8 Absolute Rules com foco nos riscos que apresentam maior potencial de dano para qualquer pessoa que trabalhe na e para a Vodafone. Estas regras são claras e sustentadas numa abordagem de tolerância zero durante o trabalho.

As Absolute Rules ajudam-nos a garantir que colocamos sempre a nossa saúde e segurança, bem como a saúde e segurança das nossas pessoas, em primeiro lugar.

Ícone de uso de cinto de segurança

Use SEMPRE o cinto de segurança quando viaja em veículos automóveis.

Ícone de proibição de excesso de velocidade

NUNCA exceda os limites de velocidade.

Ícone de proibição de uso de telemóvel enquanto conduz

NUNCA use o telemóvel enquanto conduz sem dispositivo mãos-livres.

Ícone de proibição de uso de álcool e drogas

NUNCA conduza sob efeito de álcool ou drogas.

Ícone associado a trabalhos elétricos

NUNCA realize trabalhos elétricos se não tiver qualificações para o fazer.

Ícone associado a trabalhos em altura

Use SEMPRE equipamento de proteção anti-queda em trabalhos em altura.

Ícone de proibição de trabalhos na via pública ou subsolo sem qualificação

NUNCA realize trabalhos na via pública ou no subsolo se não tiver qualificações para o fazer.

Ícone de segurança na proximidade de linhas de distribuição de energia elétrica

Mantenha SEMPRE a distância de segurança e use o equipamento adequado, quando estiver na proximidade de linhas de distribuição de energia elétrica.

Trabalhador com equipamentos de proteção individual em altitude numa antena

A nossa Política de Saúde, Segurança e Bem-estar

O nosso Código de Conduta reforça a necessidade de existir uma conformidade total ao nível dos sistemas e processos definidos para manter todas as pessoas que trabalham na e para a Vodafone continuamente em segurança.

Todos os Colaboradores da Vodafone e os Colaboradores das empresas fornecedoras e dos seus subcontratados devem comportar-se de forma segura e responsável: 

  • Cumprir sempre as Absolute Rules;
  • Intervir se virem alguém a ter um comportamento inseguro;
  • Ter em consideração as consequências que as suas ações têm na saúde e segurança dos outros;
  • Nunca comprometer a sua própria Saúde e Segurança e a dos outros.

Para além das Absolute Rules, a Política Global de Saúde, Segurança e Bem-estar de Fornecedores estabelece requisitos adicionais de segurança a nível operacional, particularmente para atividades de alto risco. A Política sublinha a necessidade de os Fornecedores monitorizarem, continuamente, o seu cumprimento, informarem-nos sobre o seu desempenho ao nível da segurança e de disporem de mecanismos robustos para gerir a segurança na sua própria cadeia de subcontratação. Esta Política exige que os fornecedores estabeleçam um plano de segurança antes de realizarem determinadas atividades de risco elevado. 

Trabalhadores com equipamentos de proteção individual

Monitorização e reporte

Monitorizar e reportar o nosso desempenho ao nível da Segurança é essencial para garantir a saúde e segurança de todos os que trabalham na e para a Vodafone. Permite-nos ainda focar-nos e endereçarmos os riscos inerentes ao nosso setor. 

É por isso que na Vodafone, monitorizamos as várias situações que possam ocorrer no dia-a-dia, com vista ao melhoramento contínuo dos nossos controlos de segurança

Para além disso, queremos que as nossas equipas, fornecedores e stakeholders tenham a possibilidade de desenvolver o seu conhecimento, com base nos dados de desempenho que partilhamos.

Saiba mais sobre os dados reportados pelo Grupo Vodafone, clicando aqui.

O nosso Código de Conduta define o que esperamos de cada pessoa que trabalha na e para a Vodafone. Este Código destaca ainda as nossas responsabilidades para com os Colaboradores, Parceiros e Clientes.​

Orienta as práticas diárias de todos os Colaboradores, bem como a relação com todos os Stakeholders, servindo ainda de base para o Código de Ética das Compras, para a Política da Qualidade, Política de Desenvolvimento Responsável da Rede e Política Ambiental.​

As nossas pessoas

Apostamos no talento das pessoas, desafiamos cada um a desenvolver continuamente o seu potencial, e estamos comprometidos em criar um ambiente de trabalho próspero e inclusivo, aberto a experimentar novas formas de trabalhar, onde continuamente estamos a aprender e a adaptarmo-nos. 

1562

Colaboradores

13

Nacionalidades

4

Gerações

+400

Parceiros