Responsabilidade Social
Maior rede europeia alimentada 100% com eletricidade originada em fontes renováveis
Sustentabilidade na Vodafone
O Desenvolvimento Sustentável e a Responsabilidade Social são parte integrante da estratégia da Vodafone Portugal e um pilar de referência do posicionamento da Empresa no mercado. Queremos que este empenho seja visível para todos, até porque faz parte do dia-a-dia dos Colaboradores e da relação com Clientes e Fornecedores.
Por isto os princípios de Sustentabilidade estão inscritos nos princípios de atuação que traçam a sua cultura e forma de trabalhar, integrando de forma indelével a cultura e essência da Empresa e dos Colaboradores e refletindo-se em todos os níveis da organização e nas práticas de Governance e Ética Empresarial.


A posição de liderança da Vodafone Portugal no mercado de telecomunicações é suportada numa estratégia de diferenciação e qualidade na qual a Sustentabilidade do Negócio tem um papel fundamental.
O modelo de Governo do Grupo Vodafone, que se aplica de forma direta à Vodafone Portugal, está espelhado no ‘Group Governance and Policy Manual’.

Estratégia e Desempenho
O compromisso da Vodafone Portugal com a melhoria contínua do desempenho ambiental e social está gravado nos objetivos estratégicos da Empresa, que integra desde a sua génese princípios de excelência, refletidos nas políticas de Responsabilidade Social, que têm assegurado um papel relevante na matriz dos seus pilares estratégicos.
A Sustentabilidade é parte integrante dos processos de decisão da Vodafone Portugal, garantindo o equilíbrio económico, social e ambiental da Empresa a médio e longo prazo, criando mais Valor para os Clientes, Colaboradores, Acionistas e contribuindo ativamente para a construção e desenvolvimento de uma Sociedade mais equilibrada.

As iniciativas de Responsabilidade Social decorrem do plano estratégico da Vodafone Portugal, têm em consideração as linhas de orientação definidas pelo Grupo Vodafone, assim como os contributos dos Stakeholders.
Os objetivos e compromissos da Vodafone Portugal para esta área são definidos anualmente e divulgados publicamente, sendo o seu grau de concretização avaliado em auditoria independente.
O envolvimento dos Colaboradores da Vodafone Portugal em múltiplas iniciativas ambientais e de solidariedade traduz o empenho de toda a Empresa nestes projetos.
A melhoria contínua do desempenho ambiental é uma prioridade para a Vodafone Portugal.
Os Relatórios de Responsabilidade Social, publicados desde 2003 pela Vodafone Portugal, são o espelho do trabalho desenvolvido pela Empresa nesta área.
Impactos da Atividade
Em todas as decisões da Empresa, a Sustentabilidade do Negócio assume um papel fundamental no compromisso de desenvolver o negócio de forma responsável, ética e honesta, mantendo sempre em vista a redução dos impactos ambientais em toda a cadeia de valor, contribuindo para o desenvolvimento de uma Sociedade mais sustentável em conjunto com os seus Parceiros.
Ciente da importância do seu papel na Sociedade, a Vodafone Portugal contribui diretamente para o desenvolvimento da economia nacional, pagando impostos e licenças, criando emprego e dinamizando um ecossistema de Empresas fornecedoras de pequena e média dimensão em várias áreas de atividade. Simultaneamente, a Empresa empenha-se na contribuição para o bem-estar da Sociedade através do serviço que presta e que permite aproximar as pessoas, combater a info-exclusão, aumentar a segurança e otimizar os serviços de saúde, através da sua atividade de negócio e dos projetos geridos pela Fundação Vodafone Portugal.
A Vodafone Portugal adota as melhores práticas na gestão da sua infraestrutura, minimizando o seu impacto e estendendo as suas avaliações ao controlo das emissões de campos eletromagnéticos.


A missão da Vodafone Portugal como Empresa socialmente responsável estende-se a vários projetos de inclusão que visam a participação de todos na Sociedade da Informação.
A reciclagem de equipamentos e a redução do consumo de energia são apenas alguns dos projetos onde a Vodafone Portugal assume uma atitude proactiva na proteção do ambiente.

Stakeholders
A Vodafone Portugal mantém uma rede de contactos extensa e complexa, abrangendo todo um ecossistema de Colaboradores, Clientes e Parceiros, com quem se orgulha de manter um canal de comunicação aberto, usado para promover a troca de ideias e sugestões que contribuem para a melhoria dos serviços prestados e o seu posicionamento como entidade económica com responsabilidades sociais.
O envolvimento dos Stakeholders é privilegiado em todas as decisões estratégicas e existem vários canais de comunicação abertos para que seja possível alinhar as prioridades da Vodafone Portugal com os inputs e experiências de Colaboradores, Clientes, Fornecedores, Reguladores do mercado e a Comunidade.

A Vodafone Portugal leva muito a sério a aposta nos Colaboradores, através da formação mas também investindo na saúde e segurança no trabalho, com políticas e práticas reconhecidas pelo mercado.
A confiança dos Clientes na Vodafone Portugal é o principal factor de sucesso da empresa, que não poupa esforços para agradar e surpreender os consumidores que se mantêm ligados à sua marca.
A Vodafone Portugal tem estendido as suas experiências na área de Sustentabilidade também aos seus Parceiros, com os quais desenvolve programas destinados a incentivar os Fornecedores a implementar práticas responsáveis.
Reguladores
Os reguladores do mercado das Comunicações e da Concorrência estão entre os interlocutores privilegiados da Vodafone Portugal, sendo mantidas reuniões periódicas para tratar diversos temas de interesse relacionados com a regulação do sector e a melhor defesa dos interesses dos Clientes e Acionistas. No âmbito do seu posicionamento no mercado como Empresa responsável, a Vodafone Portugal valoriza todas as iniciativas que podem trazer maior transparência e equidade ao mercado em que atua, e por isso está sempre disponível para se envolver nas iniciativas que tenham este objetivo.
A Vodafone Portugal privilegia relações próximas com as comunidades locais, especialmente com instituições sem fins lucrativos que mantêm ligações de proximidade com as comunidades mais desfavorecidas.
Proposta de Valor para a Igualdade
A Vodafone liga as pessoas, com o propósito de melhorar as suas vidas. No período de transformação que estamos a viver, acreditamos que os nossos serviços são ainda mais relevantes para que cada pessoa, família, empresa e instituição continue a ter um papel ativo na sociedade.
É neste contexto que temos vindo a desenvolver várias iniciativas que contribuam para uma sociedade mais inclusiva, onde a tecnologia é um facilitador para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades, independentemente da condição que estão a viver.

Pessoas com Necessidades Especiais
Tarifários
Os Clientes com necessidades especiais têm acesso a tarifários com condições mais vantajosas.
Serviço ao Cliente
Na Vodafone Portugal a satisfação dos Clientes é a nossa prioridade e todas as questões têm resposta no Serviço ao Cliente.
Software
Para facilitar a utilização e o acesso a conteúdos a Vodafone Portugal adapta os serviços a utilizadores com necessidades especiais.