Skip to content

Gerir as Infra-estruturas

Gerir as Infra-estruturas de forma Sustentável

A manutenção e expansão de uma rede de comunicações de ampla cobertura geográfica e de elevada qualidade técnica é um dos compromissos assumidos pela Vodafone Portugal, que adopta as melhores práticas no desenvolvimento da infra-estrutura, minimizando o impacto das suas operações.

Tendo como requisito mínimo o rigoroso cumprimento da legislação nacional, a Vodafone Portugal tem implementado internamente nos seus processos de negócio mecanismos que minimizem o potencial impacto negativo no ambiente e promovam a preservação da biodiversidade através da utilização da tecnologia.

As torres de telecomunicações são um dos acessórios que faz parte das estações-base que integram a rede de telecomunicações, e a sua posição elevada faz com que, por vezes, sejam utilizadas pelas cegonhas para construírem os seus ninhos. Por isso, a Vodafone Portugal desenvolveu procedimentos internos de forma a assegurar que a gestão das torres de telecomunicações é efectuada de forma a respeitar a alteração de comportamento da espécie, sem afectar a qualidade dos serviços prestados aos seus Clientes.

Entre estes procedimentos conta-se a adaptação das torres de telecomunicações, integrando plataformas onde as cegonhas possam nidificar, assim como o ajustamento dos procedimentos de manutenção das infra-estruturas de Rede que possuam ninhos de cegonha em articulação com o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Desta forma a Empresa contribui para o bem-estar de uma comunidade crescente de Cegonhas em Portugal, especialmente de Cegonhas Brancas, que têm prosperado na zona Centro e Sul do país.