Governance e Ética Empresarial
Como operador de comunicações que mantém a ambição permanente de responder às necessidades do mercado com uma oferta integrada e inovadora, a Vodafone Portugal assume uma orientação permanente para o Cliente, aplicando as melhores práticas de gestão, desenvolvendo e implementando estruturas simples e flexíveis, orientadas para a criação de valor.
A Empresa adota a condução da sua atividade segundo os princípios de transparência, respeito pelo ambiente e cumprimento dos mais elevados padrões de ética e honestidade.
O modelo de Governo do Grupo Vodafone, que se aplica de forma direta à Vodafone Portugal, está espelhado no ‘Group Governance and Policy Manual’, onde se define e garante que a Empresa implementa as melhores práticas na organização e na governação interna. Este documento abrange a definição do modelo de delegação de autoridade e aprovações, a gestão de risco e a implementação e operação de políticas internas, alinhando a Empresa com as melhores práticas para alcançar a excelência em áreas como o relacionamento com Clientes, a gestão de recursos humanos, a organização interna, a conformidade legal e regulamentar, assim como a sua relação com a comunidade e o meio ambiente.
A forma como a Vodafone Portugal operacionaliza as diversas políticas passa pelo cumprimento rigoroso de normas nacionais e internacionais. O cumprimento dos requisitos e consequente certificação de acordo com estas normas é um método eficaz para alcançar a excelência operacional e o objetivo estratégico de ser uma Empresa responsável e altamente fiável em todos os mercados onde opera.
Em particular, a certificação Sarbanes-Oxley atesta a adoção de melhores práticas de controlo interno, visando a integridade e fiabilidade das informações financeiras divulgadas ao mercado e aos Parceiros de negócio. Esta certificação assenta, também, na responsabilização de todos os elementos da Gestão pelo seu contributo para os objetivos da Empresa, considerando a satisfação dos Clientes como a via mais correta para atingir o sucesso financeiro.
Na Vodafone Portugal, a certificação Sarbanes-Oxley (SOX) permitiu ampliar a estrutura de controlo interno implementando a aplicação das melhores práticas. Estas estão presentes não só no contexto da informação financeira mas também no relacionamento com o Cliente, nos processos operacionais, sistemas de informação e gestão de plataformas de rede, prevenção da fraude, segurança física e lógica, e ainda na gestão de parcerias, entre outros.
Este modelo contribui para a performance e eficácia da Vodafone Portugal, evitando erros, ou garantindo a sua deteção e correção oportuna quando a prevenção não é possível, permitindo a disponibilidade e rastreabilidade de informação, bem como a responsabilização dos Colaboradores.
A Vodafone Portugal obteve também a certificação de acordo com as normas ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) que atestam a qualidade do desenvolvimento e melhoria contínua da Empresa, demonstrando o compromisso com a busca permanente de inovação, aplicando os mais elevados padrões de qualidade na oferta e na relação com todos os Stakeholders.