Telecel introduz nova aplicação informática na gestão da sua rede de distribuição

O crescimento do mercado celular nos segmentos de consumo impõe uma permanente gestão e desenvolvimento da rede de distribuição da Telecel, constituída essencialmente pelas suas Lojas e pontos de venda dos seus Distribuidores. A gestão de um tão elevado número de entidades e pontos de venda, directamente associada a uma elevada carga administrativa, depende de um sólido suporte aos canais de distribuição – factor decisivo para a manutenção eficiente de um elevado nível de serviço comercial.

Para a Telecel, o aumento da qualidade do serviço comercial prestado aos seus canais de distribuição, assim como a orientação para uma oferta de recursos eficazes suportados por um baixo investimento, representa um constante desafio. A Empresa responde a esse desafio com a busca e introdução permanente de novas soluções que, embora sendo de aplicação exclusivamente interna, se revestem de um interesse mais vasto, devido às suas fortes componentes de inovação tecnológica.

Está neste caso o «móduloWeb» da aplicação SAP R/3, recentemente introduzido no apoio à gestão do negócio dos Distribuidores da Telecel. Através deste módulo, foi implementado um conjunto de funcionalidades, tais como:
– catálogo electrónico de produtos e serviços, permitindo a consulta de preços e especificações técnicas, a impressão para entrega ao Cliente no momento da venda e o acesso às últimas novidades em terminais e acessórios, directamente no «site» do fabricante;
– encomenda electrónica com desencadeamento automático do processo logístico;
– consulta do estado das encomendas
– acesso à conta financeira corrente.

A implementação destas funcionalidades traduz-se em aspectos práticos, como a diminuição do tempo necessário para efectuar uma encomenda, a disponibilização de vertentes de informação e apoio ao negócio, e a maior qualidade do «back office» administrativo.

A adesão dos parceiros de negócio da Telecel foi significativa e a quase totalidade da rede de distribuição já está a utilizar esta aplicação. As potencialidades do SAP R/3, a facilidade de utilização da solução desenvolvida, o suporte «on the job» disponibilizado no arranque, a linha de apoio e o baixo investimento, são alguns dos factores que contribuíram para este sucesso.

Segundo António Vaz Branco, Vice-Presidente da Telecel, o «móduloWeb» da aplicação SAP R/3 “representa o vencer de uma etapa importante para o apoio à gestão da rede indirecta, redução de custos e tempo dos processos.

José Duarte, Country Manager da SAP Portugal, adianta que “a SAP, ao desenvolver soluções Web, pretende dotar os seus clientes, nomeadamente a Telecel, com ferramentas que lhes permitam alargar os processos de negócio do SAP R/3 para além das suas fronteiras e, acima de tudo, enfrentar com maior aptidão os enormes desafios lançados pela Internet”.