"netcétera" da Telecel oferece características inovadoras de acesso à Internet e portal em Português

A Telecel anunciou a sua entrada na área de negócio da Internet, apresentando esta tarde à Comunicação Social os seus serviços de acesso à Net (IP) e o seu portal em língua Portuguesa, assim como as grandes linhas do marketing, comunicação e modalidades de comercialização destes novos produtos.

Com o objectivo de se tornar um dos principais operadores de Internet em Portugal e uma referência nos portais de conteúdos em Português, a Telecel propõe, através do “netc” (deve ler-se “netcétera”), uma oferta baseada em novos conceitos de fornecimento de serviços na Net e um portal em língua Portuguesa que pretende ser o melhor portal de acesso à Net no nosso país.

Portal www.netc.pt. O “netc”, disponibilizado a partir do próximo dia 18 de Junho, diferencia-se pela qualidade dos seus conteúdos, assim como pela sua capacidade e rapidez de download – designadamente de software e de livros integrais. A tecnologia utilizada permite atingir elevados níveis de rapidez, em pesquisa e download, que tornam a utilização mais agradável e diminuem substancialmente os custos de utilização. Possui corpo redactorial próprio que disponibiliza informação noticiosa em tempo real, motor de busca nacional, dá acesso a jogos, a dicionários on-line e a canais temáticos, como meteorologia, desporto, lazer, viagens, educação, automóveis, emprego e formação, ambiente, passatempos, etc..

Opções iniciais. A adesão ao “netc” da Telecel será disponibilizada, a partir de 21 de Junho, nas opções “netc directo” e “netc e tal” destinadas ao segmento residencial. Uma outra opção – “netc grupo” – orientada para os Clientes empresariais, estará disponível a partir de Julho. Tanto a opção “netc directo” como a “netc e tal” não exigem assinatura, nem valores pré-pagos ou recarregamentos, nem consumos mínimos. Isto é, o Cliente paga apenas as comunicações que efectuou, a tarifas extremamente atractivas. O “netc e tal”, é um “pacote” que inclui, para além do serviço “netc”, um computador de qualidade, com o software de acesso à Internet já instalado, preparado para acesso simplificado à Net e ao portal da Telecel.

netc directo. É extremamente fácil de instalar pelo Cliente, com o CD-ROM fornecido pela Telecel no acto da aquisição. Com controlo de utilização e acesso local em todo o País, disponibiliza 1 caixa de correio electrónico e 5Mb para uma página pessoal, acesso a jogos, notícias, áreas de conversas – IRC/Chat e software mirrors.
O único custo inicial é o preço do CD-ROM de instalação (2.950$00). Os Clientes do serviço móvel celular da Telecel têm uma tarifa de 1$20 por minuto e os restantes Clientes uma tarifa de 2$40 por minuto. Assim, os Clientes “netc” pagam apenas o tempo de
utilização às taxas atrás referidas, acrescidas do preço de uma chamada local para a rede fixa ou do preço de uma chamada móvel, caso o acesso seja feito através da rede celular da Telecel. Associadas à rapidez da pesquisa e download possibilitada pelas tecnologias introduzidas, estas tarifas permitem substanciais economias na utilização da Internet.

netc e tal. Esta modalidade associa a adesão ao serviço “netc” à aquisição de um computador, com o software de acesso à Internet já instalado (dispensando a aquisição do CD-ROM), com 4 endereços de e-mail, botões para acesso simplificado à Net e ao www.netc.pt (portal) e outros serviços idênticos ao “netc directo”. O computador é um Compaq Presario 5166, Micro Tower 333 MHz, com 32 Mb de memória, monitor de 15″, disco de 4.0 Gb, leitor de CD 32x, placa gráfica 8Mb 2D/3D 64 bit e colunas JBL.
O “netc e tal” tem uma entrada inicial de 49.900$00 e 36 prestações mensais de 4.990$00, incluindo 5 horas por mês de acesso à Net. As horas adicionais de utilização têm custos iguais aos do “netc directo”. Tendo em conta a qualidade do conjunto (“netc” e computador Compaq) e sua acessibilidade, a oferta deste “pacote” contribuirá decerto para o desenvolvimento do parque de computadores particulares e, consequentemente, para o aumento da adesão à Internet em Portugal.

netc grupo. Disponibilizado a partir de Julho, é orientado para uma utilização profissional e empresarial, tem assinatura e mensalidade, suporta oito utilizadores simultâneos e oito endereços de correio e, entre outros serviços, tem domínio privado e recepção de fax. A sua activação custa 9.945$00, incluindo 20 horas, e a sua mensalidade é de 5.850$00 para os Clientes do serviço celular da Telecel e de 6.950$00 para os restantes Clientes. Em ambos os casos, a mensalidade inclui 20 horas de utilização. Cada hora adicional é taxada a 280$00.

Rede IP. Rede de alta performance desenvolvida em parceria com a Cisco, Sun e Compaq e com acesso nacional por chamada local da rede fixa. Alternativa de acesso móvel pela rede celular da Telecel, através do servidor Ericsson.

Distribuição. Os produtos “netc” estarão à venda em toda a rede comercial da Telecel. Foram também criados novos canais de distribuição, através de lojas de computadores e de venda directa de publicidade no portal.
A dimensão e a novidade do projecto levaram à definição de uma comunicação clara e estimulante, com o recurso a suportes atractivos, pedagógicos e úteis na distribuição do serviço (à semelhança, de certo modo, do que sucedera com a materialização do serviço celular através da “Caixa de Serviço Telecel”). Aliados às características do serviço “netc”, estes factores vão seguramente contribuir para o crescimento deste mercado.

Futuro. A Telecel vai continuar a desenvolver a sua vertente de prestador de serviços Internet. Dentro em breve, disponibilizará novos serviços pré-pagos e com assinatura para o segmento residencial e serviços diversos para o segmento empresarial. Na área dos conteúdos, desenvolverá igualmente novos serviços no âmbito do portal “netc”.

A Telecel acredita nas potencialidades de crescimento deste mercado, que ainda tem uma expressão reduzida em Portugal. Está bem posicionada para se tornar no principal motor do seu desenvolvimento, aproveitando toda uma série de competências próprias e sinergias constituídas ao longo dos seus cerca de sete anos de existência: o seu know-how estratégico, em marketing e novos produtos, em tecnologia de comunicações e sistemas de informação; a qualidade e capacidade da sua Rede; a sua estrutura de vendas e distribuição; a sua imagem de marca e a sua base de Clientes.

Nota: Os valores apresentados incluem IVA à taxa legal em vigor.