Telecel apresenta candidatura para Acesso Fixo via Rádio

A Telecel apresentou, a 23 de Agosto, a sua candidatura à atribuição de uma licença para a operação de comunicações fixas utilizando o Acesso Fixo Via Rádio (FWA – Fixed Wireless Access). Este serviço oferece uma maior largura de banda permitindo, além do serviço fixo telefónico, a transmissão de dados e o acesso à Internet de alta velocidade, assim como a realização de tele ou vídeo-conferências, entre outros serviços.

Com esta iniciativa, a Telecel visa alargar a sua oferta, numa área susceptível de conhecer um grande desenvolvimento num futuro próximo. Com efeito, a Telecel entende que os serviços possibilitados pelo “FWA” são complementares dos que já são prestados pela empresa, respondendo a necessidades específicas em matéria de serviços com maiores exigências de conteúdo e de largura de banda e permitindo a criação de ofertas competitivas para actuais utilizadores da rede fixa.

A Telecel aposta fortemente nesta tecnologia, como forma de continuar a satisfazer um leque cada vez mais alargado das necessidades globais de comunicação dos Clientes, independentemente dos suportes utilizados. Para tal, beneficia da sua experiência e competências adquiridas desde o início da sua actividade, assim como de múltiplas sinergias, em infraestruras de telecomunicações, sistemas informáticos, capacidade de inovação em marketing e serviços, Serviço de Apoio ao Cliente e uma vasta rede de distribuição, presente em todo o país.

O investimento no projecto situa-se acima dos 20 milhões de contos. De notar que este montante não inclui investimentos avultados, já realizados pela Telecel, em capacidade de comutação ou sistemas de facturação que serão utilizados neste projecto. Os investimentos em instalações para as estações de base são também substancialmente reduzidos, devido às sinergias com o negócio GSM. A Telecel vai usar na máxima extensão possível as instalações das suas mais de 1000 antenas-base do sistema GSM, bem como a capacidade de transmissão instalada que se caracteriza por mais de 3000 circuitos alugados à PT e por uma rede de feixes hertzianos que cobre actualmente todo o Algarve.

A Telecel irá propor aos seus Clientes do Acesso Fixo Via Rádio uma estrutura de tarifas que lhes permita tanto o acesso serviço a serviço (voz, dados e linhas dedicadas) como a aquisição de pacotes globais de telecomunicações. Irá oferecer sistemas de controlo de custos inovadores que permitirão ao Cliente racionalizar o seu orçamento mensal de telecomunicações.

A utilização do “FWA” vem permitir uma oferta mais alargada de serviços, alguns dos quais serão pela primeira vez apresentados. A Telecel está convicta de que, com a introdução desta tecnologia, se dará um novo e importante passo no desenvolvimento das comunicações em Portugal, quer ao nível da qualidade e diversidade da oferta, quer ao nível dos preços.