Vodafone lança o primeiro serviço comercial 3.5G/HSDPA em Portugal

Lisboa, 5 de Abril de 2006 – Com o lançamento comercial hoje do Vodafone Mobile Connect Card 3G Banda Larga, a Vodafone torna-se no primeiro operador português a disponibilizar aos seus Clientes serviços de 3G Banda Larga, também designada por 3ª Geração e Meia (3.5G) ou HSDPA (High Speed Downlink Packet Access).

Depois dos testes realizados com sucesso junto de Clientes particulares e empresariais durante o mês de Março, a Vodafone disponibiliza, a partir de hoje, a todos os seus Clientes o novo serviço de comunicação de dados para PCs portáteis, que permite o acesso à Internet, ao e-mail e aplicações empresariais, com uma velocidade de transmissão que pode atingir, já nesta fase inicial, 1.8Mbps, mais de 4 vezes superior à actualmente disponibilizada na 3ª Geração. Na segunda fase de desenvolvimento desta nova tecnologia pela Vodafone, que ocorrerá até ao final deste ano, a velocidade de transmissão poderá chegar aos 3.6Mbps.

A nova placa de dados, disponível nas lojas desde 13 de Março, tem um preço base de 249,90 euros ou de 199,90 euros mediante um contrato de permanência de 12 meses. Promocionalmente, a Vodafone oferece também, a partir de hoje, um conjunto de condições especiais de upgrade para esta nova placa, nas quais se destaca o desconto de 50 euros válido para todos os actuais Clientes Vodafone Mobile Connect Card 3G.

Também hoje entram em vigor os já anunciados novos planos de tarifas para velocidade de Banda Larga Vodafone: 3G Banda Larga 1GB e 3G Banda Larga 4GB (tarifários em anexo).

Actualmente, a rede 3G Banda Larga da Vodafone abrange já as cidades de Lisboa, Cascais, Oeiras, Funchal, Ponta Delgada e principais zonas urbanas do Algarve, chegando a outras cidades (Porto, Braga, Coimbra, Aveiro, Leiria, Setúbal, Beja, Évora e Portalegre já em Junho) e zonas urbanas do continente e ilhas até ao final do ano. Quando um Cliente se desloca para zonas ainda sem cobertura 3G Banda Larga, os equipamentos 3G Banda Larga passam automaticamente a operar em 3G ou GPRS, disponível em todo o território nacional.

Tendo firmado os primeiros acordos de Roaming para esta tecnologia, a Vodafone disponibiliza também, a partir de hoje, a utilização do seu serviço 3G Banda Larga na Alemanha (Vodafone Alemanha), na Áustria (Mobilkom) e ainda durante o mês de Abril na África Sul (Vodacom).

Recorde-se que a Vodafone tem estado sempre na linha da frente da introdução de novas tecnologias e desenvolvimento de serviços de dados móveis. Foi pioneira em Portugal no desenvolvimento das redes 2,5G (GPRS), 3G (UMTS) e 3,5G (HSDPA), tendo sido o primeiro operador a disponibilizar serviços de 3ª Geração em Portugal, com o lançamento pioneiro da placa de dados Vodafone Mobile Connect Card 3G.

Planos tarifários – 3G Banda Larga

* Válido para adesões até 30 de Junho 2006 e aplicável até 30 de Junho de 2007

Valores com IVA incluído. As comunicações fora do pacote serão taxadas a 0,05 €/MB.