Skip to content

Press Releases

Táxi Seguro na área Metropolitana do Porto

Lisboa, 13 de Julho de 2006 – O Ministério da Administração Interna, a Associação de Municípios do Porto e a Fundação Vodafone Portugal assinam hoje o protocolo de extensão do sistema Táxi Seguro aos táxis licenciados em municípios da área Metropolitana do Porto.

Este sistema foi desenvolvido pela Fundação Vodafone Portugal, em parceria com o Ministério da Administração Interna, e envolvendo, designadamente, a Polícia de Segurança Pública (PSP). Destina-se à dissuasão e combate às ameaças à segurança dos condutores de táxi.

O Táxi Seguro é um sistema inovador e eficaz na prevenção e combate à violência a que os taxistas estão potencialmente sujeitos. Trata-se de um sistema aberto, que possibilita a integração de todas as viaturas de táxi, desde que os equipamentos de localização nelas instalados obedeçam às especificações técnicas definidas e haja livre adesão dos interessados.

A sua tecnologia é corporizada pela utilização do GSM e do GPS, permitindo à PSP determinar, a partir do momento em que o condutor dá o alerta, a localização do veículo em tempo real, quer esteja parado, quer em movimento. A partir de então, além de seguir o seu itinerário, a PSP tem acesso ao som ambiente do interior do veículo. Esta ligação directa entre o condutor e a PSP permite às forças de segurança determinar com maior precisão o grau de perigosidade da situação, possibilitando uma melhor adequação dos meios a utilizar e das acções a desencadear. O Sistema Táxi Seguro pode ser utilizada em qualquer parte do território Nacional.

A Fundação Vodafone Portugal é uma instituição sem fins lucrativos, constituída para incentivar a investigação e o desenvolvimento da Sociedade da Informação. Entre os seus objectivos, conta-se a utilização criativa das novas tecnologias, nomeadamente as de comunicações móveis, em projectos de interesse público. A criação e desenvolvimento do projecto Táxi Seguro inserem-se nesse âmbito.