Skip to content

Press Releases

Fundação Vodafone Portugal apoia Monitorização da Geodinâmica dos Açores

Lisboa, 22 de Agosto de 2006 – A Fundação Vodafone está a apoiar um importante projecto científico de estudo e quantificação de riscos naturais, devidos a processos geodinâmicos. Nesse âmbito, serão instaladas várias estações GPS no Grupo Central do arquipélago dos Açores permitindo a monitorização permanente de movimentos da crusta terrestre relacionados com os processos tectónicos que afectam aquelas ilhas.

O projecto é uma iniciativa da Universidade da Beira Interior, do Laboratório Associado Instituto Dom Luís, do Observatório Astronómico da Universidade do Porto e do Departamento de Observação da Terra e Sistemas Espaciais da Universidade de Delft.

No quadro do protocolo de cooperação assinado com a Universidade da Beira Interior, a Fundação Vodafone Portugal doará placas Vodafone Mobile Connect Card e respectivas comunicações em Banda Larga Móvel, possibilitando, assim, tanto a monitorização permanente como a transferência diária dos dados obtidos.

Esta iniciativa conta igualmente com a colaboração de outras instituições, como a Secretaria Regional de Habitação e Equipamento dos Açores, o Instituto de Meteorologia, o Serviço de Desenvolvimento Agrário do Pico e o Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção.