Skip to content

Press Releases

Vodafone Portugal produz energia eléctrica

Lisboa, 1 de Outubro de 2008 – A Vodafone iniciou com êxito a produção de energia eléctrica para a sua rede de comunicações móveis, com a instalação de um sistema de micro-produção eólica numa estação-base situada na Serra do Socorro, na zona de Mafra.

A introdução deste novo sistema de micro-produção eólica, em conjunto com outros programas na área da eficiência energética iniciados há dois anos, permite obter reduções de 15 a 20%, tanto do consumo global das estações-base, como das emissões de CO2. A sua implementação está em curso em trinta e duas estações-base de telecomunicações da Vodafone em todo o país.

O sistema tem como principal elemento um aerogerador de 3,5KW instalado na torre de telecomunicações que, a partir da energia do vento, fornece parte da electricidade necessária ao normal funcionamento dos equipamentos, incluindo a climatização do espaço em que se encontram. Recorde-se que esta climatização, quando obtida, como até agora, pelos meios tradicionais, constituía uma das principais causas de elevados consumos de energia eléctrica nas estações-base, assim como das emissões de CO2.

A título comparativo, pode-se adiantar que, desde que existam as necessárias soluções de armazenamento, a quantidade de energia produzida por uma turbina de 3,5 kW seria suficiente para alimentar uma habitação rural com um perfil normal de utilização de 4 pessoas.

Este programa insere-se no âmbito dos compromissos de responsabilidade social assumidos pela Vodafone, visando o desenvolvimento de equipamentos e soluções técnicas que permitam uma redução efectiva de emissões de CO2.