Skip to content

Press Releases

Vodafone realiza a primeira ligação de Banda Larga Móvel em Portugal com a tecnologia HSPA (velocidades até 21,6 Mbps)

Lisboa, 4 de Fevereiro de 2009 – A Vodafone Portugal efectuou esta manhã em Lisboa a primeira sessão de dados em Portugal usando a nova tecnologia HSPA 64QAM que vai permitir utilizar a Banda Larga Móvel com uma velocidade máxima teórica de download de 21,6 Mbps.

Os testes foram realizados em ambiente real na rede da Vodafone Portugal, em parceria com a Ericsson, tendo sido atingidos picos reais de download de 16 Mbps. Estes testes ocorreram após os efectuados pelo Grupo Vodafone no passado mês de Janeiro com a mesma tecnologia.

A nova tecnologia de Banda Larga Móvel HSPA possibilita o aumento das velocidades reais de download, melhorando significativamente a experiência dos Clientes no acesso à Internet móvel. Exemplificando: à velocidade máxima teórica de 21,6 Mbps seria possível efectuar o download de uma música (4MB) em menos de 2 segundos ou um conteúdo equivalente a um CD (750 MB) em menos de 5 minutos.

A Vodafone Portugal conta lançar comercialmente ofertas de Internet sobre HSPA durante 2009, assim que estejam disponíveis no mercado os equipamentos de dados compatíveis.

O HSPA é o próximo passo do desenvolvimento da tecnologia 3G/HSPA (High Speed Packet Access) e utiliza a mais avançada técnica de modulação 64QAM (Quadrature Amplitude Modulation). A Vodafone estima que as velocidades obtidas com a tecnologia HSPA possam ainda ser superiores com a funcionalidade MIMO (Multiple Input Multiple Output) que utiliza várias antenas nas estações base e nos equipamentos de dados e suporta a velocidade máxima teórica de 28,8 Mbps.

As características das tecnologias 64QAM e MIMO requerem a utilização de novos equipamentos de Banda Larga Móvel HSPA . A Vodafone está a trabalhar em conjunto com os fabricantes nas fases de testes e validação destes equipamentos tendo em vista a sua disponibilização comercial.

Actualmente, os Clientes de Banda Larga Móvel da Vodafone podem efectuar downloads de dados e navegar na Internet a velocidades até 7,2 Mbps, proporcionando uma experiência na utilização da Internet comparável à da banda larga fixa.

Recorde-se que a Vodafone tem vindo a liderar a introdução de produtos e serviços de Banda Larga Móvel em Portugal, tendo sido pioneira no lançamento de ofertas baseadas em tecnologias de 3ª Geração e Meia (HSDPA, HSUPA) que permitem aos seus Clientes tirar partido de velocidades de download e upload de dados cada vez mais rápidas.