Skip to content

Press Releases

Vodafone lança Banda Larga Móvel com velocidades até 43,2 Mbps

Lisboa, 11 de Outubro de 2010 – A Vodafone disponibiliza a partir de hoje aos seus Clientes o serviço de Banda Larga Móvel sobre a tecnologia HSPA Dual Carrier com velocidades até 43,2 Mbps.

Após ter sido o primeiro operador português a testar esta tecnologia de transmissão de dados sem fios, em Janeiro deste ano, a Vodafone disponibiliza-a agora comercialmente aos seus Clientes, permitindo-lhes que atinjam velocidades de download até 43,2 Mbps.

Para este lançamento a Vodafone disponibiliza a partir de hoje o primeiro equipamento em Portugal capaz de suportar a tecnologia HSPA Dual Carrier – a Vodafone Connect Pen K4605, que suporta velocidades de download até 43,2 Mbps e de upload até 11,4 Mbps e tem o preço de €119,9.

Com a introdução desta nova tecnologia foi criado um novo tarifário para o serviço de Banda Larga Móvel com uma mensalidade de €49,99 que permite velocidades de download até 43,2 Mbps e com tráfego ilimitado. Com este novo tarifário os Clientes da Vodafone podem fazer o download de um ficheiro mp3 (5 MB) em menos de 1 segundo, de um video clip (35 MB) em menos de 6 segundos ou o download de um filme (800 MB) em menos de 2 minutos.

O HSPA Dual Carrier é uma evolução da tecnologia 3G/HSPA (High Speed Packet Access) que utiliza a agregação de dois canais de rádio adjacentes para aumentar significativamente a velocidade de acesso. A nova tecnologia HSPA Dual Carrier possibilita o aumento das velocidades actuais de download, melhorando significativamente a experiência dos Clientes no acesso à Internet Móvel.

A tecnologia HSPA Dual Carrier está neste momento disponível na cidade de Lisboa estando prevista até ao final do ano a expansão a outras zonas da Grande Lisboa, Porto e outras capitais de distrito.

Recorde-se que a Vodafone tem vindo a liderar a introdução em Portugal de novas tecnologias e velocidades de transmissão de dados móveis, tendo sido o primeiro operador português a testar as tecnologias HSPA Dual Carrier 43,2 Mbps e HSPA 21,6 Mbps com 64 QAM e um dos primeiros no mundo a comercializar esta velocidade numa rede móvel; foi também o primeiro operador a testar a tecnologia HSPA MIMO 28,8 Mbps.