Skip to content

Press Releases

Vodafone Portugal obtém espectro para prestação de serviços de 4ª Geração / LTE

Lisboa, 30 de Novembro de 2011 – No leilão de espectro cuja fase de licitação terminou hoje, a Vodafone Portugal obteve um total de 123 MHz (2×49 MHz FDD 25 MHz TDD), nas faixas de frequência dos 800 MHz, 900 MHz, 1800 MHz e 2600 MHz. A Vodafone Portugal foi o operador que mais apostou na aquisição de direitos de utilização de frequências neste leilão, correspondentes à maior quantidade de espectro, reforçando o seu compromisso com uma liderança inequívoca no desempenho da rede e na qualidade de serviço prestada aos seus Clientes.

O espectro adquirido nas faixas de 800MHz, 1800 MHz e 2600 MHz possibilitará à Empresa prestar serviços de comunicações móveis baseados em tecnologia 4G/LTE. O espectro na faixa dos 900MHz permitirá, por sua vez, aumentar ainda mais a cobertura e a qualidade de serviço, com a tecnologia 3G/HSPA, nomeadamente dentro de edifícios.

Findo o período de licitação, seguem-se agora as fases de consignação e de atribuição dos Direitos de Utilização das Frequências aos operadores.

A Vodafone apresentou a melhor oferta em 2 lotes de 2×5 MHz na banda de 800 MHz, 1 lote de 2×5 MHz na banda de 900 MHz, 2 lotes de 2×5 MHz e 1 lote de 2×4 MHz na banda de 1800 MHz, 4 lotes de 2×5 MHz na banda de 2600 MHz FDD e 1 lote de 1×25 MHz na banda de 2600 MHz TDD, num total de 146 milhões de euros.

Depois de ter sido o primeiro operador em Portugal e um dos primeiros operadores em todo o mundo a lançar um equipamento preparado para a rede 4G, está para breve o início da prestação de serviços sobre esta tecnologia que vai permitir, numa primeira fase, velocidades de transmissão até 150Mbps no download e até 50Mbps no upload.

Tal como nas anteriores tecnologias de comunicações móveis, a Vodafone pretende liderar o desenvolvimento da tecnologia 4G em Portugal, tendo em vista disponibilizar novos e melhores serviços aos seus clientes e responder à cada vez maior exigência de velocidades e volumes de dados (em resultado do crescente acesso à Internet em mobilidade) e a novos serviços através de smartphones, tablets, portáteis e outros dispositivos.

Os Direitos de Utilização de Frequências adicionais e os contínuos investimentos em rede permitirão à Vodafone Portugal continuar a contribuir para o desenvolvimento do País, do bem-estar das pessoas e da produtividade das empresas, ao assegurar que os seus Clientes beneficiam dos melhores e mais avançados serviços de comunicações móveis suportados na melhor rede.