Fundação Vodafone Portugal lança aplicação inovadora ‘Praia em Directo’ com informação sobre parâmetros da água, ar e radiação ultravioleta

A Fundação Vodafone Portugal, em parceria com a Marinha Portuguesa – Instituto de Socorros a Náufragos, acaba de lançar a aplicação ‘Praia em Directo’ – uma Web App inovadora para acesso a informação em tempo real sobre praias portuguesas. Índice UV, temperatura e pH da água, temperatura e humidade do ar, percentagem de oxigénio dissolvido, velocidade e direcção do vento são alguns dos dados facultados sobre as 24 zonas balneares costeiras a nível nacional que, neste ano de lançamento, estão abrangidas por esta iniciativa.

A inovação desta aplicação consiste, essencialmente, na forma como é utilizada a tecnologia móvel na medição dos parâmetros da água, do ar e da radiação ultravioleta, através de estações móveis de monitorização que transmitem para a aplicação os dados medidos em contínuo. A transmissão da informação é efectuada por GPRS na rede da Vodafone Portugal.

A aplicação ‘Praia em Directo’ está disponível em versão Web para Tablets, PC e Smartphones em e via SMS através do envio do nome de uma das praias abrangidas para o número 91 569 00 83.

Esta aplicação insere-se na vertente de Segurança do programa ‘Praia Saudável’, iniciado pela Fundação Vodafone Portugal em 2005, que tem como objectivo contribuir para o aumento da segurança e qualidade do ambiente nas praias, assim como das acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada. A Fundação Vodafone Portugal investiu na execução deste programa, ao longo dos últimos sete anos, verbas na ordem dos sete milhões de euros.