Quinta-Feira, 11 de Outubro de 2012

Fundação Vodafone Portugal e EPIS desenvolvem jogo didáctico para ajudar a combater o insucesso escolar na Matemática

Foi apresentado hoje em Paredes o projecto “Math Survivor, que tem por objectivo avaliar o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na recuperação de alunos com insucesso escolar na Matemática. O Math Survivor”é um jogo online criado a partir de uma parceria entre a Fundação Vodafone Portugal, a Associação EPIS - Empresários Pela Inclusão Social e a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cristelo.

Durante o ano lectivo de 2012/13, o jogo será utilizado nas aulas de Matemática na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cristelo, em fase piloto que permitirá avaliar o modelo para um possível alargamento a mais escolas.

Esta ferramenta online permitirá, de forma lúdica, testar os conhecimentos dos alunos em Matemática, acompanhar a sua evolução e identificar áreas a melhorar. De modo a incentivar a sua utilização, monitorizar a dinâmica do jogo e avaliar o seu impacto, será promovido, durante este ano lectivo, um campeonato entre os estudantes.

O jogo assenta numa plataforma web, que poderá ser acedida em qualquer lugar a partir da Internet, pelo que os alunos também poderão aprender e brincar com a Matemática fora das aulas. Além disso, a aplicação permitirá também a partilha de informação entre professores e pais, que poderão acompanhar o desempenho dos educandos/filhos, através de e-mail e SMS, permitindo uma actuação conjunta.

Sendo a Matemática uma das disciplinas com maior taxa de insucesso escolar a partir do 2º Ciclo, e percepcionada muitas vezes como difícil e inatingível, a Fundação Vodafone Portugal e a EPIS apostaram no desenvolvimento desta ferramenta como forma de contribuir para o sucesso escolar.

Sobre a Fundação Vodafone Portugal:
A Fundação Vodafone Portugal tem como missão promover, apoiar e realizar projectos que contribuam para o desenvolvimento da Sociedade da Informação, o combate à info-exclusão e a difusão das tecnologias de telecomunicações móveis e implementar iniciativas de carácter social e filantrópico que contribuam para a integração de todos os cidadãos, à luz dos valores da Vodafone Portugal e da sociedade em que se insere. www.vodafone.pt/main/A Vodafone/PT/Fundacao/

Sobre a Associação EPIS:
A associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social foi criada em 2006, para dar resposta, por parte de um grupo de mais de 100 empresários e gestores portugueses, à convocatória que Sua Excelência o Presidente da República fez para “um compromisso cívico, um compromisso para a inclusão social, no sentido de se romper com o conformismo e o comodismo de relegar para o Estado a solução do problema”. www.epis.pt , www.facebook.pt/escolasdefuturo