Terça-Feira, 7 de Fevereiro de2012

Reconhecimento das praias com as melhores práticas na área das acessibilidades

Comporta (Grândola) e Conceição (Cascais) conquistam Prémio ‘Praia Acessível 2011’

A Praia da Comporta, em Grândola, e a Praia da Conceição, em Cascais, foram as vencedoras da edição de 2011 do Prémio ‘Praia Acessível’, tendo conquistado o 1º e 2º lugar, respectivamente.

O prémio, criado no âmbito do programa ‘Praia Saudável’ e resultado de uma parceria entre a Fundação Vodafone Portugal, Direcção Geral da Autoridade Marítima, Instituto de Socorros a Náufragos, Instituto da Água IP, Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Instituto Nacional para a Reabilitação e Associação Bandeira Azul da Europa, pretende reconhecer a praia que, durante a época balnear, se distinguiu ao nível de boas práticas instituídas na área das acessibilidades.

Este ano, a Praia da Conceição e a Praia da Comporta obtiveram a melhor nota em critérios como: condições de acesso pedonal e automóvel à zona balnear e de circulação nos areais, condições para os cidadãos com mobilidade condicionada, grau de satisfação dos utilizadores e qualidade da informação prestada ao público.

Em reconhecimento deste esforço, os dois municípios foram premiados com cerca de 5 mil euros em equipamentos para aplicação nas praias. Esta quantia contribuirá para a melhoria contínua das condições das suas zonas balneares.

O projecto ‘Praia Saudável’ da Fundação Vodafone Portugal actua ao nível da segurança, acessibilidade, gestão ambiental e sensibilização nas zonas balneares, abrangendo cerca de 150 praias portuguesas. Em 2011, as acções desenvolvidas no âmbito deste protocolo resultaram na realização de 92 salvamentos e 203 assistências, na instalação de 12 cadeiras anfíbias e 20 passadeiras de acesso às praias para pessoas com necessidades especiais e em dezenas de campanhas de sensibilização que abrangeram cerca de 40 mil jovens. O ano de 2011 foi ainda marcado pelo lançamento da aplicação móvel ‘Praia em Directo’ que disponibiliza informação em tempo real sobre as praias portuguesas.

A entrega dos prémios ‘Praia Acessível 2011’ teve lugar na Sede da Vodafone Portugal, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, do Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa, do Presidente da Vodafone Portugal e Vice-Presidente da Fundação Vodafone Portugal, António Coimbra, do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e do Presidente da Câmara Municipal de Grândola, Carlos Beato.