Skip to content

Press Releases

Segunda-Feira, 14 de Julho de 2014

Vodafone e Câmara de Lisboa anunciam projetos vencedores do Vodafone BIG Apps Lisboa

A Vodafone e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) acabam de anunciar os vencedores do Vodafone BIG Apps Lisboa 2014 – o concurso dirigido à comunidade portuguesa de developers e start-ups, lançado pela Vodafone Portugal para encontrar e premiar as melhores aplicações de smartphones que visem complementar a vida de todos aqueles que elegem esta cidade como destino turístico ou para viver e/ou trabalhar.

Como vencedor geral, foi distinguido o projeto “Through my eyes” que consiste numa aplicação que organiza viagens, de forma simplificada através de uma plataforma colaborativa onde se pode encontrar, criar e partilhar itinerários. Qualquer pessoa pode construir o seu próprio itinerário e também controlar informações importantes como: orçamento, tempo, distâncias ou mobilidade. Para além destas características, acresce a possibilidade de reservar o próprio voo, o hotel e sincronizar a viagem com o seu smartphone dando início à aventura. Ao fazê-lo, o utilizador consegue fazer comentários, procurar as melhores ofertas nas proximidades e partilhar toda a experiência com os seus amigos.

Na categoria Turismo, o vencedor foi a Crash & Play, uma aplicação peer-to-peer que liga os músicos locais aos músicos que desejem reproduzir música enquanto estiverem a viajar no exterior, e que não transportem consigo os seus próprios instrumentos musicais. Com a app Crash & Play qualquer músico poderá alugar um instrumento ou ainda descobrir músicos locais no destino em questão.

Na categoria City Apps, foi distinguida a Near By, uma plataforma de conteúdos de publicidade que disponibiliza ofertas de valor acrescentado da forma e locais adequados, baseado na tecnologia ibeacon para localização do utilizador e envio de mensagens.

As equipas vencedoras são premiadas com 10 mil Euros cada. O vencedor geral recebe ainda uma viagem a Londres de uma semana, um programa de incubação de um ano no Vodafone Power Lab, e a promoção de várias ações de formação e acompanhamento por especialistas em diversas áreas comerciais e técnicas. Será ainda construído um plano de marketing “à medida” com divulgação da App, depois da data de lançamento no mercado, em diversos canais “below-the-line” da Vodafone.

Os restantes vencedores terão acesso gratuito a serviços de alojamento de dados em cloud.

Esta ação resultou de uma aposta da Vodafone Portugal e da CML em fomentar e acelerar a inovação em Portugal através do incentivo ao empreendedorismo. A Vodafone Portugal, em particular, tem procurado estimular a criatividade na área da Internet Móvel com várias iniciativas deste género, como o Vodafone Labs Lisboa, onde cria oportunidades para que as start-ups portuguesas se dêem a conhecer e se afirmem quer a nível nacional quer internacional, contribuindo para o crescimento e internacionalização das áreas tecnológicas da economia portuguesa.

Neste âmbito, todos os projetos participantes nesta iniciativa vão contar ainda com o apoio e acompanhamento por parte da Vodafone Portugal e parceiros para uma eventual integração na rede de negócios da operadora.