Quarta-Feira, 25 de Março de 2015

Vodafone e Câmara Municipal de Lisboa lançam 3ª Edição de BIG Smart Cities

A Vodafone, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, anuncia a abertura das candidaturas para a 3ª edição do concurso de tecnologias BIG Smart Cities. Esta é uma das iniciativas do programa Vodafone Power Lab, que promove a criação de tecnologias que melhorem a vida de quem vive e visita as Cidades, tornando-as mais Inteligentes.

Este concurso, cujas candidaturas decorrem até 27 de abril, assenta em quatro categorias: Smart Mobility, Smart Energy, Smart Tourism, Smart Living. O requisito base é a utilização da tecnologia das Redes de Nova Geração para alcançar a sustentabilidade das Cidades.

Além do prémio monetário de 10.000€, existem ainda três menções honrosas: Prémio do Público (projeto mais votado pelo público), Redes Nova Geração (para aquele que melhor explorar o potencial das Redes de Nova Geração da Vodafone), e a menção Internet of Things, (atribuído ao projeto que melhor enquadrar esta tendência).

O vencedor poderá desenvolver o seu projeto nas instalações da incubadora Vodafone Power Lab, usufruindo de formação, coaching, mentoring entre outros benefícios.

O conceito do BIG Smart Cities by Vodafone Power Lab nasceu em 2013, com a denominação de Lisbon BIG Apps. Abrange mais de 10.000 pessoas e mais de 300 candidaturas, das quais 35 foram convidadas para o programa de pré-aceleração. Todos os vencedores são, atualmente, empresas incubadas gerando emprego a mais de 20 pessoas.

O Vodafone Power Lab é um programa de incentivo à inovação e de apoio ao empreendedorismo. Tem como objetivo fomentar a criação de projetos tecnológicos, através do apoio financeiro, mentoring, workshops e formações, entre outras condições que possibilitem o desenvolvimento das novas empresas.

Todos os detalhes sobre o concurso estão disponíveis em www.bigsmartcities.com.

Para além do concurso BIG Smart Cities, o programa Vodafone Power Lab gere dois pólos de incubação e aceleração de startups, um em Lisboa no Labs Lisboa e outro no Porto fruto da recente parceria com o UPTEC, Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, estes espaços permitem uma valorização mútua de competências entre os meios universitário e empresarial criando um ecossistema favorável à inovação e à instalação de empresas de base tecnológica avançada.