Skip to content

Press Releases

Quinta-Feira, 11 de Junho de 2015

Vodafone lidera na qualidade e desempenho das redes móveis em Portugal

A Vodafone Portugal é o operador de telecomunicações líder na qualidade e desempenho das redes móveis no país, de acordo com o mais recente estudo da empresa independente P3 Communications. A auditoria tem por base um conjunto alargado de Drive Tests realizados entre 29 de abril e 13 de maio do corrente ano, em 24 cidades, incluindo capitais de distrito, cidades de pequena e média dimensão, meios rurais e eixos rodoviários.

 Os testes foram realizados com recurso a smartphones de última geração, que avaliaram a performance da rede de voz e dados da Vodafone, bem como dos outros operadores de mercado, em modo 4G, 3G e 2G, tendo sido dada preferência à rede 4G.

 Em termos de serviços de voz móvel, a Vodafone Portugal é o operador que garante a melhor acessibilidade e menor número de chamadas caídas, comprovado pelo indicador de sucesso de chamadas (fig.1). A Empresa lidera ainda o indicador da qualidade de voz, fruto da disponibilização da tecnologia HD-Voice em todo o país. Esta tecnologia permite um upgrade significativo na qualidade do som das chamadas, que passa a ser mais nítido e perceptível, graças à codificação da voz numa banda de frequências mais larga.

 Relativamente ao serviço de dados móveis, a Vodafone Portugal apresenta o melhor desempenho em download e upload, resultados comprovados com testes realizados através da transferência de um ficheiro http ilimitado, durante 10 segundos.

A Vodafone garante também a melhor experiência de Web Browsing, tendo os testes incidido sobre o top 5 das páginas mais visitadas em Portugal (google.pt; youtube.com; wikipedia.org; bola.pt; sapo.pt). Estes dados são comprovados pelo tempo médio necessário para a abertura destas páginas (fig.5), que quanto mais baixo for, melhor é a experiência de utilização, bem como pela elevada taxa de sucesso conseguida na abertura das mesmas (fig.6).

 “Os resultados deste estudo confirmam a liderança da Vodafone Portugal e são a prova de que o investimento que temos vindo a fazer no último ano, financeiro, técnico e humano, está a dar frutos”, afirma Mário Vaz, CEO da Empresa, que acrescenta: “Este é mais um trunfo a juntar à estratégia de reforço da nossa posição como operador global de comunicações eletrónicas de referência, reconhecido e admirado pela excelência do serviço prestado à nossa base de clientes”.

 O estudo da P3 Communications abrange tanto as comunicações realizadas em ambiente urbano, incluindo capitais de distrito e cidades portuguesas de menor dimensão (num total de 24 cidades), como no universo rural, designadamente ao longo das estradas nacionais que interligam as cidades onde foram feitos os testes. No total foram efetuadas mais de 1800 chamadas de voz, num total de 3600 min de conversação. Foram ainda realizadas 11mil sessões de dados, englobando downloads, uploads e acessos a páginas web.

 A P3 é hoje internacionalmente reconhecida como a referência em testes de aferição da qualidade das redes móveis, sendo também a entidade escolhida pelo Grupo Vodafone para testar regularmente a qualidade das suas redes em todos os países onde está presente.