Sociedade Portuguesa de Matemática e Fundação Vodafone somam parceria

“Isto é Matemática” regressa à SIC Notícias e à SIC Internacional

O “Isto é Matemática”, promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), vai regressar ao ecrã da SIC Notícias e SIC Internacional, com o apoio da Fundação Vodafone Portugal, que vem assegurar a continuidade do programa. A estreia da nova temporada está marcada para o próximo sábado, dia 9 de janeiro, às 9:40.

Premiado internacionalmente pela Mostra Internacional de Ciência na TV VerCiência2013, o “Isto é Matemática” é um programa de divulgação científica, com uma produção de excelência, que apresenta tópicos da matemática de forma descontraída e divertida.

O impacto da 1.ª edição do “Isto é Matemática” foi muito além do obtido pela transmissão televisiva, tendo este sido, inclusive, usado nas salas de aula como material didático, não só em Portugal mas também no Brasil e em El Salvador. A sua primeira série foi ainda traduzida para Inglês pela European Mathematical Society, e disponibilizada no portal mathematics-in-europe.eu.

Depois do sucesso das temporadas anteriores, o programa ressurge agora com novos temas e muitas novidades, e continuará a ir para o ar aos sábados, com apresentação do matemático Rogério Martins.

Horários de emissão do “Isto é Matemática” na SIC Notícias:

Sábado 9:40

Repetições: Sáb. 20:40 | Dom. 11:40

Horários de emissão do “Isto é Matemática” na SIC Internacional:

Domingo 11:45

Repetições: Ter. 14:30 | Sáb. 10:15

Sobre a Sociedade Portuguesa de MatemáticaA Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) é uma associação dedicada à divulgação, ao desenvolvimento do ensino e da investigação matemática em Portugal. As suas atividades incluem a edição de livros e revistas, a organização de eventos e congressos, palestras e encontros científicos e ações de formação, entre outros. Organiza também as Olimpíadas Portuguesas de Matemática, uma competição dedicada aos jovens do ensino básico e secundário. Reúne professores e investigadores de matemática, interessados no progresso da disciplina no país.  Sobre a Fundação VodafoneNum contexto económico e social desafiante, a Fundação Vodafone Portugal tem ajustado as suas áreas prioritárias de atuação, adaptando-se à evolução da comunidade em que se insere. Na Educação, entre outras iniciativas desenvolvidas pode referir-se a plataforma Design The Future, para apoio aos jovens na exploração vocacional com vídeos e reportagens sobre diversas profissões e opções formativas, ou o programa Daisy, que disponibiliza manuais escolares e livros digitais para alunos com necessidades educativas especiais, designadamente cegos e amblíopes. Estes livros permitem a audição do texto, a leitura em caracteres ampliados, a pesquisa por palavras-chave, assim como fazer anotações.