Terça-Feira, 12 de Janeiro de 2016

Vodafone assegura comunicações de mais de 7.000 equipamentos da rede MULTIBANCO com solução de última geração

Madalena Cascais Tomé e Mário Vaz assinaram contrato de parceria

A Vodafone vai assegurar, a partir de janeiro de 2016, a prestação de serviços de comunicações à SIBS, ligando, com as suas redes de última geração, mais de 7.000 Caixas MULTIBANCO em todo o País, num projeto de grande sofisticação tecnológica, que combina diferentes tecnologias de acesso, fixas e móveis. Este projeto abrange os Caixas que não estão instalados nas agências bancárias.

O contrato, assinado pela Presidente da Comissão Executiva do Grupo SIBS, Madalena Cascais Tomé, e pelo Presidente da Vodafone Portugal, Mário Vaz, contempla a renovação tecnológica de uma das principais redes de comunicações a nível nacional, cuja totalidade de Caixas Automáticos MULTIBANCO processa mensalmente 80 milhões de operações.

De elevada dimensão e criticidade, o projeto foi desenhado à medida das necessidades da Rede MULTIBANCO, a maior rede nacional na prestação de serviços financeiros, e assenta numa solução global, integrada e convergente, que inclui a gestão técnica e operacional das comunicações entre os Caixas Automáticos MULTIBANCO e os Centros de Processamento de Dados, assim como a renovação total do parque de equipamentos de comunicações.

Assente numa infraestrutura tecnológica altamente desenvolvida, onde se inclui a melhor rede de fibra da Europa, que chega hoje a mais de 2.2 milhões de casas e empresas, e a utilização de acessos via redes de comunicações móveis de última geração, o projeto inclui também soluções de redundância, com recurso a tecnologias alternativas, que garantem grandes larguras de banda e elevada disponibilidade, resiliência e acesso.

O projeto conta com uma equipa de engenharia exclusiva, responsável pelo desenho, composição e manutenção de toda a operação, estando integrado no centro de supervisão internacional da Vodafone – “Atlantic Network Operations Centre” – que monitoriza, 24 horas por dia / 7 dias por semana, durante todo o ano, as redes de Portugal, Espanha, Reino Unido e Irlanda.

Segundo Madalena Cascais Tomé, “Portugal tem um dos sistemas de pagamento mais avançados e completos do mundo, com uma Rede de Caixas Automáticos com o maior número de equipamentos per capita e que permite realizar cerca de 60 operações diferentes. Com este novo parceiro conseguimos evoluir a tecnologia de comunicações de forma a poder melhorar ainda mais o nível de serviço que o MULTIBANCO já oferece, com um uptime de 99,7%.”

Para Mário Vaz, “o serviço MULTIBANCO faz parte do dia a dia de todos os Portugueses. Simultaneamente, a excelência e o carácter inovador desta Rede é reconhecido em todo o mundo. Assegurar a infraestrutura tecnológica que potencia o desenvolvimento e funcionamento deste serviço enche-nos de orgulho e reforça a posição da Vodafone como operador global, capaz de oferecer um serviço de excelência, verdadeiramente integrado”.