Fundação Vodafone Portugal recebe Galardão da Inclusão na categoria “Acessibilidades”

A Fundação Vodafone Portugal foi recentemente distinguida com o Galardão da Inclusão na categoria “Acessibilidades”, pelo trabalho que tem desenvolvido ao longo dos últimos anos na promoção de programas na área da Educação, no combate à iliteracia digital e na inclusão de pessoas com necessidades especiais, em estreita colaboração com entidades Governamentais e Não-Governamentais.

O galardão foi atribuído pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), por um júri composto por Adalberto Fernandes, do Instituto Nacional de Reabilitação, Jorge Fernandes, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e Rui Carreteiro, em representação dos pais das crianças e jovens com deficiência.

De entre as várias iniciativas da Fundação Vodafone que levaram à entrega deste Prémio, destacam-se:

O programa Praia Saudável, que assenta na doação de meios que contribuam para a melhoria das zonas balneares em termos ambientais, de segurança, acessibilidades e sensibilização e informação dos utentes. Ao longo da última década, a Fundação tem oferecido centenas de equipamentos com vista à melhoria das condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, como passadeiras especiais ou cadeiras de rodas anfíbias. Em 2009, lançou o prémio Praia + Acessível que galardoa as zonas balneares que reúnam as melhores condições de acessibilidade.

A Vodafone tornou-se também, em 2012, a primeira operadora de telecomunicações a disponibilizar o Serviço de Apoio a Clientes em Língua Gestual Portuguesa para surdos e pessoas com deficiência auditiva.  Disponível através do número nº 12717 (Chamada e Videochamada gratuitas), facilita o acesso de pessoas com deficiência auditiva aos serviços prestados pelo Apoio a Clientes da Vodafone.

Além disso, desde 2005 que a operadora disponibiliza tarifários com condições especiais e equipamentos adaptados a pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%, visando contribuir eficazmente para o acesso à Sociedade de Informação desta comunidade.

Na área da literacia digital, a Fundação Vodafone, em parceria com municípios e Organizações Não-Governamentais, tem vindo a desenvolver um programa de Formação em Novas Tecnologias para Seniores, com o nome de Geração Net Sénior, que tem como objetivo contribuir para a redução do isolamento dos idosos mas também prestar apoio em tarefas burocráticas e obrigações quotidianas, nomeadamente no pagamento de serviços, movimentação das contas bancárias ou no acesso a serviços de saúde e marcação de consultas. Já usufruíram deste programa mais de 1000 idosos das freguesias de Odivelas, Carnide e Olivais, com idades compreendidas entre os 65 e os 95 anos.

O Galardão agora recebido é uma motivação adicional para a Fundação Vodafone continuar a sua estratégia na área da Acessibilidade, de modo a contribuir decisivamente para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos com necessidades especiais.