Quarta-Feira, 16 de Março de 2016

Design the Future promovida pela Fundação Vodafone na Futurália

A plataforma Design the Future, de orientação vocacional, promovida pela Fundação Vodafone, está presente na Feira de Educação e Formação - Futurália, que se realiza entre 16 e 19 de março, na FIL.

Este projeto, realizado em parceria com a Associação Better Future, pretende oferecer aos jovens portugueses uma ferramenta de orientação vocacional com mais de 140 vídeos com entrevistas a profissionais reconhecidos em várias áreas.

Os entrevistados, de áreas tão distintas como Medicina, Engenharia, Desporto, Literatura, Educação, Jornalismo, Música, Física, Antropologia Forense, Arqueologia, Astrofísica, Museologia e Banca (entre outras), falam sobre as suas profissões e sobre as motivações que os levaram a escolher a vocação na qual hoje são uma referência, de modo a transmitirem informação necessária para que os jovens possam fazer escolhas mais conscientes e orientadas ao seu perfil, competências e vocação, sempre em linha com as necessidades do mercado.

A Fundação Vodafone e a Associação Better Future pretendem, com esta plataforma, contribuir para a melhoria do conhecimento dos jovens em relação às profissões existentes no mercado atual, assim como disponibilizar informação sistematizada sobre as várias opções formativas existentes em Portugal, através das quais os jovens poderão ao longo do seu percurso desenvolver competências para o exercício de determinada profissão, designadamente informação sobre os cursos e respetivas instituições, provas de ingresso e médias de acesso.

Entre junho de 2015 e março de 2016, a plataforma registou cerca de 320 mil visualizações e mais de 85 mil utilizadores únicos.

A Futurália 2016 pretende perspetivar e refletir sobre os empregos do futuro, viver a magia contagiante do conhecimento, da ciência e da tecnologia, estimular a interação entre a oferta e a procura de educação/formação num amplo espaço exposicional e de experimentação.

Link de acesso: http://designthefuture.pt/