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Terça-Feira, 27 de Setembro de 2016

Vodafone lança soluções de segurança contra riscos cibernéticos

Oferta apresentada no Vodafone Secure Forum, evento realizado hoje em Lisboa.
  • Empresas passam a contar com monitorização, análise e gestão de incidentes, 24 horas por dia, ao longo de todo o ano;
  • Serviços incluem, entre outras funcionalidades, deteção em tempo real de ameaças e a resposta a ataques de ‘negação de serviço’ online.

A Vodafone Portugal acaba de reforçar o seu portefólio de segurança com duas novas soluções que ajudam as empresas a proteger-se do crescente número de riscos cibernéticos.

As novas soluções foram apresentadas hoje no Vodafone Secure Forum, um evento realizado em Lisboa, em parceria com a Check Point e a Arbor Networks, com o objetivo de identificar as principais ameaças no panorama da cibersegurança nacional, alertar o tecido empresarial para as consequências dos ataques cibernéticos e analisar o novo quadro normativo para a proteção de dados, que entrará em vigor na União Europeia em 25 de maio de 2018.

A partir de hoje a Vodafone, membro acreditado da Rede Nacional de Computer Security Incident Response (CSIRT), disponibiliza as soluções Security Operations Centre (SOC) e Secure Anti DDoS (Distributed Denial of Service), ao mesmo tempo que reformula a oferta Secure Firewall com novas funcionalidades.

Estes serviços surgem numa altura em que as ameaças à segurança informática são cada vez mais frequentes e sofisticadas. De acordo com o Survey Europeu 2015 – Cyber Risks, promovido pela Marsh, um quarto das empresas portuguesas foi alvo de um ataque informático no espaço de um ano e mais de metade considera que o risco cibernético está no topo dos perigos corporativos.

Estas soluções assentam em tecnologia líder de mercado, implementada em diversos países do Grupo Vodafone, na experiência de equipas técnicas especializadas e certificadas na área da cibersegurança e beneficiam de redundância ao nível das plataformas e da arquitetura de rede.

Assim, a Vodafone disponibiliza as soluções que, enquanto operador global de comunicações, utiliza para responder a questões de segurança da sua própria rede e equipamentos, quer a nível nacional, quer internacional.

O SOC oferece serviços de monitorização, análise e gestão de incidentes de cibersergurança, prestados 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa de especialistas experientes e certificados. Esta solução permite às empresas aumentarem os níveis de visibilidade e segurança, e optimizarem a utilização da sua rede, evitando elevados custos em equipas especializadas.

Na prática, esta oferta contempla, por exemplo, a deteção em tempo real de ameaças, análise forense da rede e relatórios sobre eventos de segurança e aconselhamento na gestão de incidentes.

Por sua vez, o Secure Anti DDoS é uma resposta aos ataques denominados de ‘negação de serviço’, ou seja, ameaças a empresas com negócios baseados na internet, como lojas ou plataformas de serviços online. Neste tipo de ataque, os clientes são impedidos de aceder aos serviços e as transações não são efetuadas.

Esta solução assegura a atividade online permanente das empresas, sem afetar vendas ou níveis de serviço, previne danos reputacionais e evita custos elevados para mitigar este tipo de ataques.

Além do lançamento destas duas ofertas, a Vodafone integrou novas funcionalidades na Secure Firewall, uma solução de segurança líder de mercado, escalável e com modalidades de gestão diferenciadas, adequadas às necessidades de cada Cliente. Esta solução protege as organizações de ameaças informáticas, novas ou já conhecidas, e permite otimizar a sua largura de banda, contribuindo para o aumento da produtividade dos seus colaboradores e salvaguardando os seus ativos.