Quinta-Feira, 26 de Janeiro de 2017

Vodafone Power Lab e UPTEC selecionam projetos inovadores para serem lançados no mercado

Vodafone Power Lab promove Pitch Day no dia 2 de fevereiro, no Porto.
  • Competição conta com 17 startups finalistas;
  • Cinco dos projetos a concurso já são apoiados pelo programa de empreendedorismo da Vodafone.

Desde uma ferramenta para criar planos de viagens, a uma plataforma de apoio à decisão para editores e jornalistas, passando por uma tecnologia para agilizar a interação entre escolas e encarregados de educação, são inúmeros os exemplos das ideias de negócio que serão apresentadas pela primeira vez no Pitch Day da Escola de Startups do UPTEC.

O evento, apresentado por Fernando Alvim e promovido pelo UPTEC e pelo Vodafone Power Lab, realiza-se no próximo dia 2 de fevereiro, pelas 14h30, no auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

O Pitch Day encerra a 8.ª edição da Escola de Startups, um programa de aceleração e mentoring que tem a duração de três meses e promove ideias de negócio nas áreas tecnológicas, científica e criativa.

Durante a iniciativa os jovens empresários terão três minutos para convencer o painel de jurados a votar no seu projeto. Os vencedores do Pitch Day terão direito a incubação em regime cowork no UPTEC, com o apoio do Vodafone Power Lab.

Esta edição conta com 17 projetos empresariais, cinco dos quais são acompanhados pelo Vodafone Power Lab desde outubro. Os projetos que, destes cinco, apresentarem maior potencial vão beneficiar de um alargado conjunto de recursos disponibilizados pela Vodafone que potenciarão o lançamento e divulgação do seu produto final no mercado.

Resumo dos cinco projetos:

• Night Out: Aplicação móvel com algoritmo que transforma as saídas de amigos em noites inesquecíveis e ajuda os gerentes dos espaços nocturnos na gestão dos seus eventos;
  • Vaiivem: Plataforma digital de comunicação desenvolvida para agilizar e tornar mais eficaz a comunicação entre as instituições de ensino e ou os encarregados de educação. Esta solução substitui os cadernos de recados;
  • BehaviorStats: Plataforma cria histórias com dados em tempo real para ajudar a definir as estratégias das empresas nas redes sociais;
  • Oko: Solução que, através de inteligência artificial, facilita a decisão de jornalistas e editores de órgãos de comunicação social, auxiliando-os na seleção dos conteúdos com maior interesse para os leitores;
  • Tripotz: Criador de planos diários de actividades e/ou experiências turísticas, de acordo com os interesses, tempo e orçamento disponíveis.

O Vodafone Power Lab é um programa de incentivo à inovação e ao empreendedorismo iniciado pela Vodafone Portugal em 2009. Tem como objetivo fomentar a criação de projetos tecnológicos no setor das telecomunicações, através de apoio na incubação, mentoria, workshops e formações, criando as condições essenciais para as novas empresas se desenvolverem e vingarem no mercado.

A parceria com o UPTEC, Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto surgiu em março de 2015, com o objetivo de alargar o raio de ação do Vodafone Power Lab à zona norte do País e, ao mesmo tempo, promover uma maior articulação e coordenação entre o universo empresarial e universitário.