Terça-Feira, 14 de Novembro de 2017

Receitas de Serviços da Vodafone Portugal crescem 5,7% YoY no 1.º semestre

Número de Clientes 4G aproxima-se de 1,6 milhões no final de setembro.

Durante o primeiro semestre (de abril a setembro de 2017), a Vodafone Portugal prossegue a aceleração do ritmo de crescimento das Receitas de Serviços, o principal indicador de negócio que completa dois anos com sinal positivo.

As Receitas de Serviços da Vodafone Portugal atingem 482 milhões de euros no final de setembro, o que representa um acréscimo de 5,7% face ao período homólogo (Q1: +5,4%; Q2: +6,1%). No mesmo período, as receitas totais avançam 4,2%, atingindo 513 milhões de euros (Q1: +4,6%; Q2: +3,9%).

O desempenho do último trimestre (de julho a setembro) reflete a estabilidade do segmento móvel, impulsionado pela sazonalidade associada ao período de verão e pelo incremento na utilização de dados móveis, bem como pelo forte dinamismo do segmento fixo.

O negócio fixo regista uma vez mais um forte crescimento, com a base de Clientes a aumentar 15,2% YoY, ultrapassando os 629 mil. Esta evolução mostra o sucesso, num ambiente de plena convergência, da  estratégia de investimento e de diversificação do negócio. Na TV por subscrição, a Vodafone é o operador que mais cresce há 15 trimestres consecutivos, de acordo com os últimos dados disponibilizados pela Anacom relativos a junho deste ano.

No segmento móvel o destaque recai no acrescido peso dos Clientes 4G que, no final do trimestre em análise, cresceu 43,6% YoY para 1,55 milhões. Já o número total de Clientes móveis fixa-se em cerca de 4,7 milhões. O desempenho deste segmento beneficia dos meses de verão, em que as subscrições móveis são sazonalmente mais elevadas. A utilização de dados móveis, uma das componentes de comunicação cada vez mais valorizada pelos Clientes, acelera 70,9% YoY. Este forte dinamismo justifica-se com o aumento da penetração de smartphones, que já ascende a 68,5% da base de equipamentos.

Os resultados do primeiro semestre mostram o sucesso da estratégia da Vodafone de enfoque no Cliente e na qualidade de serviço. Nos últimos quatro anos aumentámos a nossa rede de fibra de última geração em cerca de 7x, atingindo hoje 2,7 milhões de casas e empresas, ao longo de mais de 40 mil quilómetros, o suficiente para uma volta completa da circunferência da Terra. Mas não queremos ficar por aqui e o acordo recente garante que a Vodafone irá chegar a 4 milhões de casas e empresas”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

Entre julho e setembro, além de celebrar o acordo de desenvolvimento e partilha de infraestrutura de abrangência nacional, a Empresa concluiu mais uma etapa do ambicioso projeto de reforço contínuo de cobertura e capacidade da sua rede móvel de última geração. Materializando o compromisso de entregar o melhor serviço em qualquer zona, a Vodafone levou a tecnologia 4G para os túneis rodoviários da Região Autónoma da Madeira, contribuindo para reduzir os eventuais efeitos de insularidade.

Entre as várias iniciativas do segundo trimestre, recorde-se o cariz solidário atribuído ao jogo da Super Taça Cândido Oliveira. Enquanto patrocinadora principal da prova pelo terceiro ano consecutivo, a Vodafone promoveu, em conjunto com a Federação Portuguesa de Futebol, o Sport Lisboa e Benfica e o Vitória Sport Clube, uma angariação de fundos para a aquisição de um veículo florestal de combate a incêndios, que será entregue à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos.

Em pleno verão, a Fundação Vodafone Portugal percorreu o País com a campanha “Verão de Campeão”, realizada em parceria com a Direção-geral da Autoridade Marítima através do Instituto de Socorros a Náufragos, desenvolvendo diversas ações de sensibilização nas vertentes de Segurança, Ambiente e Acessibilidades.

Destaque também para a 5.ª edição do Big Smart Cities, que recebeu o maior número de candidaturas de sempre, com a participação de quase 240 equipas. Da esfera da inovação para a dos patrocínios, o festival Vodafone Paredes de Coura volta a fazer história. A 25.º edição fica assinalada por uma programação de luxo e pela criatividade e qualidade das ações desenvolvidas.

Recorde-se que mais recentemente a Vodafone adotou uma nova estratégia de comunicação global de Marca. O novo claim do Grupo – O futuro é incrível. Ready? –  está totalmente alinhado com o espírito que tem marcado a atuação da Vodafone Portugal há 25 anos: uma Empresa sempre à frente do seu tempo. Sempre na linha da frente da inovação tecnológica e na antecipação das necessidades e expetativas dos Clientes e do público em geral, a Vodafone celebrou o 25.º aniversário de serviço ao público com o mote Looking Forward. O seu estatuto de employer brand de excelência é continuamente valorizado, tendo sido recentemente distinguida pela Korn Ferry como uma das melhores Empresas para trabalhar no nosso País.