Quarta-Feira, 15 de Março de 2017

Tecnologia móvel monitoriza doentes respiratórios crónicos

Sistema SmartReab vai permitir monitorizar, por ano, mais de 100 doentes respiratórios crónicos, incluindo os que fazem tratamento com Oxigénio em casa.
  • Parceria entre Fundação Vodafone Portugal, Centro Hospitalar Lisboa Norte e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Num país onde as doenças respiratórias são a terceira principal causa de morte e onde uma em cada quatro mortes é causada por doenças respiratórias, surge agora o Sistema de Telemonitorização SmartReab, desenvolvido em parceria pelo Centro Hospitalar Lisboa Norte e pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com o apoio da Fundação Vodafone Portugal.

O Sistema de Telemonitorização SmartReab, implementado no Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, irá permitir prolongar a monitorização da atividade física para lá do ambiente hospitalar, acompanhando e incentivando com segurança o doente a manter-se ativo no seu ambiente domiciliário e na comunidade em que se insere.

“Segundo a OMS, a inatividade física é o 4º principal fator de risco com impacto global, sendo responsável por 10% da mortalidade. No doente respiratório crónico, a inatividade física é ainda um fator de risco para hospitalizações e mortalidade precoce”, refere a Professora Doutora Cristina Bárbara, Diretora do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte e Diretora da Clínica Universitária de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Nos doentes respiratórios mais graves, o Sistema SmartReab permitirá também ajustar a adequação dos níveis de oxigénio necessários para aqueles que cumprem esta terapêutica diariamente.

Através do aumento da atividade física, estima-se que o Sistema SmartReab contribuirá, a médio e a longo prazo para:

• Promover um estilo de vida saudável nos doentes respiratórios crónicos;
  • Reduzir o número de episódios de urgência face a um melhor controlo clínico, minimizando as agudizações da doença respiratória;
  • Reduzir o número de episódios de internamento como consequência da redução dos episódios de urgência.

Para os médicos e suas equipas, este sistema de telemonitorização proporciona dados em tempo real, contínuos, com o doente em ambiente domiciliário e na comunidade. Para além de sinalizar ocorrências anómalas, permite sobretudo incentivar com segurança o aumento da atividade física e acompanhar o benefício obtido pelos programas de Reabilitação Respiratória na adoção de hábitos de vida saudável”, sublinha a Professora Doutora Fátima Rodrigues, Coordenadora da Unidade de Reabilitação Respiratória do Hospital Pulido Valente, onde se tem desenvolvido o Sistema SmartReab.

A Diretora Clínica do Centro Hospitalar Lisboa Norte – Dra. Margarida Lucas, face ao trabalho desenvolvido, congratula-se com os benefícios clínicos observados nos doentes.

Podemos dizer que este é um exemplo concreto de sucesso e inovação decorrente da parceria entre as instituições envolvidas”, refere o Dr. Carlos das Neves Martins, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte.

Este é mais um exemplo de sucesso de utilização das modernas tecnologias ao serviço da Sociedade. Uma das grandes preocupações da Fundação Vodafone é a promoção e desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuam para melhorar a qualidade de vida da Comunidade, e que funcionem como alavanca para desenvolver novas soluções em áreas tão importantes como a da saúde”, refere Mário Vaz, Presidente da Fundação Vodafone Portugal.

Vídeo de apresentação