Quarta-Feira, 15 de Março de 2017

Vodafone lidera revolução digital com 50 milhões de ligações IoT

Vodafone contabiliza um milhão de novas ligações mensalmente.
  • Sectores automóvel, saúde e utilities registam maior crescimento
  • Centro de Competências da Vodafone Portugal desenvolve soluções IoT para o Grupo Vodafone e para o mercado português

O Grupo Vodafone tornou-se o primeiro operador mundial a ultrapassar o marco de 50 milhões de ligações IoT (Internet of Things). É a primeira vez que uma empresa consegue gerir um conjunto tão extenso de ligações, utilizando para esse efeito uma plataforma única e global, que assegura a mesma experiência de utilização, independentemente do ponto do globo onde se encontram os Clientes.

Para este importante marco contribui o crescimento sustentado de mais de um milhão de novas conexões por mês, particularmente elevado nos setores automóvel, saúde, pagamentos, segurança e utilities.

A ativação de 50 milhões de cartões IoT prova, uma vez mais, que a Vodafone é já um player de referência na criação das cidades e empresas do futuro – mais inteligentes e sustentáveis, interligando dispositivos, organizações, cidadãos e serviços em benefício de todos. Este posicionamento está patente precisamente no claim da Empresa em matéria de IoT: “To connect every Machine to transform lives and businesses”.

A Vodafone Portugal tem um papel decisivo na distinção do Grupo a nível mundial. O Centro de Competências de Internet of Things conta com uma equipa especializada que, a partir de Portugal, trabalha diariamente no desenvolvimento de soluções para o mercado nacional e para todo o universo Vodafone.

O portefólio de IoT é cada vez mais transversal e abrange, por exemplo, soluções como Smart Parking (gestão de estacionamentos), Smart Waste (otimização de rotas e recursos no processo de recolha de resíduos), Smart Lights (gestão inteligente de postes de iluminação), Smart Buildings (gestão dos recursos elétricos dos edifícios), Smart Counting (contabilização de entradas num determinado espaço), Smart Mapping (plataforma digital de informação e comunicação urbana).

A tecnologia IoT gerida pela Vodafone usa as infra-estruturas de redes de última geração das várias operações do Grupo, bem como as redes de parceiros e de outros operadores, com o objetivo de oferecer serviços de conectividade simples e globalmente uniformizados, cobrindo praticamente todos os países do mundo.

A Vodafone foi uma das primeiras empresas a acreditar no potencial da Internet of Things para transformar os negócios e a vida. O marco de 50 milhões é o testemunho do nosso foco persistente e empenho na inovação num sector dinâmico e em rápido crescimento”, afirmou Ivo Rook, diretor de IoT do Grupo Vodafone.

Líder mundial na tecnologia Machine-to-Machine (M2M), a Vodafone foi classificada em 2016 como a empresa melhor posicionada, a nível global, para responder aos desafios do IoT, pela sua “abrangência de visão” e “capacidade de execução” no Gartner’s Magic Quadrant pelo quarto ano consecutivo. Num mercado altamente competitivo, foi igualmente reconhecida nos últimos cinco anos como “líder global consistente” em serviços IoT no estudo da Machina Research.