Skip to content

Press Releases

Sexta-Feira, 28 de Julho de 2017

Vodafone Portugal leva 4G para os túneis da Região Autónoma da Madeira

A Vodafone Portugal concluiu mais uma etapa do ambicioso projeto de reforço contínuo de cobertura e capacidade da sua rede móvel de última geração, materializando o compromisso de entregar o melhor serviço em qualquer zona do País, de norte a sul, passando pelos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Uma das componentes deste projeto permitiu levar a tecnologia 4G para os túneis rodoviários da Região Autónoma da Madeira (RAM).

A iniciativa abrange o reforço da tecnologia 2G e a implementação das redes 3G e 4G nos túneis rodoviários da RAM, num total de 30 km, possibilitando agora a transmissão rápida e eficiente de voz e dados móveis onde antes só havia voz.

Para além da introdução destas tecnologias, este projeto, de elevada amplitude e sofisticação, inclui a modernização de vários repetidores nos túneis da Madeira. Estes repetidores, que permitem fortalecer e amplificar o sinal, estão integrados numa plataforma de monitorização, que permite à Vodafone uma resposta imediata perante uma eventual necessidade de intervenção.

Os túneis integram dezenas de locais públicos e Clientes da RAM abrangidos pelo projeto, onde se incluem parques de estacionamentos, centros comerciais, hotéis e restaurantes. Com este investimento a Vodafone reforça a qualidade do seu serviço, proporcionando aos habitantes da Região Autónoma da Madeira e ao elevado fluxo de turistas do arquipélago uma ainda melhor experiência de comunicação, ao mesmo tempo que contribui para a melhoria das condições de segurança nas zonas intervencionadas.

Para continuar a garantir um serviço de excelência aos seus Clientes, a Vodafone tem em marcha um projeto verdadeiramente transformacional de expansão e modernização das suas infraestruturas de redes fixa e móvel de última geração para chegar a todas as zonas do País. Este projeto, em particular o reforço de rede efetuado nos túneis, atesta, uma vez mais, a aposta estratégica da Vodafone no desenvolvimento do País a uma só velocidade, contribuindo para reduzir eventuais efeitos de insularidade e/ou interioridade e promover a coesão territorial”, afirma João Nascimento, responsável pela área de Tecnologia da Vodafone Portugal.

 Projeto abrange também o Continente

Em paralelo, a Vodafone concluiu mais uma fase do projeto em todos os distritos de Portugal Continental, com tecnologias 3G e 4G.  Entre os espaços públicos que foram alvo de melhoria constam, por exemplo, parques de estacionamento, centros comerciais, túneis, hotéis e restaurantes. Este investimento proporciona aos Clientes Vodafone mais cobertura e capacidade não só em ambiente exterior, mas também dentro dos edifícios.

O investimento na modernização da rede móvel e no desenvolvimento de funcionalidades cada vez mais avançadas permite à Vodafone dar resposta à crescente importância atribuída pelos consumidores aos dados móveis, contribuindo assim para a democratização da sua utilização a nível nacional.

Esta aposta contínua da Vodafone permite assegurar a excelência de serviço que caracteriza a Empresa e que é reconhecida por diversas entidades independentes, tais como a DECO Proteste, que atribuiu à internet móvel da Vodafone o selo “Melhor do Teste”, e a consultora internacional P3 Communications que, nos estudos realizados até agora, elegeu a Vodafone como o operador com a melhor qualidade dos serviços de voz e internet em todo o País.